Mostrar 99 resultados

Descrição arquivística
Departamentos e serviços
PT/CP AHCP/B · Secção · 1947 - 2023
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Secção composta por documentação referente às funções de gestão corrente da Cáritas Portuguesa, exercidas por quadros próprios, colaboradores ou voluntários, na execução das diretrizes fixadas pelos corpos sociais para a prossecução dos objetivos gerais: recursos humanos, expediente, gestão financeira, património, contencioso, comunicação e imagem, arquivo e núcleo de observação social. Em alguns casos, estas funções, sobretudo internas, abrangeram alguns programas, mas não se autonomizaram de forma a garantir em exclusivo a sua gestão.

Cáritas Portuguesa
Programas
PT/CP AHCP/C · Secção · 1946 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Secção composta por documentação sobre os programas de ação que foram desencadeados pelos corpos sociais da Cáritas Portuguesa para concretização dos seus objetivos gerais e que implicaram a mobilização de múltiplos recursos, em alguns casos ao longo de mais de uma década: acolhimento temporário de crianças, ajuda alimentar, criação de postos de trabalho, ajuda de emergência, assistência pontual, apoio à emigração, cooperação com países de língua portuguesa, criação de centros de dia para a terceira idade, construção de habitação, formação e preparação de agentes de pastoral.

Cáritas Portuguesa
Organização e direção
PT/CP AHCP/A · Secção · 1946 - 2020
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Secção composta por documentação relativa à organização da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo e à atuação dos seus dirigentes no exercício das principais atribuições. Para além das decisões do episcopado português, em cuja dependência a Cáritas Portuguesa se encontra desde 1956, também abrange as deliberações dos corpos sociais sobre a estratégia e organização interna, o planeamento e a gestão de atividades, as relações institucionais com as Cáritas Diocesanas e as organizações congéneres ou com objetivos convergentes.

Cáritas Portuguesa
Vária
PT UCP/CRCW CDMA/H · Secção · 1942 - 2006
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção engloba todos os documentos que não se enquadram nas secções anteriores ou sobre as quais não foi possível atribuir a sua produção.

Margarida Abreu
Bibliografia
PT UCP/CRCW CDMA/G · Secção · 1925 - 2014
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém livros; fotocópias de livros, capítulos de livros, artigos de publicações periódicas, textos policopiados (não publicados), referências bibliográficas, bibliografias recolhidas, impressões de páginas de artigos/informação disponibilizada na internet, relatórios, monografias de fim de curso do ISSS-L.

Margarida Abreu
Legislação
PT UCP/CRCW CDMA/F · Secção · 1930 - 1999
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém impressões de legislação publicada no Diário do Governo e no Diário da República, acerca da regulamentação da carreira (acesso, atribuições funcionais), de quadros de pessoal (assistente social) em organismos do estado.

Margarida Abreu
Entidades de Assistência Social
PT UCP/CRCW CDMA/D · Secção · 1950 - 2013
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém documentos relativos a entidades que prestam Assistência Social, como os Centros Regionais de Segurança Social, a Comissão de Assistentes Sociais e Assistentes Familiares, o Centro de Observação e Orientação Médico-Pedagógico, a Casa Pia de Lisboa, entre outras.

Margarida Abreu
Associativismo
PT UCP/CRCW CDMA/C · Secção · 1950 - 2013
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém documentação relativa a alvarás, estatutos, circulares, processos de extinção de sindicatos, regulamentos, actas de reuniões, relatórios de actividades e contas, boletim de inscrição de associados, folhetos e documentação relativa a jornadas realizadas pelas várias associações e ainda documentos preparatórios para instituição de uma Ordem dos Assistentes Sociais.

Margarida Abreu
Práticas Profissionais
PT UCP/CRCW CDMA/B · Secção · 1936 - 2014
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção está dividida em três séries - a primeira contém a documentação produzida por antigas alunas do Curso Superior de Serviço Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - quer enquanto alunas, quer posteriormente nas diversas actividades e locais de trabalho da sua carreira profissional. A segunda série é constituida pelo projecto Ao encontro da memória, organizado e desenvolvido por Margarida Abreu nos anos de 2005-2007. Por fim uma terceira série relativa à Carreira Profissional que engloba toda a documentação relativa a evolução da carreira profissional de assistente social.

Margarida Abreu
Formação
PT UCP/CRCW CDMA/A · Secção · 1935 - 2013
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção está dividida em cinco séries: a primeira contém a documentação relativa às escolas de Serviço Social portuguesas representadas no acervo: cada uma delas contém a documentação reunida por Margarida Abreu, fruto do seu próprio espólio ou de doações. Na segunda série foi reunida a documentação relativa às escolas estrangeiras que ministraram cursos de Serviço Social, na terceira sebentas e trabalhos académicos, na quarta documentação relativa a outras formações, na quinta seminários e congressos.