Equipa

Maria Filomena Andrade – Coordenadora e investigadora do projeto. Doutora em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora auxiliar da Universidade Aberta. Membro integrado do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL). Autora de diversos trabalhos sobre a mundividência franciscana na sociedade portuguesa medieval, tem igualmente trabalhado em projetos de inventariação de documentação monástico-conventual sediada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e na Biblioteca Pública de Évora, este último em parceria com João Luís Inglês Fontes.

João Luís Inglês Fontes – Doutor em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pós-doutorando no Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, no Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) e no Centre d´Études et de Recherche en Histoire Culturelle da Universidade de Reims, sendo membro integrado nos dois primeiros. Especialista das Ordens religiosas da Baixa Idade Média, o seu trabalho de heurística das fontes levou-o à participação em projetos de inventariação de documentação monástico-conventual, nomeadamente da conservada na Biblioteca Pública de Évora, projeto desenvolvido em parceria com Maria Filomena Andrade.

Mário Farelo – Doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-doutorado pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, pelo Instituto de Estudos Medievais e pelo Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris. É autor de múltiplos trabalhos no âmbito da história eclesiástica no Portugal medieval, sobretudo em torno das instituições episcopais e capitulares medievais portuguesas, assim como das relações entre Portugal e o Papado ao longo do século XIV.

José Mattoso – Consultor científico. Professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e antigo diretor dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Eminente especialista da História de Portugal na Idade Média, José Mattoso tem publicamente chamado a atenção no nosso país e no estrangeiro para a importância e para a necessidade de conservação e promoção do património documental português como local de memória coletiva do nosso país.