Mostrar 24 resultados

Descrição arquivística
Previsualizar a impressão Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Acção Católica Portuguesa

Série composta por cópias e transcrições de documentos referentes à atuação de Abel Varzim na Acção Católica Portuguesa (ACP), logo desde na sua conceção e configuração, em 1933. Inclui correspondência (recebida e expedida), estudos, exposições, relatórios, entrevistas e atas resultantes dos diferentes papéis desempenhados por Abel Varzim na Liga Operária Católica (LOC), no Secretariado Económico e Social, no jornal “O Trabalhador” e na “Voz do Trabalho”. Entre os interlocutores da correspondência e das exposições encontram-se o presidente da Junta Central da ACP e o presidente do Conselho de Ministros. A situação dos operários, as condições de trabalho e o sindicalismo são os temas principais. Estão ainda incluídos alguns recortes de “O Trabalhador”, sobretudo cartas dos leitores, entrevistas de Abel Varzim e notícias de jornal sobre as suas posições a partir da ACP.

Abel Varzim

Atividade cívica e política

Secção composta por cópias e transcrições de documentação sobre a atuação cívica e política de Abel Varzim, nomeadamente como deputado na Assembleia Nacional, na oposição ao regime e enquanto promotor de iniciativas para reintegração social de prostitutas.

Abel Varzim

Coleção documental Abel Varzim

  • PT/FAV CDAV
  • Coleção
  • 1920-2019

A coleção é composta por originais, cópias e transcrições de documentos de Abel Varzim, assim como alguns textos que foram produzidos sobre a sua atuação no espaço público entre as décadas de 1920 e 1960. Numa primeira secção são incluídos documentos pessoais de Abel Varzim, como são os casos de orações, poemas, excertos de diário e correspondência. Num segundo conjunto estão contidos textos produzidos no âmbito das suas funções eclesiais, como sejam pregações e conferências, destacando-se a sua atividade na Acção Católica Portuguesa. Uma terceira secção contém documentos resultantes da sua atividade cívica e política, enquanto deputado, opositor à ditadura de Salazar ativista na integração social de prostitutas. As suas publicações, sob a forma de monografias, em colunas regulares de jornais diários e em periódicos da Igreja Católica estão reunidas numa quarta secção. Um quinto conjunto de documentos é composto por estudos, memórias e homenagens sobre a sua figura e impacto assumido pela sua atuação pública. Uma última secção contém documentação sobre o Forum Abel Varzim, enquanto entidade que promoveu a recolha deste conjunto documental.

Abel Varzim

Correspondência

Série composta por cópias e transcrições de correspondência recebida e expedida por Abel Varzim. Sem qualquer tipo de ordenação (cronológica, correspondentes, temática).

Abel Varzim

Deputado

Série composta por cópias e transcrições de documentação sobre a atividade de Abel Varzim na Assembleia Nacional, na sequência da sua eleição como deputado nas eleições de 1938. A par das suas intervenções registadas no “Diário das Sessões da Assembleia Nacional” no curso na discussão de diferentes propostas legislativas, são incluídos os avisos prévios sobre a organização corporativa (suscitado por Abel Varzim) e desemprego (apresentado por Belfort Cerqueira) e os requerimentos com notas de perguntas ao Governo. É ainda composta por documentação relativa à sua atividade parlamentar, como uma entrevista enquanto candidato a deputado, a sua nota biográfica oficial nos “Anais da Assembleia Nacional” e algumas de notícias na imprensa local.

Abel Varzim

Diário

Série composta por transcrições de entradas do diário de Abel Varzim, incluindo anotações complementares de autor não identificado e um depoimento de Maria de La Salette Varzim da Cunha e Silva Miranda, irmã de Abel Varzim.

Abel Varzim

Documentos pessoais

Secção composta por cópias e transcrições de documentação com um cunho sobretudo pessoal e que reflete Abel Varzim num registo de proximidade: orações, poemas, pagelas, diário do próprio, correspondência e textos sobre as exéquias ou emitidos por ocasião da sua morte em 1964. Produzida por Abel Varzim ou que lhe é diretamente direcionada, a documentação reunida resultou principalmente de relações pessoais e diretas, mesmo quando obteve expressão pública, como no caso dos obituários publicados na imprensa.

Abel Varzim

Encíclicas

Cópia de lições (datilografadas) proferidas por Abel Varzim no Instituto de Serviço Social sobre o ideal cristão de família.

Abel Varzim

Encíclicas

[Sebenta de Abel Varzim de cadeira ministrada no Instituto de Serviço Social - tema: família; sexualidade; casamento]

ISSS-L – Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa

Resultados 1 a 10 de 24