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Descrição arquivística
PT ICPRT IC/D/045/0002 · Documento simples · 1746-00-00
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro impresso com notação musical. Frontispício. e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho. Publicação: Venetiis [Veneza], MDCCXLVI [1746]: ex Typographia Balleoniana. Marca tipográfica no rosto: Águia bicéfala coroada, na base as iniciais BA, assinada "Zanchi In. [et] Suor Isabella Piccini scl. Este livro contém as seguintes partes: Antiphonarium Proprium Sanctorum – 341 p.; Commune Sanctorum In Natali Apostolorum, & Euangelistarum ad vesperas, Anthiphona - i p.; Officia Sanctorum – lxi p.; Antiphonarium De Sanctis– 1 p.

Paolo Baglioni (1632-1716), impressor, Antonio Zanchi (1631-1722), gravador e Isabella Piccini (1644-1734), gravadora.

O Antiphonarium De Sanctis tem o seguinte título: Antiphonarium De Sanctis trium ordinum Sancti Patris Francisci ad normam Breviarii Romani ex Decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V Pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti. In quo, aliás, nunc postremó additae sunt Antiphonae, quae nuperrimè per Summos Pontifices eidem Ordini fuere concessae. Publicado: Venetiis [Veneza], MDCCXXX [1730], ex Typographia Balleoniana. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho.

Igreja Católica
PT ICPRT IC/D/045/0001 · Documento simples · 1730-00-00
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro impresso com notação musical. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho. Publicação: Venetiis [Veneza], MDCCXXXVI [1736]: apud Nicolaum Pezzana. Marca tipográfica no rosto representando um lírio, assinada por "Suor Isabella Piccini scl [et] Zanchi In". Este livro contém as seguintes partes: Graduale De Festivitatibus Sanctorum – 279 p.; Commune Sanctorum - i p.; Graduale Missarum – 1 p.

Nicolò Pezzana (162?-170?), impressor, Antonio Zanchi (1631-1722), gravador e Isabella Piccini (1644-1734), gravadora.

O Graduale Missarum tem o seguinte título: Graduale missarum in festis trium ordinum sancti patris Francisci ad normam Missalis Romani ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti; praeter alias impressas, eas etiam Sanctorum Missas comprehendens, quae per sacram rituum congregationem approbatae, novissimè prodiere. Editio omnium optima ad novi kalendarii nuper ab Inocentio XII. approbati ritè & rectè disposita. Publicado: Venetiis [Veneza], MDCCXXX [1730], apud Nicolaum Pezzana. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho.

Igreja Católica
PT ICPRT IC/D/044/0025 · Documento simples · 1778-00-00
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro em notação mensural. Contém os responsórios das Matinas do dia de Natal. Divide-se nos seguintes andamentos: 1º Nocturno – Responsório 1º "Hodie nobis" (Magestoso), "Gaudet chorus" (Allegro), segue Verso a Duo; Responsório 2º “Hodie nobis”, “Hodie per totum” (Allegro), segue Verso Solo; Responsório 3º “Quem vidistis, pastores?” (Andante), “Natum vidimus” (Allegre), segue Verso a Duo, Verso Duo “Gloria Patri”; 2º Nocturno – Responsório 4º “O magnum mysterium” (Moderato), “Beata Virgo” (Andante), segue Verso Solo; Responsório 5º Coro “Beata Dei Genitrix Maria” (Andante), “Hodie genuit” (Andante), segue Verso Solo; Responsório 6º “Sancta et immaculata” (Magestoso), “Quia quem cæli” (Andante), segue Verso a Duo, Verso a Duo “Gloria Patri”; 3º Nocturno – Responsório 7º “Beata viscera Mariæ Virginis” (Andante), “Qui hodie” (Allegro), segue Verso Solo; Responsório 8º Coro “Verbum caro” (Moderato), “Et vidimus” (Allegro), segue Verso Solo. Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto, com indicações a vermelho.

Francisco da Cunha Teles e Meneses
[Livro de Vésperas e Matinas]
PT ICPRT IC/D/044/0024 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro em notação mensural. Contém os responsórios e antífonas das Vésperas e Matinas das Festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo (dia 29 de junho). Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.

[Livro de Missas]
PT ICPRT IC/D/044/0023 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro de missas em notação mensural de compositor anónimo. Contém 7 missas. Todas as missas se dividem nas seguintes partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Agnus Dei. Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.

