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Descrição arquivística
Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa Português
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Formação e qualificação profissional

Subsecção composta por documentação produzida no curso de iniciativas de formação profissional e qualificação cívica, desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências na Rede Cáritas e nos grupos sociais com que interagem.

Cáritas Portuguesa

Gestão da qualidade

Subsecção composta por documentação referente à gestão da qualidade por parte da Cáritas Portuguesa. Para dar cumprimento à exigência de standards internacionais, a certificação da qualidade teve início na Cáritas em 2016. Os standards mínimos de gestão foram introduzidos, em 2015, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão dos membros da Confederação Caritas, incentivando a aprendizagem mútua.

Cáritas Portuguesa

Cooperação para o desenvolvimento

Subsecção composta por documentação produzida no curso de programas de cooperação para o desenvolvidos de antigas colónias portuguesas, casos de Timor, Guiné Bissau ou Cabo Verde. Os projetos contêm vertentes educativas, sociais e económicas, assim como a promoção de criação de pequenas empresas.

Cáritas Portuguesa

Animação da pastoral social

Subsecção composta por documentação produzida pelas atividades de pastoral social desenvolvidas pela Cáritas Portuguesa, por sua iniciativa, como apoio à Comissão Episcopal com funções específicas nessa área ou em parceira com outras organizações eclesiais. Situada entre os objetivos fulcrais da Cáritas Portuguesa, a animação da pastoral social perpassa a generalidade dos seus programas de ação, pelo que, nesta subsecção, apenas está contida documentação produzida em torno de eventos de cariz formativo. Inclui documentação sobre as Semanas Sociais de Pastoral Social, as Semanas Sociais e diferentes iniciativas desencadeadas pela Cáritas, em certos períodos com regularidade, tendo como destinatários a sua rede de colaboradores e as comunidades em geral, e com componentes de estudo e de reflexão sobre a Doutrina Social da Igreja e os problemas sociais. Os objetivos das iniciativas situam-se no plano da sensibilização e da formação das comunidades e dos grupos locais na área da pastoral social.

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Atividade editorial

Subsecção composta por documentação produzida no curso da atividade editorial da Cáritas Portuguesa. As publicações periódicas, como o jornal Cáritas e a Revista Cáritas, o Setor Formação-Informação, os cadernos formativos, as coleções de textos, os diaporamas e a Editorial Cáritas constituem instrumentos privilegiados de um programa de informação do público em geral sobre as atividades da Cáritas Portuguesa e de formação de agentes de ação social.

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Cooperação Internacional

A criação do departamento de Cooperação Internacional da Cáritas Portuguesa iniciou-se nos finais da década de 1990, decorrente da crescente participação de elementos da instituição em diversos congressos internacionais e em campanhas de financiamento internacional, na maioria das vezes com fundos da União Europeia. Até então, as funções de acompanhamento de projetos internacionais estavam a cargo do Presidente da Cáritas ou alguém nomeado pela instituição. Com o aumento e diversificação de eventos – quer de promoção de financiamento, quer de colóquios cujo tema fosse a Cooperação Internacional – levou à necessidade de criação deste departamento, que coordena e representa a instituição em diversos projetos. A subsecção contém documentação relativa a: congressos nacionais e internacionais; visitas ou delegações de entidades congéneres (Secours Catholique, Caritas Alemã, ONG's); participação em reuniões de Caritas Espanha, Caritas Europa e Internacionalis, Caritas Brasil; gestão de pedidos de ajuda.

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Núcleo de Observação Social

Subsecção composta por documentação produzida pelo Núcleo de Observação Social, formado em 2008, para identificar problemas sociais registados nos serviços de atendimento social nas Cáritas Diocesanas e em outras instituições sociocaritativas da Igreja Católica, analisar as possibilidades de solução e formular recomendações.

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Arquivo

Subeccção composta por documentação de suporte e de apoio à decisão na área do arquivo, centro de documentação e índices de processos nas subsecções Acolhimento Temporário de Crianças, Postos de Trabalho e Ajuda Alimentar.

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