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Irmandade dos Clérigos do Porto
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Antiphonarium Romanum de Tempore et Sanctis, ad normam Breuiarii ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. Pontificis Maximi issu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII auctoritate recogniti.

Livro impresso com notação musical. Frontispício. e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho. Publicação: Venetiis [Veneza], MDCCXLVI [1746]: ex Typographia Balleoniana. Marca tipográfica no rosto: Águia bicéfala coroada, na base as iniciais BA, assinada "Zanchi In. [et] Suor Isabella Piccini scl. Este livro contém as seguintes partes: Antiphonarium Proprium Sanctorum – 341 p.; Commune Sanctorum In Natali Apostolorum, & Euangelistarum ad vesperas, Anthiphona - i p.; Officia Sanctorum – lxi p.; Antiphonarium De Sanctis– 1 p.

Paolo Baglioni (1632-1716), impressor, Antonio Zanchi (1631-1722), gravador e Isabella Piccini (1644-1734), gravadora.

O Antiphonarium De Sanctis tem o seguinte título: Antiphonarium De Sanctis trium ordinum Sancti Patris Francisci ad normam Breviarii Romani ex Decreto Sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V Pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti. In quo, aliás, nunc postremó additae sunt Antiphonae, quae nuperrimè per Summos Pontifices eidem Ordini fuere concessae. Publicado: Venetiis [Veneza], MDCCXXX [1730], ex Typographia Balleoniana. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho.

Igreja Católica

Graduale Romanum de tempore, et sanctis ad normam missalis ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti; omnia exhibens ad ecclesiasticum cantum in quibuscumque missis cum solemnibus, tum feriatis neccessaria: nunc postremo iis etiam locupletatum, quae nuperrime a summis pontificibus fuere concessae.

Livro impresso com notação musical. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho. Publicação: Venetiis [Veneza], MDCCXXXVI [1736]: apud Nicolaum Pezzana. Marca tipográfica no rosto representando um lírio, assinada por "Suor Isabella Piccini scl [et] Zanchi In". Este livro contém as seguintes partes: Graduale De Festivitatibus Sanctorum – 279 p.; Commune Sanctorum - i p.; Graduale Missarum – 1 p.

Nicolò Pezzana (162?-170?), impressor, Antonio Zanchi (1631-1722), gravador e Isabella Piccini (1644-1734), gravadora.

O Graduale Missarum tem o seguinte título: Graduale missarum in festis trium ordinum sancti patris Francisci ad normam Missalis Romani ex decreto sacrosancti Concilii Tridentini restituti, S. Pii V. pontificis maximi jussu editi, Clementis VIII. ac Urbani VIII. auctoritate recogniti; praeter alias impressas, eas etiam Sanctorum Missas comprehendens, quae per sacram rituum congregationem approbatae, novissimè prodiere. Editio omnium optima ad novi kalendarii nuper ab Inocentio XII. approbati ritè & rectè disposita. Publicado: Venetiis [Veneza], MDCCXXX [1730], apud Nicolaum Pezzana. Frontispício e texto impresso a vermelho e preto. Notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho.

Igreja Católica

Partituras Impressas

Dois livros, Graduale e Antiphonarium, impressos pela Igreja Católica para serem utilizados nas missas e nas horas litúrgicas.
O Graduale é divido nas seguintes partes - Graduale De Festivitatibus Sanctorum; Commune Sanctorum; Graduale Missarum; e o Antiphonarium - Antiphonarium Proprium Sanctorum; Commune Sanctorum In Natali Apostolorum, & Euangelistarum ad vesperas, Anthiphona; Officia Sanctorum; Antiphonarium De Sanctis.

Igreja Católica

Responsoria Ad Matutimun in Solemnitate Nativitatis Dõni ad usum Chori Hujus Fraternitatis

Livro em notação mensural. Contém os responsórios das Matinas do dia de Natal. Divide-se nos seguintes andamentos: 1º Nocturno – Responsório 1º "Hodie nobis" (Magestoso), "Gaudet chorus" (Allegro), segue Verso a Duo; Responsório 2º “Hodie nobis”, “Hodie per totum” (Allegro), segue Verso Solo; Responsório 3º “Quem vidistis, pastores?” (Andante), “Natum vidimus” (Allegre), segue Verso a Duo, Verso Duo “Gloria Patri”; 2º Nocturno – Responsório 4º “O magnum mysterium” (Moderato), “Beata Virgo” (Andante), segue Verso Solo; Responsório 5º Coro “Beata Dei Genitrix Maria” (Andante), “Hodie genuit” (Andante), segue Verso Solo; Responsório 6º “Sancta et immaculata” (Magestoso), “Quia quem cæli” (Andante), segue Verso a Duo, Verso a Duo “Gloria Patri”; 3º Nocturno – Responsório 7º “Beata viscera Mariæ Virginis” (Andante), “Qui hodie” (Allegro), segue Verso Solo; Responsório 8º Coro “Verbum caro” (Moderato), “Et vidimus” (Allegro), segue Verso Solo. Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto, com indicações a vermelho.

Francisco da Cunha Teles e Meneses

[Livro de Vésperas e Matinas]

Livro em notação mensural. Contém os responsórios e antífonas das Vésperas e Matinas das Festas litúrgicas de São Pedro e São Paulo (dia 29 de junho). Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.

[Livro de Missas]

Livro de missas em notação mensural de compositor anónimo. Contém 7 missas. Todas as missas se dividem nas seguintes partes: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Agnus Dei. Notação musical quadrada a preto sobre pentagrama preto.

[Partitura recente muito rabiscada]

Partitura recente com música escrita à mão. Contém - Glória, Tom das orações, Credo, Prefácios, 2º Prefácio, Despedida. Esta partitura deve ter sido escrita por um padre para acompanhar o coro enquanto celebrava missa.

Adoração da Cruz

Adoração da Cruz de compositor anónimo. Contém as 4 partes vocais (Tiple, Alto, Tenor, Baixo). É composto pelos seguintes andamentos: Para a Adoração da Cruz - “In quo salus mundi” (Adagio); Para beijar a Cruz . “Popule meus” (Adagio), “Agios ó Theos” (Adagio), “Agios Is chiros” (Adagio), “Agios ó Thanatos” (Adagio), “Sanctus” immortalis” (Adagio); Para a procissão – “Vexilla Regis” (Andante), “Quæ vid nerata” (Andante), “Impleta sunt” (Adante).

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