Documento composto 006 - Sessões solenes para distribuição de prémios

PT PSN ISSNC/A/E/06/006

Sessões solenes para distribuição de prémios

• 1911-12-08 - 1914-10-16 (Produção)

1 cap. (31,5 x 22 cm); papel

Correspondência relativa à inauguração das duas novas escolas que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau mandou construir na parte traseira da sua igreja, as quais comportam cem alunos de cada sexo e são gratuitas para os filhos dos irmãos e paroquianos pobres e à distribuição de prémios em dinheiro, no mesmo dia, aos alunos que melhor aproveitamento obtiveram nos exames do 1.º e do 2.º graus no ano findo. A documentação é constituída por ofícios enviados à Irmandade por diversas entidades e particulares (Círculo Ocidental e Oriental da Inspeção Escolar de Lisboa, Albergaria de Lisboa; Associação de Instrução às Classes Trabalhadoras; Academia de Estudos Livres (Universidade Popular); Junta da Paróquia; Ministério do Interior, Gabinete do Ministro, entre outros), em resposta ao convites endereçados pela Mesa Administrativa da irmandade, para a festa de inauguração e entrega de prémios, aceitando o convite, fazendo-se representar, declinando o convite apresentado motivos de saúde, ausência de Lisboa, incompatibilidade de horário em relação a outros compromissos prementes, entre outros motivos; anúncios relativos à festa de inauguração e entrega de prémios colocados nos jornais 'Diário de Notícias', 'Luta', e 'Capital'; relação das entidades coletivas e particulares a quem se enviaram os convites em outubro de 1914; ofício do Comando do Corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa dizendo não pode anuir ao pedido no ofício recebido, por dificuldade em organizar um piquete para policiamento das selas por ocasião da inauguração do edifício escolar da irmandade; cartão de visita de João Carlos Marques agradecendo o convite e felicitando pelo brilhantismo da festa; relações dos alunos e alunas que ficaram aprovados nos exames do 1.º e 2.º graus nos anos letivos de 1912-1913 e 1913-1914, contendo indicação do ano letivo, dos nomes, grau e nota qualitativa obtida.

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Notas ao Sistema de Organização: Existem falhas na ordenação cronológica dos documentos.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns fólios apresentam encarquilhamento, rasgos e lacunas no papel.