Mostrar 29 resultados

Descrição arquivística
Setor Social de Emigração
PT/CP AHCP/C/E · Subsecção · 1959 - 1979
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida durante o apoio prestado pela Cáritas Portuguesa à emigração. Em estreita articulação com a Obra Católica Portuguesa de Migrações, a Cáritas constitui o Setor Social de Emigração, enquanto serviço que coordenava a programa de atuação de assistentes sociais junto das comunidades portuguesas emigrantes na Alemanha, França e Holanda. A documentação consiste em correspondência, listagens de candidatos para ofertas de trabalho na Holanda, França e Áustria, relatórios, estudos, atas e mapas estatísticos.

Cáritas Portuguesa
Representação e cooperação institucional
PT/CP AHCP/A/F · Subsecção · 1946 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à representação da Cáritas Portuguesa em diferentes entidades e à cooperação com organizações com objetivos convergentes. Responsabilidade dos órgãos de direção, a representação e a cooperação justificaram protocolos, a formação de outras organizações, a participação em projetos, iniciativas, seminários ou colóquios.

Cáritas Portuguesa
Recursos humanos
PT/CP AHCP/B/A · Subsecção · 1952 - 2021
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à gestão de recursos humanos da Cáritas Portuguesa. A documentação está relacionada com a admissão de novos funcionários, a gestão dos funcionários efectivos e eventuais, distribuídos pelos vários serviços da Cáritas, internos (como sejam, os escritório, o armazém, ou a contabilidade) ou externos, no caso programas pontuais, e o processamento e pagamento de salários e contribuições para a Segurança Social, assim como à receção dos curricula de candidatos a colaboradores.

Cáritas Portuguesa
Postos de trabalho
PT/CP AHCP/C/G · Subsecção · 1974 - 1994
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida na execução do programa postos de trabalho, desenvolvido pela Cáritas Portuguesa na sequência da descolonização portuguesa em África, com o apoio e financiamento de: Catholic Relief Services-United States Catholic Conference (CRS-USCC), Misereor, CEBEMO, Cáritas Austríaca e Cáritas Suíça. Visava o financiamento de pequenas empresas com postos de trabalho para o proponente e, na maioria dos casos, membros do agregado familiar. Na execução do programa, foi constituído o Núcleo de Apoio para Avaliação de Projetos (NAAP), composto por quatro técnicos, para estudar e avaliar os projetos de investimento recebidos. Posteriormente, o Gabinete Técnico de Integração, chefiado por um economista, Carlos Silva, exerceu funções de coordenação e fiscalização do programa. Em 1979 o programa deixou de estar circunscrito a retornados das antigas colónias portuguesas em África. A própria Cáritas Portuguesa financiou alguns projetos.

Cáritas Portuguesa
Património
PT/CP AHCP/B/D · Subsecção · 1956 - 2013
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à gestão do património da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo, incluindo legados e heranças.

Cáritas Portuguesa
Núcleo de Observação Social
PT/CP AHCP/B/H · Subsecção · 2003 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida pelo Núcleo de Observação Social, formado em 2008, para identificar problemas sociais registados nos serviços de atendimento social nas Cáritas Diocesanas e em outras instituições sociocaritativas da Igreja Católica, analisar as possibilidades de solução e formular recomendações.

Cáritas Portuguesa
Habitação e equipamentos coletivos
PT/CP AHCP/C/F · Subsecção · 1950 - 1975
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente a programas de promoção de habitação e de equipamentos coletivos por parte da Cáritas Portuguesa. Inclui documentação sobre o Plano de Auxílio aos Refugiados em Macau e sobre as atividades do Gabinete Técnico de Engenharia, desde finais da década de 1960, quando implementou iniciativas direcionadas para a edificação e a reabilitação de habitação e de equipamentos de assistência, educação e saúde. Contém ainda mapoteca de apoio a projetos em curso e espólio recolhido por antigo diretor do Gabinete sobre as atividades desenvolvidas.

Cáritas Portuguesa
Gestão financeira
PT/CP AHCP/B/C · Subsecção · 1947 - 2017
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente às operações financeiras realizadas pela Cáritas Portuguesa. Organizada por anos, contém: contas e orçamentos, balancetes, diários, extratos, faturação, controlo de movimentos bancários e registos contabilísticos.

Cáritas Portuguesa
Gestão da qualidade
PT/CP AHCP/B/L · Subsecção · 2005 - 2018
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à gestão da qualidade por parte da Cáritas Portuguesa. Para dar cumprimento à exigência de standards internacionais, a certificação da qualidade teve início na Cáritas em 2016. Os standards mínimos de gestão foram introduzidos, em 2015, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão dos membros da Confederação Caritas, incentivando a aprendizagem mútua.

Cáritas Portuguesa
Formação e qualificação profissional
PT/CP AHCP/C/M · Subsecção · 1985 - 2017
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida no curso de iniciativas de formação profissional e qualificação cívica, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências na Rede Cáritas e nos grupos sociais com que interagem.

Cáritas Portuguesa
Expediente
PT/CP AHCP/B/B · Subsecção · 1978 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por copiadores de correspondência expedida e pela correspondência recebida pela Cáritas Portuguesa, desde o início da década de 1990.

Cáritas Portuguesa
Estrutura orgânica e funcional
PT/CP AHCP/A/A · Subsecção · 1946 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação sobre a estrutura da Cáritas Portuguesa, as suas competências e diretrizes de organização interna: estatutos, regulamento e circulares.

Cáritas Portuguesa
Emergência
PT/CP AHCP/C/C · Subsecção · 1947 - 2019
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida no curso de programas de emergência lançados pela Cáritas Portuguesa, como sejam: crises de refugiados, na sequência de conflitos armados; de deslocados, devido a conflitos nas antigas colónias portuguesas; crises humanitárias em regiões de expressão portuguesa; apoio aos militares portugueses durante a guerra colonial; crises na sequência de catástrofes naturais, incluindo o sismo nos Açores em 1980; acolhimento de retornados após a descolonização em África; e diversas situações de emergência internacional desde a década de 1980.

Cáritas Portuguesa