Mostrar 29 resultados

Descrição arquivística
Cáritas Diocesanas
PT/CP AHCP/A/E · Subsecção · 1948 - 2013
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente às Cáritas Diocesanas, enquanto membros da Cáritas Portuguesa e com assento na Assembleia Geral (desde 1976) e no Conselho Geral (desde 2000). Contém nomeações, correspondência, relatórios de atividades e iniciativas promovidas.

Cáritas Portuguesa
Setor Social de Emigração
PT/CP AHCP/C/E · Subsecção · 1959 - 1979
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida durante o apoio prestado pela Cáritas Portuguesa à emigração. Em estreita articulação com a Obra Católica Portuguesa de Migrações, a Cáritas constitui o Setor Social de Emigração, enquanto serviço que coordenava a programa de atuação de assistentes sociais junto das comunidades portuguesas emigrantes na Alemanha, França e Holanda. A documentação consiste em correspondência, listagens de candidatos para ofertas de trabalho na Holanda, França e Áustria, relatórios, estudos, atas e mapas estatísticos.

Cáritas Portuguesa
Expediente
PT/CP AHCP/B/B · Subsecção · 1978 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por copiadores de correspondência expedida e pela correspondência recebida pela Cáritas Portuguesa, desde o início da década de 1990.

Cáritas Portuguesa
Cooperação para o desenvolvimento
PT/CP AHCP/C/L · Subsecção · 1981 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida no curso de programas de cooperação para o desenvolvidos de antigas colónias portuguesas, casos de Timor, Guiné Bissau ou Cabo Verde. Os projetos contêm vertentes educativas, sociais e económicas, assim como a promoção de criação de pequenas empresas.

Cáritas Portuguesa
Núcleo de Observação Social
PT/CP AHCP/B/H · Subsecção · 2003 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida pelo Núcleo de Observação Social, formado em 2008, para identificar problemas sociais registados nos serviços de atendimento social nas Cáritas Diocesanas e em outras instituições sociocaritativas da Igreja Católica, analisar as possibilidades de solução e formular recomendações.

Cáritas Portuguesa
Cooperação Internacional
PT/CP AHCP/B/I · Subsecção · 1990 - 2022
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

A criação do departamento de Cooperação Internacional da Cáritas Portuguesa iniciou-se nos finais da década de 1990, decorrente da crescente participação de elementos da instituição em diversos congressos internacionais e em campanhas de financiamento internacional, na maioria das vezes com fundos da União Europeia. Até então, as funções de acompanhamento de projetos internacionais estavam a cargo do Presidente da Cáritas ou alguém nomeado pela instituição. Com o aumento e diversificação de eventos – quer de promoção de financiamento, quer de colóquios cujo tema fosse a Cooperação Internacional – levou à necessidade de criação deste departamento, que coordena e representa a instituição em diversos projetos. A subsecção contém documentação relativa a: congressos nacionais e internacionais; visitas ou delegações de entidades congéneres (Secours Catholique, Caritas Alemã, ONG's); participação em reuniões de Caritas Espanha, Caritas Europa e Internacionalis, Caritas Brasil; gestão de pedidos de ajuda.

Cáritas Portuguesa
Património
PT/CP AHCP/B/D · Subsecção · 1956 - 2013
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à gestão do património da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo, incluindo legados e heranças.

Cáritas Portuguesa
Representação e cooperação institucional
PT/CP AHCP/A/F · Subsecção · 1946 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à representação da Cáritas Portuguesa em diferentes entidades e à cooperação com organizações com objetivos convergentes. Responsabilidade dos órgãos de direção, a representação e a cooperação justificaram protocolos, a formação de outras organizações, a participação em projetos, iniciativas, seminários ou colóquios.

Cáritas Portuguesa
Ajuda alimentar
PT/CP AHCP/C/D · Subsecção · 1956 - 2014
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida no curso do programa de ajuda alimentar desenvolvido pela Cáritas Portuguesa. Com origem no Food Program financiado pelo governo dos Estados Unidos da América por intermédio da Public Law 480 (PL 480), o programa foi implementado em Portugal a partir de 1956, desdobrando-se em duas fases. Entre 1956-1969, a parceria entre a National Catholic Welfare Conference, o Catholic Relief Services (CRS), a Cáritas e o governo português teve como objetivo a distribuição gratuita de alimentos por intermédio das Cáritas Diocesanas e de instituições como cantinas, escolas, centros de acolhimento de crianças e idosos. Entre 1970 e a década de 1990, a Cáritas Portuguesa continuou a auxiliar as mesmas instituições com a venda de produtos alimentares a custos controlados ou ainda comparticipando através do estado português os Serviços Sociais escolares (campanha de leite escolar). Os produtos eram adquiridos a empresas quer em Portugal quer no estrangeiro (Bélgica, Holanda, entre outros países) e eram constituídos sobretudo por produtos lácteos (leite em pó, queijo, manteiga). A documentação consiste em correspondência, relatórios, auditorias, formulários, mapas de distribuição, guias de desembarque e desalfandegamento de mercadorias.

Cáritas Portuguesa
Arquivo
PT/CP AHCP/B/G · Subsecção · 1966 - 2021
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subeccção composta por documentação de suporte e de apoio à decisão na área do arquivo, centro de documentação e índices de processos nas subsecções Acolhimento Temporário de Crianças, Postos de Trabalho e Ajuda Alimentar.

Cáritas Portuguesa
Gestão da qualidade
PT/CP AHCP/B/L · Subsecção · 2005 - 2018
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à gestão da qualidade por parte da Cáritas Portuguesa. Para dar cumprimento à exigência de standards internacionais, a certificação da qualidade teve início na Cáritas em 2016. Os standards mínimos de gestão foram introduzidos, em 2015, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão dos membros da Confederação Caritas, incentivando a aprendizagem mútua.

Cáritas Portuguesa
Estrutura orgânica e funcional
PT/CP AHCP/A/A · Subsecção · 1946 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação sobre a estrutura da Cáritas Portuguesa, as suas competências e diretrizes de organização interna: estatutos, regulamento e circulares.

Cáritas Portuguesa