[Partitura recente muito rabiscada]
PT ICPRT IC/D/044/0021 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Partitura recente com música escrita à mão. Contém - Glória, Tom das orações, Credo, Prefácios, 2º Prefácio, Despedida. Esta partitura deve ter sido escrita por um padre para acompanhar o coro enquanto celebrava missa.

Adoração da Cruz
PT ICPRT IC/D/044/0020 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Adoração da Cruz de compositor anónimo. Contém as 4 partes vocais (Tiple, Alto, Tenor, Baixo). É composto pelos seguintes andamentos: Para a Adoração da Cruz - “In quo salus mundi” (Adagio); Para beijar a Cruz . “Popule meus” (Adagio), “Agios ó Theos” (Adagio), “Agios Is chiros” (Adagio), “Agios ó Thanatos” (Adagio), “Sanctus” immortalis” (Adagio); Para a procissão – “Vexilla Regis” (Andante), “Quæ vid nerata” (Andante), “Impleta sunt” (Adante).

In Festo SS Apostol. Petri et Pauli ad Vesp.
PT ICPRT IC/D/044/0019 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Parte instrumental do órgão das Vésperas, Hinos e Responsórios da Festa de São Pedro e São Paulo (para serem tocados no dia 29 de junho), de compositor anónimo.
Divide-se nos seguintes andamentos: "Ad Vesperam", "Ad Matutinum Invitatorium", "Hymnus", seguem-se os 8 Responsórios. No fim está escrito "Hymno para as Laudes como o das Vesperas". Não tem indicação de texto nem dos andamentos musicais.

[Parte de Órgão de várias Missas]
PT ICPRT IC/D/044/0018 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Parte instrumental do órgão que acompanha o coro de várias missas, de compositor anónimo. Documento constituído pelas seguintes missas:

  • Missa Prima 1º Classis (?), pp. 1-6;
  • Missa 2ª Prima Classis (?), pp.7-12;
  • Missa Prima Secundae Classis (?), pp. 12-17;
  • Missa Segunda de Segunda Classis (?), pp. 18-23;
  • Missa (?) Maius, pp. 23-29;
  • In Missis B Mariae Virginis, quae non sunt prima vel secunda classis (?), pp. 29-33;
  • Missa Martirum, pp. 33-38; Missa dos Confessores Pontifeces (?), pp. 38-44.
    Todas as missas se dividem da seguinte forma: Kyrie, Glória, Credo, Sanctus e Agnus Dei.
[Matinas do Dia de Natal]
PT ICPRT IC/D/044/0017 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Duas partes do Segundo Coro das Matinas do Dia de Natal de compositor anónimo. São idênticas musicalmente, mas com caligrafias diferentes. Consegue-se perceber que está em falta a parte de primeiro coro e possivelmente do baixo contínuo.
Divide-se nos seguintes andamentos: 1º Nocturno - Responsório 1º "Hodie nobis" (Magestoso), "Gaudet exercitus angelorum" (Allegro), Verso Duo (TACET), Verso Duo "Gloria Patri" (TACET); Responsório 2º "Hodie nobis", Verso a Solo (TACET), Responsório 3º "Que vidistis Pastores", "Natum vidimus", Verso Duo (TACET); 2º Nocturno - Responsório 4º "Ó Magnum" (Andante), "Beata virgo", Verso Solo (TACET); Responsório 5º "Beata Dei Genitrix" “Hodie genuit”, Verso Solo (TACET); Responsório 6º "Sancta et inmaculata", "Quia quam caeli", Verso Duo (TACET), Verso Duo “Gloria” (TACET); 3º Nocturno - Responsório 7º "Beata viscera", "Qui hodie", Verso Solo (TACET); Responsório 8º "Verbum caro factum", "Et vidimus gloriam", Verso Solo (TACET), Verso Duo “Gloria” (TACET).

