Subsecção A - Secretaria

Zona de identificação

Código de referência

PT PSN ISSNC/CNSC/A/A

Título

Secretaria

Data(s)

  • 1739-06-08 - 1857-07-31 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

56 cap.; 6 liv.; 6 mç.; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Entidade detentora

História do arquivo

Ao secretário ou escrivão da Mesa da Caridade pertence fazer a escrituração; lançar em Mesa, no livro da receita, na presença dos restantes mesários, todo o dinheiro que entrar no Cofre da Caridade, discriminando a proveniência, valor e destino da esmola recebida pelo tesoureiro; e lançar no livro da despesa, as que se fizerem com os necessitados, individuando o beneficiado, a data, e se o período de assistência for longo indicar o dia em que começou a ser assistido, bem como os gastos com médico, farmácia ou enterro (cap. V); assistir as reuniões da Mesa para expedição dos requerimentos dos enfermos e necessitados. A assistência abrange apenas os irmãos e paroquianos caídos na pobreza, pessoas recolhidas, viúvas, filhos e netos dos ditos, sem rendimentos nem posses para se curarem e foreiros que se mudaram de freguesia e que caíram em pobreza.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Engloba documentação relativa à escrituração das sessões da Mesa da Caridade e dos rendimentos e despesas feitos pelo tesoureiro; à eleição das mesas; à inventariação dos bens da congregação; a processos atinentes à posse e administração de propriedades rústicas e urbanas; à assistência prestada a irmãos e paroquianos pobres; a causas judiciais diversas e à gestão financeira dos seus bens e rendimentos.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Ordenação cronológica e alfabética.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernação em pergaminho, carneira, veludo e couro; alguns fólios apresentam foxing, sujidade, sinais da ação de bibliófagos, lacunas no papel, manchas de veículo aquoso, encarquilhamento e borrões de tinta; a documentação avulsa apresenta desvanecimento da macha gráfica, encarquilhamento, foxing, rasgões, trespasse de tinta, lacunas no papel, sujidade, dobras nas pontas, manchas de veículo aquoso, sinais da ação de bibliófagos, perda de contraste da mancha gráfica com diminuição da legibilidade, entre outras.

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU - Estatutos da Pia, e Devota Congregação da Caridade, Instituída na Igreja Paroquial de S. Nicolau Desta Cidade de Lisboa. Lisboa : Officina de Francisco Luiz Ameno, 1750. (PT-PSN-ISSNC/CNSC/A/A/01/001).

        Nota do arquivista

        Esta subsecção antecede a subsecção “Secretaria” do fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade. Contém documentação anterior à união da irmandade consumada através do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa”, aprovado em 1857. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).

        Nota do arquivista

        Considerando a existência das funções de “tesoureiro” e “secretário” na composição da "Mesa da Caridade" da irmandade, optou-se por discriminar a documentação do expediente administrativo e a documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela mesma, nas correspondentes subsecções de “Secretaria” e “Tesouraria”.

        Área de ingresso