Documento composto 019 - Requerimentos de alunos às escolas da irmandade

PT PSN ISSNC/A/E/02/019

Requerimentos de alunos às escolas da irmandade

• 1902-10-25 - 1916-06-27 (Produção)

11 cap. (32,5 x 22,5 cm); papel

Processos organizados por ano letivo com os requerimentos apresentados pelos pais e tutores de alunos para estes serem admitidos nas escolas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Os processos dizem respeito aos anos letivos de 1902, 1903 (estão listados dezoito alunos, mas faltam três requerimentos), 1904, 1905 (estão listados dez alunos, mas falta um requerimento), 1907 (estão listados dezassete alunos, falta um requerimento), 1908 (estão listados dezoito alunos, falta um requerimento), 1909, 1910 (estão listados vinte e sete alunos, mas faltam quatro requerimentos), 1911-1912 (dois processos organizados por género: das trinta e sete alunas listadas, faltam nove requerimentos; dos trinta e um meninos listados, faltam nove requerimentos). O processo é constituído por uma lista contendo o ano letivo, os nomes dos alunos admitidos nesse ano ordenados alfabeticamente, respetivos números de matrícula (só as pastas relativas ao ano letivo de 1911-1912 têm os números de matrícula preenchidos) e lista dos requerentes. No seu interior, os requerimentos dos encarregados de educação solicitando a admissão dos seus educandos (nome do requerente, morada, grau de parentesco com o educando, idade do mesmo e pedido de admissão, com assinatura do requerente). Nos requerimentos estão apostos a informação do juiz da Mesa para que a criança seja inspecionada pelo facultativo da irmandade e se não padecer de doença contagiosa seja admitida, a informação da Junta da Paróquia sobre a condição de pobreza do requerente e corroboração pela Regedoria de São Nicolau, a informação do facultativo em como a criança está vacinada e não sofre de doença contagiosa, e, por fim, a informação do(a) professor(a) a indicar a data da matrícula na escola do sexo masculino ou feminino da irmandade. Estas informações podem conter pequenas variações de requerimento para requerimento. No verso dos requerimentos podem constar informações complementares sobre o processo tal como a devolução pela irmandade da certidão de nascimento que estava junta ao requerimento. Em anexo aos requerimentos, as certidões de vacina e de idade (certidão de nascimento ou certidão do assento de batismo). Os processos estão ordenados por ano letivo e dentro deste alfabeticamente pelo primeiro nome do aluno.

Cronológico e alfabético

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns documentos apresentam foxing, sujidade, encarquilhamento, rasgos, vincos, dobras e lacunas no papel.