Secção A - Mesa da Irmandade

Zona de identificação

Código de referência

PT/PSN/INSO/A

Título

Mesa da Irmandade

Data(s)

  • 1624-04-20 - 1982 (Produção)

Nível de descrição

Secção

Dimensão e suporte

503 cap.; 140 liv.; 5 mç.; papel.

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

A Mesa é um órgão gerente eleito bienalmente em Assembleia Geral, responsável pela administração dos bens e rendimentos da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira.
À semelhança da própria irmandade, não é possível determinar com precisão a antiguidade da Mesa. Apesar de uma origem provavelmente anterior, a primeira referência à existência de uma Mesa da irmandade surge no século XVIII, através de um requerimento enviado pela mesma ao ministro do Bairro e ao regedor, para que lhe fosse dado o chão para se fazer a ermida. Desconhece-se, contudo, mais detalhes acerca da sua composição e atribuições neste período.
No século XX, através dos Compromissos/Estatutos de 1911, 1914 e 1934, é possível saber com exatidão o papel da Mesa. Deste modo, o Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira de 1911 define a Mesa da irmandade como a “reunião dos irmãos eleitos” bienalmente, sendo constituída por um juiz, o assistente do juiz, o 1.º escrivão, o 2.º escrivão, um tesoureiro, o procurador da Mesa e o procurador da irmandade. A reunião da Mesa ocorre quando for considerada necessária ou quando algum mesário exigir, sendo considerada válida, no caso da presença da maioria dos seus membros”.
O referido documento atribui à mesa as seguintes atribuições: “1) Dirigir os negócios da irmandade, fiscalizando a sua execução na forma deste compromisso. 2) Regular a administração da irmandade segundo o orçamento que estiver aprovado pela autoridade competente. 3) Deliberar mediante as necessárias indagações sobre o estado de pobreza dos irmãos ou suas viúvas e ainda d’outros pobres quando a verba o permitir. 4) Prover os lugares de empregados da irmandade, e despedi-los quando não cumpram os seus deveres”.
O compromisso de 1934 empreende alterações à composição da Mesa, que passa a ser composta por um juiz, um secretário e um tesoureiro, 2 vogais efetivos e 2 suplentes. O Prelado da Diocese passa a presidir às sessões da Mesa, por si ou por um representante seu. Na sua ausência, será legitimado o pároco na mesma tarefa.
O art.º 23 firma as seguintes atribuições da Mesa: “1) Admitir irmãos e expulsá-los, conforme estes Estatutos; 2) Aplicar outras penalidades; 3) Administrar os bens da confraria; 4) Organizar por anos económicos os orçamentos, tanto ordinários como suplementares, assim como as respetivas contas; 5) Fazer os regulamentos necessários para o bom funcionamento da irmandade de acordo com o delegado do Prelado”.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém documentação gerada pelo orgão gerente encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, conhecido nos estatutos de 1911 com a denominação de "Mesa". Compreende a documentação do expediente administrativo, da qual destacamos os estatutos, as atas e termos das sessões da Mesa da Irmandade, correspondência recebida e expedida, processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade, inventários e catálogos de bens, processos de assistência e beneficência, e sentenças cíveis; da documentação referente à gestão financeira, destacamos os documentos de despesa e receita com posse, manutenção, construção e reparação de propriedades, nomeadamente com obras realizadas na ermida de Nossa Senhora da Oliveira, várias despesas com festividades, avaliações de bens móveis e imóveis, várias contas e orçamentos gerais.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Ordenação cronológica e alfabética.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em carneira, cartão, couro, papel, seda crua e pergaminho; a documentação avulsa apresenta encarquilhamento, sinais da ação de bibliófagos, lacunas no papel, foxing e sujidade, entre outros.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

INSO - Livro de escrituras e outros documentos da Irmandade da Nossa Senhora da Oliveira (PT-PSN-INSO/A/A/09/007);
INSO - Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira de 1911 (PT-PSN-INSO/A/A/01/004);
INSO - Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira de 1914 (PT-PSN-INSO/A/A/01/005);
INSO - Estatutos da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira de 1934 (PT-PSN-INSO/A/A/01/006).

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados