Documento composto 032 - Socorros na doença a irmãos e suas viúvas

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Código de referência

PT PSN ISSNC/A/A/12/032

Título

Socorros na doença a irmãos e suas viúvas

Data(s)

  • 1875 - 1913 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

1 cap. (34 x 22,5 cm); papel

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Requerimentos que irmãos, viúvas de irmãos, filhos de irmãos pobres e paroquianos pobres endereçaram à Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau para lhes ser facultado socorro com esmolas por ocasiões de festividades religiosas (entrada do sagrado Lausperene por ocasião da Festa de São Nicolau) por atestada condição de pobreza; com cuidados médicos e medicamentos; para a realização de enterros por falta de meios financeiros; com o subsídio diário; para acudir à situação de irmãos que se encontram privados de liberdade com subsídio diário; para dar continuidade aos tratamentos; para dar entrada na enfermaria particular do Real Hospital de S. José para tratamento por não terem parentes que os cuidem. Os requerimentos contêm as informações do pároco da igreja paroquial, confirmando o estado de pobreza e de paroquiano, podendo conter também a corroboração do regedor da Regedoria da respetiva freguesia, a indicação do enfermeiro para que o facultativo seja informado da petição e, em diversos casos, a indicação do facultativo da necessidade do doente ser submetido "a banhos" e o número de sessões que prescreve (casos declarados de reumatismo, por exemplo) ou outras observações em relação ao estado ou tratamento administrado ao doente. Em alguns casos, os requerimentos vêm acompanhados de documentos de comprovam ou justificam o teor da petição, tais como atestados de pobreza emitidos pelo pároco da freguesia e corroborados pela Regedoria da Paróquia; atestados médicos; assentos de óbito; de casamento; diploma de admissão à irmandade; atestados quinzenais comprovando o estado do doente e a necessidade de continuar a receber abono de subsídio diário; ficha/papeleta do doente com indicação dos abonos de subsídio concedidos e visitas que lhe foram efetuadas; boletim de tratamento (Companhia das Águas Medicinais do Arsenal de Lisboa); ficha de matrícula/inscrição como irmão pobre, entre outros. Inclui ainda, conta geral de despesas com funerais.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Nota

    Notas ao Título: Tít. formal.

    Nota

    Notas ao Sistema de Organização: A documentação encontra-se desordenada.

    Nota

    Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam encarquilhamento, rasgos, borrões de tinta, foxing, sujidade, trespasse de tinta e lacunas no papel.

    Identificador(es) alternativo(s)

    cota

    AISSN/Cx136/002

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Área de ingresso