Documento composto 015 - Requerimentos de alunos às escolas da irmandade

PT PSN ISSNC/A/E/02/015

Requerimentos de alunos às escolas da irmandade

• 1865-11-27 - 1882-12-20 (Produção)

17 cap. (32 x 22 cm); papel

Documentação relativa à admissão nas escolas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade: cada conjunto refere-se a um ano e é constituído por uma capilha com uma lista contendo o ano e os nomes dos(as) alunos(as) ordenados alfabeticamente e dos requerentes. No seu interior encontram-se os requerimentos dos encarregados de educação solicitando a admissão, e aposto nos mesmos requerimentos, a informação dada pelo Prior atestando a condição de 'pobre' e de paroquiano dos suplicantes, o despacho da Mesa da irmandade aprovando o pedido de admissão, informação do facultativo da irmandade sobre a inspeção efetuada às crianças em questão, informação do professor(a) indicando o dia em que o aluno(a) foi matriculado(a) na escola. Os requerimentos são acompanhados por certificados de assentos de batismos (certidão de idade); certificados de vacinas (relativa à varíola) facultados por diversas entidades (Instituto Vacínico L. C. Bourquin; A. J. S. Campos; Instituição Vacínica Oficial de Lisboa; Hospital dos Expostos de Lisboa; e médicos, os quais atestam que ministraram as vacinas ou que a criança tinha nos dois braços as marcas das vacinas requeridas para o efeito; certificados da Comissão Geral de Polícia Civil de Lisboa atestando que as crianças em questão foram vacinadas como consta do Livro respetivo na folha indicada).
Inclui ainda, pedidos de readmissão e pedidos de admissão mesmo sem certidão de batismo por ser a criança órfã e não se saber quem foram os pais ou onde fora batizada.
Os documentos estão ordenados por ano (1865, 1866, e entre 1868 e 1882) e dentro deste alfabeticamente pelo primeiro nome do aluno.

Cronológico e alfabético

Notas ao Título: Tít. atribuído.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. A documentação apresenta sujidade, foxing, encarquilhamento, pequenos rasgos e dobras nas pontas.