Subsecção B - Tesouraria

Zona de identificação

Código de referência

PT/PSN/ISSNC/A/B

Título

Tesouraria

Data(s)

  • 1685-03-28 - 2007-01-31 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

212 cap.; 329 liv.; 238 mç.; papel.

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

A “Mesa Administrativa”, mais tarde designada de “Direção”, é um órgão gerente, eleito em Assembleia Geral, encarregue de administrar os bens e rendimentos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau.
Neste contexto, intrinsecamente vinculado ao órgão encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, surge o “tesoureiro”. A sua função é especificada nos “Estatutos da Pia, e devota Congregação da Caridade” de São Nicolau de 1750, inaugurando a primeira referência à existência de um tesoureiro nesta irmandade, ainda que na sua forma primitiva.
Neste documento, lê-se, precisamente, que cabe ao tesoureiro a tarefa partilhada da guarda e registo das esmolas recebidas, assim como das despesas com assistência e beneficência.
Por seu lado, o “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1768, determina que o tesoureiro “deve ser dos irmãos mais zelosos para o devido cuidado de aplicar todas as cobranças que estiverem vencidas” e, ainda, suprir as despesas necessárias.
Com o primeiro “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857, é criada a figura do “2.º tesoureiro”, com as mesmas obrigações do “1.º tesoureiro”.
No cumprimento das atribuições da “Mesa Administrativa” instituída neste compromisso, ainda que de modo implícito, compete ao tesoureiro o papel fundamental da “boa administração dos bens e rendimentos da irmandade”. O art.º 42 refere que os tesoureiros “devem ser pessoas de reconhecida probidade e cujos haveres deem uma garantia ao cargo que exercem”, enumerando os seguintes deveres: 1) assistir a todas as sessões da “Mesa”, aquando da conferência dos cofres; 2) arrecadar todos os fundos e rendimentos e dar entrada nos cofres; 3) efetuar todos os pagamentos e 4) guardar dentro dos cofres os “fundos e papéis de crédito da Irmandade e da Caridade”.
Os vários compromissos e estatutos sequentes registam escassas alterações às competências e atribuições estabelecidas no documento anterior.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Abarca toda a documentação resultante das transações financeiras da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Ordenação cronológica, alfabética e numérica.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em couro e seda crua, cartão, madeira forrada a carneira, pergaminho e papel; a documentação avulsa apresenta vestígios da ação de ratos e insetos, desvanecimento da mancha gráfica, com diminuição da legibilidade, lacunas com perda de informação, rasgões, encarquilhamento, dobras nas extremidades, manchas de veículo aquoso, entre outras.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU - Estatutos da Pia, e Devota Congregação da Caridade, Instituída na Igreja Paroquial de S. Nicolau Desta Cidade de Lisboa. Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, 1750. (PT-PSN-ISSNC/CNSC/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de S. Nicolau da cidade de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1768. (PT-PSN-ISSNC/ISS/A/A/01/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typ. da Sociedade Typographica Franco-Portugueza, 1865. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

Nota do arquivista

Considerando a existência das funções de “tesoureiro” e “secretário” na composição das mesas administrativas da irmandade, optou-se por discriminar a documentação do expediente administrativo e a documentação resultante das transações financeiras, nas correspondentes subsecções de “Secretaria” e “Tesouraria”.

Nota do arquivista

Esta subsecção sucede as subsecções “Tesouraria” existentes no subfundo da Congregação de Nossa Senhora da Caridade e subfundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Contém documentação gerada após a união da irmandade através do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

Nota do arquivista

A análise realizada não permitiu subordinar alguns documentos aos subfundos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade. Optou-se, neste contexto, por associar alguns documentos anteriores à união das irmandades, em 1857, ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados