Jornadas de História
Os Dominicanos em Portugal (1216-2016)

História. Memória. Património

Aveiro (Museu de Aveiro), 29 e 30 de janeiro de 2016

Desdobrável [pdf] | Caderno de Resumos [pdf] | Gravação vídeo [Youtube]

Programa

29 de Janeiro
14h30 ● Acolhimento
15h00 ● Abertura : Fr. José Nunes (ISTA); Paulo Fontes (CEHR-UCP); António Camões Gouveia (coordenação das Jornadas)

15h15 ● CONFERÊNCIA INAUGURAL
Influences in the Canadian Dominican Province in the Pre-Conciliar/Conciliar Period (Fr. Darren Dias [Faculdade de Teologia - Univ. St. Michael´s, Toronto])

COMUNICAÇÕES
(moderação: Paulo Fontes)
16h00 ● História dos dominicanos no Canadá e a sua influência na restauração da província portuguesa (Michael Attridge [Institute For Research on Vatican II - Univ. St. Michael´s, Toronto])
16h30 ● Pausa para café
17h00 ● Escritos Dominicanos em Bibliotecas Portuguesas (Fernanda Campos [CHAM-FCSH/UNL])
17h30 ● “... e com muito feruor faziam o que nam sabiam nem podiam” - o scriptorium feminino do Mosteiro de Jesus de Aveiro no final do século XV (Paula Cardoso [IEM-FCSH/UNL])
18h00 ● Comentário e debate

20h00 ● Atuação musical pelo Ensemble de Música de Aveiro

30 de Janeiro
PERCURSOS DE INVESTIGAÇÃO
(moderação: António Camões Gouveia)
10h00 ● A historiografia de Frei Raul Rolo e Frei António do Rosário (Cristina Costa Gomes [CEC-FLUL])
10h30 ● Pregadores da Graça. Teólogos dominicanos portugueses do séc.XVII (Fr. Francisco Martins de Carvalho, OP)
11h00 ● Pausa para café
11h30 ● Os Dominicanos e a arquitetura religiosa no séc.XX: uma história, quatro capítulos (coord. de João Alves da Cunha [CEHR-UCP])
12h00 ● Comentário e debate
12h30 ● Almoço

COMUNICAÇÕES
(moderação: Fr. José Manuel Fernandes, OP)
14h30 ● Os Primórdios da Presença Dominicana em Portugal - Estado Atual dos Conhecimentos (Leonor Ferraz de Oliveira)
15h00 ● Documentación de Archivo de la Orden de Predicadores (Fr. Gaspar Sigaya [Arquivista Geral da Ordem dos Pregadores)]
15h30 ● Comentário e debate
16h00 ● Encerramento : António Camões Gouveia (Coordenação das Jornadas); Fr. Pedro Fernandes, OP (Prior Provincial da Ordem dos Pregadores); José António Christo (Câmara Municipal de Aveiro - Museu de Aveiro)
16h15 ● Pausa para café
16h30 ● Visita orientada à presença dominicana no Museu de Aveiro José António Christo (Câmara Municipal de Aveiro - Museu de Aveiro)

Oradores

Cristina Costa Gomes – Doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008), investigadora no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Professora na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, desde 1998, onde coordena a Licenciatura de Artes Decorativas. É autora de vários artigos e de livros em co-autoria e autoria individual, destacando-se entre estes: Diogo de Sá. Os Horizontes de um Humanista (Lisboa: Prefácio, 2008); Monjas Dominicanas. Presença, Arte e Património em Lisboa (coord. com José Augusto MOURÃO, José Eduardo FRANCO e Vítor SERRÃO, Lisboa: Alêtheia, 2010); Dominicanos em Portugal. História, Cultura e Arte (coord. com José Eduardo FRANCO, Lisboa: Alêtheia Editores, 2010); Dicionário Histórico das Ordens e das Instituições Afins em Portugal (dir. com José Eduardo FRANCO e José Augusto MOURÃO, Lisboa: Gradiva, 2010); Diogo de Sá no Renascimento Português, Vols. I e II (Lisboa: Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012) e Tomás Pereira. Obras (autoria colectiva), Vols. I e II (Lisboa: CCCM, 2011). Tem desenvolvido um vasto trabalho na área de Paleografia e Edição de Textos (Sécs. XVI-XVIII). Encontra-se actualmente em pós-doutoramento a desenvolver investigação sobre António de Gouveia e o manuscrito inédito Monarchia da China (1654). É Académica Efectiva da Classe de História Marítima da Academia de Marinha e Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História.

Fr. Darren Dias – Professor Auxiliar de Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia da Universidade de St. Michael´s em Toronto. Mestre e Doutor em Estudos da Religião pela Faculdade de Teologia da Universidade de St. Michael´s. Áreas de interesse: Teologia; religiões do mundo; pluralismo e diversidade religiosa; métodos teológicos contemporâneos; análise do desenvolvimento humano; teoria pós-moderna e pós-colonial.

