Equipa

Paulo F. de Oliveira Fontes

Paulo F. de Oliveira Fontes (coordenador)

Doutorou-se em História pela Universidade Católica Portuguesa, onde é docente e desempenha funções de Diretor e investigador do Centro de Estudos de História Religiosa. Dedica-se à história da sociedade e do catolicismo português na época contemporânea, em particular a relação do movimento católico com os movimentos sociais. Dos seus trabalhos publicados, destaque para a participação no volume 3 da História Religiosa de Portugal, dirigida por Carlos A. Moreira Azevedo e coordenada por António Matos Ferreira e Manuel Clemente, e no Dicionário de História Religiosa de Portugal, de que foi um dos coordenadores, ambas as obras editadas pelo Círculo de Leitores (2000-2002) e, mais recentemente, Elites católicas em Portugal: o papel da Acção Católica Portuguesa (1940-1961), resultante da sua tese de doutoramento.

Cátia Tuna

Cátia Tuna (investigadora)

É doutorada em História (especialidade de História e Cultura das Religiões) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2020) e é mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (2012). A sua tese de doutoramento intitulou-se «“Não sei se canto se rezo”: ambivalências culturais e religiosas do fado (1926-1945)» e a sua dissertação de mestrado teve como tema «A voz na Bíblia: entendimento das vozes de Deus e do homem a partir dos conceitos literário-teológicos qôl e fonê». Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2013-2017). É professora assistente convidada da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. É membro do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR).

João Miguel Almeida

João Miguel Almeida (investigador)

É investigador integrado e Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É também investigador do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa. Licenciou-se em História na NOVA FCSH, onde também concluiu um mestrado em História dos Séculos XIX e XX, variante do Século XX, com a dissertação ‘A Oposição Católica ao Estado Novo (1958-1974)’ (2001) e se doutorou (2013) com a tese ‘Católicos e Política na Crise do Liberalismo: o Percurso de António Lino Neto (1873-1934)’. Pela sua dissertação de mestrado ganhou uma menção honrosa da Fundação Mário Soares em 2001. Publicou, em 2008, o livro ‘A Oposição Católica ao Estado Novo (1958-1974)’. Coordenou outros livros como ‘António Oliveira Salazar – Pedro Teotónio Pereira. Correspondência Política (1945-1968)’ (2008) e ‘Da Monarquia à República. Cartas Portuguesas de Romolo Murri’ (2010). Coordenou, juntamente com António Matos Ferreira, ‘António Lino Neto, Intervenções Parlamentares 1918-1926’ (2009), ‘Religião e Cidadania: Protagonistas, Motivações e Dinâmicas Sociais no Contexto Ibérico’ (2011). De entre os artigos publicados, destaca-se «Progressive Catholicism in Portugal: Considerations on Political Activism (1958-1974)» in Histoire@Politique, n.º 30, septembre-décembre 2016.

Pedro J. Silva Rei

Pedro J. Silva Rei (investigador)

Nasceu em Lisboa em novembro de 1991. É licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pela qual recebeu o Prémio Mérito e Excelência - Melhores Licenciados (2014). Em 2017 concluiu o Mestrado em História Contemporânea na mesma Faculdade com a dissertação: “Ser Bispo entre a Monarquia e a República. D. António Mendes Bello, um príncipe leonino em Portugal (1885-1911).” Atualmente encontra-se como Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia no IHC-NOVA FCSH, com o projeto de doutoramento intitulado «A Esquerda Católica e os Cristãos pelo Socialismo em Portugal». Nos últimos dois anos colaborou com o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa integrando os projetos de investigação: «A Construção da Administração Pública. Os Funcionários Eclesiásticos do Estado Liberal no Espaço do Patriarcado de Lisboa (1820-1911)» (2017); «A história de uma congregação feminina na contemporaneidade portuguesa. As Servas de Nossa Senhora de Fátima: identidade e memória» (2018). E ainda, como membro do secretariado das jornadas de estudo «Oito Séculos da Presença Franciscana em Portugal – Memória e Vivência» (2018). As áreas de investigação do seu interesse são a história religiosa contemporânea, tendo proeminência a relação entre a religião e a política, a secularização e a laicidade, a modernidade e a tradição.

Rita Mendonça Leite

Rita Mendonça Leite (investigadora)

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004). Na mesma instituição concluiu, em 2007, o Mestrado em História Contemporânea em torno das Representações do Protestantismo na Sociedade Portuguesa Contemporânea: da exclusão à liberdade de culto (1852-1911); e, em 2017, o Doutoramento em História e Cultura das Religiões, com a tese Texto e Autoridade. Diversificação sociocultural e religiosa com a Sociedade Bíblica em Portugal (1804-1940), recentemente publicada pela INCM. Recebeu, em 2008, a Menção Honrosa do «Prémio Victor de Sá de História Contemporânea» e venceu, em 2017, o «Prémio Liberdade Religiosa». É investigadora integrada do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP), colaboradora do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e membro da Association Française d’Histoire Religieuse Contemporaine (AFHRC) e da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP). É, desde 2016, Professor Convidada na UCP e, desde, 2017, vogal da Direcção do CEHR.