[Parte de Órgão das Matinas de Natal]
PT ICPRT IC/D/044/0016 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Parte instrumental do órgão das Matinas do Dia de Natal de compositor Anónimo. Pela indicação de "Invitatorio a 4" no frontispício da obra, entende-se que o manuscrito faz parte integrante de uma obra a que faltam as quatro partes vocais (Soprano, Alto, Tenor e Baixo). Divide-se nos seguintes andamentos: Hino "Jesu Redemptor"; Invitatorio "Christus natus est nobis"; 1º Nocturno - Responsório 1º "Hodie nobis" (Magestoso), "Gaudet exercitus" (Allegre), Verso a Duo "Gloria in excelsis Deo" (Largo com movimento), "Gaudet exercitus" (Allegre), Verso Solo a Duo"Gloria Patri" (Largo com movimento); Coro “Hodie nobis”, “Gaudet” (Allegre); Responsório 2º Coro “Hodie nobis”, “Hodie per totum” (Allegre), Verso Solo “Hodie illuxit nobis” (Largo com movimento), Coro “Hodie per totum” (Allegre); Responsório 3º Coro “Quem vidistis, pastores?” (Andante), “Natum vidimus” (Allegre), Verso a Duo “Dicite, quidnam vidistis?” (Largo), Coro “Natum vidimus” (Allegre), Verso Duo “Gloria Patri” (Largo) Responsório 4º Coro “O magnum mysterium” (Moderato), “Beata Virgo” (Andante), Verso Duo “Ave Maria” (Andante), Coro “Beata Virgo” (Andante); Responsório 5º Coro “Beata Dei Genitrix Maria” (Andante), “Hodie genuit” (Andante), Verso Solo “Beata, quæ credidit” (Andante), Coro “Hodie genuit” (Andante); Responsório 6º Coro “Sancta et immaculata” (Magestoso), “Quia quem cæli” (Andante), Verso a Duo “Benedícta tu in mulieribus” (Largo), Verso a Duo “Gloria Patri", Coro “Quia quem cæli” (Andante); Responsório 7º Coro “Beata viscera Mariæ Virginis” (Andante), “Qui hodie” (Allegro), Verso Solo “Dies sanctificatus” (Allegro), Coro “Qui hodie” (Allegro); Responsório 8º Coro “Verbum caro” (Moderato), “Et vidimus” (Allegro), Verso Solo “Omnia per ipsum” (Andante), Coro “Et vidimus” (Allegro), Verso Duo “Gloria Patri (Largo), Coro “Et vidimus” (Allegro).

[Parte do Acompanhamento para Órgão]
PT ICPRT IC/D/044/0015 · Documento simples · s.d.
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro de Acompanhamentos para órgão das seguintes obras, de compositor(es) anónimo(s):

  • Matinas do Dia de Natal - Invitatório e 8 Responsórios, [1-4] fls.;
  • Missa do 8º Tom Solene, [5-8] fls.
  • Responsórios da Semana Santa - 5ª feira, [8-12] fls.
  • Responsórios da Semana Santa - 6ª feira, [12-16] fls.
  • Responsórios da Semana Santa - Sábado de Aleluia, [16-19] fls.
[Acompanhamentos de Órgão de Missas e Hinos]
PT ICPRT IC/D/044/0014 · Documento simples · 1838-00-00
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Livro de Acompanhamentos do Organista da Irmandade dos Clérigos. Contém o seguinte Índice:
Missas Nº 1 a 14;
Missas do caderno pequeno nº 1 a 7;
Hinos nº 1 a 29.
Assinado por – Teotónio José Maria de Queiroz, Secretário da Irmandade dos Clérigos do Porto.

PT ICPRT IC/D/044/0013 · Documento simples · 1786-11-00
Parte de Irmandade dos Clérigos do Porto

Partitura geral (Soprano, Alto, Tenor, Baixo e Órgão) dos Responsórios da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção. Divide-se nos seguintes andamentos: 1º Nocturno - Responsório 1º a 4 “Vidi speciosam” (Magestoso), “Et Sicut” (Andante), Verso a Solo na outra partitura; Responsório 2º “Sicut cedrus” (Magestoso), Verso Duo na outra partitura; Responsório 3º “Quae est ista” (Justo), Verso noutra partitura; Responsório 4º “Ornatam morilibus” (Justo), “Et videntes” (Andante), Verso na outra partitura; Responsório 5º “Beatam medicent” (Justo), “Quia fecit” (Andante), Verso na outra partitura; Responsório 6º “Beata es Virgo Maria” (Justo), “Genu isti” (Andante), Verso na outra partitura; Responsório 7º “Diffusa est gratias” (Justo), “Proterca benedixit” (Andante), Verso na outra partitura; Responsório 8º “Beata es Virgo” (Justo), “Intercede pro nobis” (Andante), Verso subido, “Intercede pro nobis” (Andante).

Francisco da Cunha Teles e Meneses