Fernanda Campos – Doutorada em História (FCSH-UNL) com a tese Bibliotecas de História: aspectos da posse e uso dos livros em instituições religiosas de Lisboa no final do século XVIII e Pós-Graduada em Ciências Documentais. Integrou a Biblioteca Nacional de 1978 a 2013 (aposentada) tendo desempenhado as funções de Sub-Directora entre 1992 e 2006. De 2007 e 2013 desenvolveu o projeto Proveniências das colecções da Biblioteca Nacional de Portugal. É membro do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas e o Livro do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, do Working Group on Provenance Research do CERL – Consortium of European Research Libraries e investigadora integrada do CHAM Centro de História de Além Mar, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, no Grupo Leituras e Formas da Escrita. Colabora como consultora da Academia Nacional das Belas Artes, na coordenação dos trabalhos de recuperação da sua Biblioteca Histórica. Publicou em maio de 2015 o livro Para se achar facilmente o que se busca: bibliotecas, catálogos e leitores no ambiente religioso (séc. XVIII).

Fr. Francisco Martins de Carvalho, OP - Licenciado em História. Membro do Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) desde o seu início. Dedica-se principalmente ao estudo da História das Ideias em geral e da Ordem Dominicana em particular.

Fr. Gaspar Sigaya, OP – Padre dominicano da Província Dominicana das Filipinas. Cursou Filosofia e Teologia na Universidade de Santo Tomas, de Manila. Tem um mestrado em Bibliotecas e Gestão de arquivos pela Universidade das Filipinas. Terminou um curso anual sobre Paleografia, Diplomacia e Arquivos na Scuola Vaticana, Roma. É arquivista há mais de 18 anos. Atualmente é o arquivista da Ordem Dominicana, na Cúria Geral, Santa Sabina, em Roma.

João Alves da Cunha – Arquiteto pela FAUL (1997) e Mestre em Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos pela mesma faculdade (2003). É Doutor em História da Arquitetura na FAUL (2014) com a tese "MRAR - Movimento de Renovação da Arte Religiosa e os anos de ouro da Arquitectura Religiosa em Portugal no século XX", sob a orientação dos arquitetos José Manuel Fernandes e Nuno Teotónio Pereira, trabalho distinguido pela FAUL com o Prémio Professor Manuel Tainha, correspondente à melhor tese de Doutoramento em Arquitetura nos anos 2013-2014. É conferencista e autor de diversos artigos na área da arquitetura religiosa. Tem organizado, desde 2010, encontros e exposições de arquitetura e de arquitetura religiosa. É membro da equipa de arquitetura do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa e do Centro de Estudos de Religiões e Culturas, da Universidade Católica Portuguesa.

Leonor Ferraz de Oliveira – Investigadora em História Medieval e professora do ensino básico e secundário no Colégio Mira Rio. Tem desenvolvido a sua investigação nas áreas de História Institucional e Religiosa, História Rural, História Social, Monaquismo Feminino, Antroponímia e Arquivística Religiosa. Em 2001, publicou o livro O Domínio de Santa Maria do Lorvão no século XV. Gestão feminina de um património fundiário e, em 2005, foi coautora do livro Ordens Religiosas em Portugal. Das origens a Trento - Guia Histórico. Atualmente, dedica-se ao estudo da Ordem dos Pregadores, em Portugal.

Michael Attridge – Professor Associado de Teologia em St. Michael’s College na Universidade de Toronto. As suas áreas de ensino são Teologia Sistemática e Histórica, incluindo Eclesiologia, Cristologia, Movimentos Católicos e Teológicos do século XIX e XX, e Concílio Vaticano II. Investiga ativamente a relação do Vaticano II com a Igreja canadiana e a sociedade, estudando as influências pré-conciliares que moldaram a participação canadiana no Conselho e por sua vez a recepção do Concílio, no Canadá. É diretor do Instituto de Pesquisa sobre o Concílio Vaticano II, no Canadá, localizado no Colégio de St. Michael. É também membro do diálogo Luterano/católico-romano no Canadá, nomeado pela Conferência dos Bispos Católicos do Canadá. Algumas publicações recentes incluem a coleção O Vaticano II: Experiências canadianas e artigos sobre o bispo Emmett Carter e a implementação do Vaticano II na Diocese de Londres.

Paula Cardoso – Mestre em Arte, Património e Teoria do Restauro pela Universidade de Lisboa, está atualmente a iniciar o seu projeto de doutoramento em História da Arte Medieval na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2012 dedica-se ao estudo da iluminura monástica feminina em Portugal, tendo estudado o fundo do Mosteiro de Jesus de Aveiro no âmbito da sua dissertação de mestrado.

Inscrições

A participação na Jornada é gratuita, mas sujeita a inscrição.
As inscrições devem ser feitas
- através do formulário de inscrição;
- por email (para: dominicanos800anos@gmail.com), indicando: nome, formação e atividade profissional;
- por telefone: (para tel. 217 214 130).

Caso pretenda certificado de participação, deve ser previamente solicitado, e terá um custo de 10€, a ser pago por ocasião da Jornada.

Concerto musical

Informação a divulgar brevemente

Apoio Institucional