Biografia

António Domingues de Sousa Costa, ofm, nasceu em Vila Nova de Gaia a 10 de fevereiro de 1926. Membro da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores, cedo se destacou nos estudos jurídico-históricos, consagrado com o professorado no Ateneu Antonianum de 1957 a 1983 e na Pontifícia Universidade Urbaniana de 1982 a 1998. O reconhecimento de tais funções levaram-no a ser escolhido pelos papas Paulo VI e João Paulo II para a Comissão Pontifícia encarregue da revisão do Código do Direito Canónico (editado em 1983) e, posteriormente, como membro ou consultor de diversas comissões da Cúria Romana. A par da docência universitária e dos importantes cargos desempenhados ao Serviço da Santa Sé, foi desde cedo colaborador em importantes projetos de edição documental, carreando para os mesmos milhares de diplomas, recenseados sobretudo nos arquivos do Vaticano (Archivio Segreto Vaticano e Biblioteca Apostólica Vaticana) e em diversos arquivos italianos (Bolonha, Florença, Roma, Nápoles, Milão, Veneza e Génova). Assim, transcreveu documentos para a Monumenta Henricina (15 vols., 1960-1974) e para o Chartularium Universitatis Portugalensis (15 vols., 1966-2003) e iniciou, em 1968, a edição sistemática de todas as súplicas relativas a Portugal registadas no Archivio Segreto Vaticano, logrando publicar, até 1982, quatro volumes abarcando os pontificados de Clemente VI, Inocêncio VI, Urbano IV, Clemente VII, Bento XIII, Bonifácio IX e Martinho V (1352-1431).

O seu trabalho de historiador, traduzido na publicação de milhares de documentos provenientes de vários arquivos italianos e portugueses e numa vasta produção bibliográfica de quase centena e meia de títulos, foi ainda em vida reconhecido pela Universidade de Lisboa que, em 1992, lhe concedeu o doutoramento honoris causa, o qual deu origem a uma exposição documental da sua obra na Torre do Tombo.

Falecido a 24 de dezembro de 2002, o seu espólio ficou depositado no Seminário da Luz, da Província Portuguesa da Ordem Franciscana.