Documento composto 002 - [Textos, capitulos, artigos sobre serviço social]

PT/UCP/CRCW/CDMA/G/002

[Textos, capitulos, artigos sobre serviço social]

• [1980] - [2010] (Produção)

Documento composto

papel

(1931-01-16-)

História biográfica

Maria Margarida Abreu Teixeira da Costa nasceu em 1931-01-16. Ingressou no Instituto Superior de Serviço Social (ISSS-L) de Lisboa em 1950, onde se formou como assistente social. tendo complementado a sua formação com diversos cursos nesta área. Em 1954 integrou o corpo docente do ISSS-L, A partir de 1963 (até 1970) integrou a direção do Instituto, tendo ainda exercido o cargo de subdiretora para os Assuntos Pedagógicos (1968-1970). Posteriormente desempenhou funções no Ministério da Educação Nacional, participando no Grupo de Estudo para a Reforma do Ensino (1970/71). Na Universidade Católica Portuguesa desempenhou funções diversas donde se destacam as de diretora adjunta dos Serviços Sociais (1981-1997), docente com regência na Licenciatura em Serviço Social (entre 2001/02 e 2005/06) e coordenadora adjunta do Curso de Serviço Social (2002/03).

A ui contém cerca de 46 textos referentes a Serviço Social, de vários autores, indicados em índices elaborados pelas autoras da coleção. Autores dos textos: Ivanete Ferreira, Teresa Montagut, Pierre Rosanvallon, Berstein, Potyara Pereira, Peter Abrahamson, Joan Subirats, Ricard Gomà, Vera da Silva Telles, Perry Anderson, Roque Amaro, Bruto da Costa, Fernanda Rodrigues, Isabel Guerra, Francisco Branco, Jan Vranken, Marc-Henry Soulet, Joaquina Madeira, Boaventura Sousa Santos, Reinaldo Nobre Pontes, Brígida Rivera, Werner Boehm, Walter Quix, Chili Denan, Maria-Pierre Lobet, Gaëtan Tremblay Gricis, Bernard Miège Gresec; Augusto Santos Silva, Donald Ratcliff, Jean-Marc Dutrénit, Michel Legros, Pierre Bourdieu, Marinús Pires de Lima, Z. T. Butrym, Pedro Loff, Herman Kruse, Justin Lévesque, Jean Panet-Raymond, Ruben Michea, Cristina de Robertis, Fernandez Morales, Francisco Pereira de Moura, Margaret Anderson, Bloch, Maria Anita Quintela de Brito, Francisco Perry Vidal, Ralph Linton, conclusões sobre trabalhos de Domenach, Giros, Lafont, Meyer, Thibaud, Virilio.

• francês
  • inglês
  • português

Cota

CDMA/cx. 109

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Preliminar

Parcial