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Descrição arquivística
01. Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei
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01. Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei

  • PT SCR SNMCR
  • Fundo
  • 1937 - 1975

A documentação é composta por correspondência relativa ao exercício das funções de direção pelo P. Sebastião Pinto, ao recebimento de ofertas para a subscrição, à publicação do jornal O Monumento e à realização de trabalhos técnicos. Inclui material de propaganda, circulares, recibos, documentos de controlo da contabilidade, mapas, relações, recortes de jornais, fotografias, assim como peças escritas e desenhadas de projetos de arquitetura e engenharia.

Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei

Tesouraria

A tesouraria, referida na carta circular de 26 de maio de 1937, integra documentação relativa ao registo e contabilização dos valores entregues pelos subscritores e das despesas com o funcionamento e a aquisição de bens e serviços, assim como aquela tratando da elaboração da prestação de contas anual e do respetivo fecho. Assim, a documentação é constituída por cópias de recibos (por vezes acompanhados por relações de ofertas e cartões dos coletores), documentos de despesa, registos de receitas e despesas, fichas para registos das ofertas, processos que tratam do pagamento das missas por alma dos subscritores, mapas de receitas e mapas de encerramento de contas.

Sector técnico e artístico

Secção que não estava prevista na circular de maio de 1937, mas que foi constituída por convite dirigido ao Arq. António Lino e depois ao Eng. Mello e Castro. Integra a documentação relativa à construção do Monumento, nomeadamente: estudos e relatórios de geologia; projetos de arquitetura e de engenharia; projetos das instalações elétricas; documentos da modelação da figura; processos relativos à aquisição e instalação do elevador; correspondência sobre questões técnicas; e mapas das quantidades de cimento empregues na construção. Inclui ainda recortes de jornais, reportagens fotográficas e diversas publicações técnicas.

Direção

A direção foi um dos três órgãos do Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei, definida na carta circular de 26 de maio de 1937 com as funções de coordenar os trabalhos do Secretariado e dirigir as ações de propaganda. A documentação inclui correspondência com o cardeal-patriarca, com bispos, diversos membros da hierarquia, leigos, dirigentes de associações portuguesas no Brasil, bem como relatórios, projetos, apontamentos para entrevistas, artigos de intelectuais católicos, fotografias e versões finais de mapas de encerramento de contas.

Secretaria

Secção que integra a documentação produzida por este órgão do Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei, previsto na carta circular de 26 de maio de 1937, na execução das funções que lhe eram próprias, nomeadamente o envio de circulares, pagelas, cartazes e listas de subscrição, assim como a preparação e distribuição do jornal O Monumento. Procedia à receção da correspondência, ao respetivo arquivamento e ao encaminhamento para a tesouraria dos valores recebidos. Tratava da encomenda de reportagens fotográficas e da distribuição de fotografias pelos órgãos de comunicação. Por outro lado recolhia as notícias publicadas na imprensa, através de recortes de jornais, com o fim de controlar a repercussão e o impacto das campanhas e iniciativas do Secretariado. Finalmente, tomou diversas iniciativas para reunir dados estatísticos, nomeadamente para publicação na imprensa.

Publicações

Conjunto de documentação de carácter predominantemente técnico, produzida pelo Sector, em que este teve participação na elaboração, ou que foi por si recebida. Inclui nomeadamente: Memória técnica sobre o Monumento (várias versões dactilografadas e impressas em português e francês), folhetos e desdobráveis para divulgação do Monumento, assim como um exemplar do número 263 de junho de 1956 da revista Técnica.

"Monumento a Cristo Rei. Diversos. Fotografias"

Álbum que regista as várias fases de construção do Monumento a Cristo Rei, desde a abertura das fundações até aos acabamentos finais. Inclui também representações da maqueta do Monumento. As provas fotográficas estavam agrafadas em folhas de cartolina e os negativos colocados dentro de bolsas de papel vegetal também agrafadas a folhas de cartolina, por isso foi necessário retirar as fotografias e películas do álbum para garantir a respetiva preservação. A pasta tem o código original K-8 inscrito numa etiqueta colada na lombada

Horácio Novais

Reportagens fotográficas

Contém reportagens fotográficas concebidas no âmbito do Sector Técnico e Artístico. Inclui um levantamento topográfico, imagens da área de construção do Monumento e um álbum que regista várias fases de construção do Monumento a Cristo Rei e aspetos da maqueta do Monumento.

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