Sub-section B - Tesouraria

Identity area

Reference code

PT/PSN/ISSNC/A/B

Title

Tesouraria

Date(s)

  • 1685-03-28 - 2007-01-31 (Creation)

Level of description

Sub-section

Extent and medium

212 cap.; 329 liv.; 238 mç.; papel.

Context area

Archival history

A “Mesa Administrativa”, mais tarde designada de “Direção”, é um órgão gerente, eleito em Assembleia Geral, encarregue de administrar os bens e rendimentos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau.
Neste contexto, intrinsecamente vinculado ao órgão encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, surge o “tesoureiro”. A sua função é especificada nos “Estatutos da Pia, e devota Congregação da Caridade” de São Nicolau de 1750, inaugurando a primeira referência à existência de um tesoureiro nesta irmandade, ainda que na sua forma primitiva.
Neste documento, lê-se, precisamente, que cabe ao tesoureiro a tarefa partilhada da guarda e registo das esmolas recebidas, assim como das despesas com assistência e beneficência.
Por seu lado, o “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1768, determina que o tesoureiro “deve ser dos irmãos mais zelosos para o devido cuidado de aplicar todas as cobranças que estiverem vencidas” e, ainda, suprir as despesas necessárias.
Com o primeiro “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857, é criada a figura do “2.º tesoureiro”, com as mesmas obrigações do “1.º tesoureiro”.
No cumprimento das atribuições da “Mesa Administrativa” instituída neste compromisso, ainda que de modo implícito, compete ao tesoureiro o papel fundamental da “boa administração dos bens e rendimentos da irmandade”. O art.º 42 refere que os tesoureiros “devem ser pessoas de reconhecida probidade e cujos haveres deem uma garantia ao cargo que exercem”, enumerando os seguintes deveres: 1) assistir a todas as sessões da “Mesa”, aquando da conferência dos cofres; 2) arrecadar todos os fundos e rendimentos e dar entrada nos cofres; 3) efetuar todos os pagamentos e 4) guardar dentro dos cofres os “fundos e papéis de crédito da Irmandade e da Caridade”.
Os vários compromissos e estatutos sequentes registam escassas alterações às competências e atribuições estabelecidas no documento anterior.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Abarca toda a documentação resultante das transações financeiras da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Ordenação cronológica, alfabética e numérica.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em couro e seda crua, cartão, madeira forrada a carneira, pergaminho e papel; a documentação avulsa apresenta vestígios da ação de ratos e insetos, desvanecimento da mancha gráfica, com diminuição da legibilidade, lacunas com perda de informação, rasgões, encarquilhamento, dobras nas extremidades, manchas de veículo aquoso, entre outras.

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU - Estatutos da Pia, e Devota Congregação da Caridade, Instituída na Igreja Paroquial de S. Nicolau Desta Cidade de Lisboa. Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, 1750. (PT-PSN-ISSNC/CNSC/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1768. (PT-PSN-ISSNC/ISS/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typ. da Sociedade Typographica Franco-Portugueza, 1865. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

Archivist's note

Considerando a existência das funções de “tesoureiro” e “secretário” na composição das mesas administrativas da irmandade, optou-se por discriminar a documentação do expediente administrativo e a documentação resultante das transações financeiras, nas correspondentes subsecções de “Secretaria” e “Tesouraria”.

Archivist's note

Esta subsecção sucede as subsecções “Tesouraria” existentes no subfundo da Congregação de Nossa Senhora da Caridade e subfundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Contém documentação gerada após a união da irmandade através do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

Archivist's note

A análise realizada não permitiu subordinar alguns documentos aos subfundos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade. Optou-se, neste contexto, por associar alguns documentos anteriores à união das irmandades, em 1857, ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places