António Matos Ferreira

António Matos Ferreira (consultor do CEHR)

Nasceu em Lisboa em 1952. É doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, professor de História nesta mesma Faculdade e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. É autor de diversos artigos e comunicações científicas na área da História Religiosa e do Cristianismo moderno e contemporâneo, com destaque para as problemáticas do movimento católico, da secularização e da laicidade. Tem colaborado em várias obras coletivas, como: Histoire du Christianisme des origines à nos jours. (Coord. de J M. Mayeur; Ch. E L. Pietri; A.Vauchez; M. Venard. Paris: Desclée, 1990-1995); História de Portugal: dos tempos pré históricos aos nossos dias. (Dir. João Medina. Amadora: Ediclube, 1993); História da Expansão Portuguesa. (Coord. de Francisco Bethencourt; Kirti Chaudhuri. Lisboa: Círculo de Leitores, 1998-1999); Dicionário de História de Portugal. Suplemento. (Coord. de António Barreto; Maria Filomena Mónica (Porto: Editorial Figueirinhas, 1999-2000); Dicionário da História de Portugal e História Religiosa de Portugal. (Dir. de Carlos Moreira Azevedo. Lisboa: Círculo de Leitores, 2000-2002). É membro do CEHR.

Maria Filomena Andrade

Maria Filomena Andrade (consultora do CEHR)

Doutora em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora auxiliar da Universidade Aberta. Membro integrado do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e membro colaborador do Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL). Autora de diversos trabalhos sobre a mundividência franciscana na sociedade portuguesa medieval, especialmente no que respeita ao universo feminino, tem igualmente trabalhado em projetos de inventariação de documentação monástico-conventual sediada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e na Biblioteca Pública de Évora, este último em parceria com João Luís Inglês Fontes.

Jacinto Salvador Guerreiro

Jacinto Salvador Guerreiro (consultor do Arquivo Histórico das SNSF)

Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Pós-graduado em Ciências Documentais – Arquivo e Mestre em Ciências da Documentação e Informação – Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou na área da catalogação da Biblioteca da Universidade Católica. Foi investigador bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia onde desenvolveu trabalhos sobre a imprensa católica em Portugal no século XX. Atualmente é dirigente intermédio num organismo do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, onde tem a seu cargo a organização e gestão de documentos, informação e arquivo. Tem colaborado na organização e inventariação da documentação do Arquivo Histórico da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e tem apoiado com formação técnica, organização e pré-tratamento de documentos outras instituições religiosas, civis e espólios familiares. Tem participado em inúmeros congressos e ações de formação e é autor de várias publicações nas áreas da História e Cultura contemporâneas, nomeadamente, com abordagem da temática religiosa.

Irmã Dina Henriques

Irmã Dina Henriques, snsf (consultora das SNSF)

Dina Maria Batalha Henriques é licenciada em Ensino da Biologia e Geologia, pela Universidade de Aveiro, mestre em Discernimento Vocacional e Acompanhamento Espiritual pela Universidade de Comillas fez o doutoramento em Ciências da Educação - especialidade Filosofia e Teoria da Educação- na Faculdade de Psicologia e Ciências da educação na Universidade de Coimbra com a tese “Ser educado, ser educador: a dimensão filosófica, ética e pedagógica da obra de Luiza Andaluz”. É membro colaborador na unidade de investigação da Universidade de Coimbra – CEIS 20. Exerceu funções docentes em Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau tendo nesse último país trabalhado no âmbito da formação de educadores de infância. Atualmente é membro da equipa de aprofundamento da identidade da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima e participa na formação dos colaboradores das instituições sociais católicas.

Irmã Mafalda Leitão

Irmã Mafalda Leitão, snsf (consultora das SNSF)

Mafalda Maria Gaudêncio Franco Leitão é doutorada em Ciências da Educação (A constituição e o funcionamento de uma comunidade de prática de professores em Educação para o Desenvolvimento Sustentável) pela Universidade Aberta (2013). Licenciada em Ensino da Física e da Química (variante Física), na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, exerceu a docência durante vários anos. Frequentou a Licenciatura em Ciências Religiosas, no Instituto de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) e concluiu em 2009 a pós-graduação: “Especialista Universitário en Ejercicios Espirituales”, pela Universidade Pontifícia de Comillas – Madrid. É, no presente, investigadora no Centro de Estudos da Migrações e Relações Culturais (CEMRI) da Universidade Aberta (Sustentabilidade; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Água; Migrações forçadas). É Serva de Nossa Senhora de Fátima desde 1992.