Conjunto documental relativo à vida profissional, familiar e pessoal de Vicente Luís Gomes. Engloba documentos de nomeação para cargos como delegado do procurador régio nas comarcas de Tavira e Golegã, ou juiz de direito na comarca de Almodôvar; diplomas do exercício de cargos como juiz do primeiro distrito fiscal da comarca de Lisboa, juiz de direito de primeira classe na comarca de Vale Passos e juiz desembargador no Tribunal da Relação de Lisboa; um passaporte diplomático para benefício de Vicente Luís Gomes, na qualidade de Delegado do Governo pt no Tribunal Arbitral de Haia.
No que se refere a sua vida pessoal e familiar inclui cópias autênticas do registo do casamento de Vicente Luís Gomes com Amélia Augusta Vaz Monteiro; anotações manuscritas com informação biográfica sobre diversos membros pertencentes a gerações ascendentes da sua família; correspondência com informação sobre partilhas de bens e sobre a gestão da propriedade denominada Vale da Vaca.
Integra também documentação contabilística, como registos de controlo de despesas e comprovativos de pagamentos efetuados; documentação relativa à exploração agrícola como manifestos e relatórios, com dados estatísticos sobre a produção de azeite e cortiça, e registos de pagamentos respeitantes a trabalhos agrícolas.
Conjunto documental referente à vida familiar e pessoal de Vítor Cinatti Batalha Reis, integrando comprovativos de contribuições prediais e cartas recebidas de familiares.
Sem títuloA documentação é composta por correspondência relativa ao exercício das funções de direção pelo P. Sebastião Pinto, ao recebimento de ofertas para a subscrição, à publicação do jornal O Monumento e à realização de trabalhos técnicos. Inclui material de propaganda, circulares, recibos, documentos de controlo da contabilidade, mapas, relações, recortes de jornais, fotografias, assim como peças escritas e desenhadas de projetos de arquitetura e engenharia.
Secretariado Nacional do Monumento a Cristo ReiA documentação é constituída por fotografias em suporte de vidro relativas ao Apostolado da Oração e por um conjunto de postais e pagelas de santos e beatos.
Sebastião Pinto da RochaIntegra documentação produzida, recebida e acumulada pela Paróquia de São Nicolau da cidade de Lisboa gerada no âmbito da sua gestão institucional, patrimonial, financeira e religiosa. Inclui, designadamente, a documentação que fixa e explana a estrutura orgânica, o funcionamento e atividade dos órgãos e entidades subordinadas à paróquia; documentação resultante do exercício da celebração dos sacramentos do batismo, do crisma, casamento e do ensino da doutrina cristã católica através da catequese, entre outros registos; documentação resultante da administração dos bens temporais da paróquia, que constituem os ativos que possui, designadamente propriedades, dinheiros, créditos e outros bens intangíveis.
Paróquia de São NicolauA documentação é constituída por pagelas e folhetos.
Maria de Jesus Salema Manuel AtalayaA documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.
Maria Guilhermina de Vasconcelos e SousaConjunto documental referente à vida familiar e pessoal de José Vaz Monteiro, destacando-se a informação sobre o casamento da sua filha, Amélia Augusta Vaz Monteiro, sobre a herança do seu tio, Bernardino Vaz Monteiro, e sobre propriedades imobiliárias tomadas de arrendamento. Engloba, ainda, documentos relacionados com a transferência de direitos sobre bens imóveis, cujas transações não implicaram diretamente José Vaz Monteiro, mas que provavelmente foram por este reunidos no âmbito da aquisição de propriedades.
Sem títuloConjunto documental referente à vida pessoal de Jaime Batalha Reis, integrando minutas de cartas nas quais predomina a informação sobre familiares, registos de transações comerciais de produtos como azeite e farinha e, por fim, cadernos com anotações que sugerem a aprendizagem da língua russa, talvez no âmbito da carreira diplomática do produtor.
Sem títuloEngloba documentação produzida, recebida e acumulada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa no decurso da sua atividade. A documentação produzida reflete os fins gizados nos documentos normativos que regulam a estrutura orgânica e o funcionamento da irmandade, os quais se materializam através das funções delegadas em cada um dos seus órgãos gerentes. Cumpre-lhes a gestão administrativa e financeira dos bens móveis e imóveis e dos rendimentos da irmandade; a promoção do culto ao Santíssimo e à Nossa Senhora da Caridade e o provimento das demais solenidades e festividades religiosas consoante a força do respetivo cofre; envidar todas as diligências para assistir os irmãos e paroquianos pobres nas suas carências físicas, materiais e espirituais.
Comporta também documentação resultante do processo de empréstimo que a irmandade fez à companhia “Auxiliadora” e da cedência que a Junta da Paróquia fez à mesma irmandade para administrar os rendimentos da Fábrica da Igreja, convergindo ambos os expedientes para acorrer às despesas com as obras de reedificação da Igreja de S. Nicolau.
Inclui ainda documentação decorrente das atividades letivas relativas à ministração da instrução primária nas escolas para ambos os géneros fundadas pela irmandade a 19 de junho de 1865, em memória do rei D. Pedro V; e do apoio facultado pela Caixa Escolar aos alunos necessitados com refeições na cantina, vestuário, calçado e material escolar e didático.
Integram ainda este fundo a documentação produzida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Congregação da Nossa Senhora da Caridade antes da junção oficializada pela assinatura do alvará régio de 30 de março de 1857.
Documentação produzida, recebida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Contém documentação gerada pelos orgãos gerentes consignados nos estatutos, aos quais compete a gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da irmandade, bem como, prover o culto ao seu orago e ao Santíssimo Sacramento.
Comporta os referidos estatutos; atas e termos das sessões ordinárias e extraordinárias da Mesa da irmandade e Assembleia Geral; processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade; acham-se inventários e catálogos de bens e propriedades; várias escrituras de propriedades; processos de assistência e beneficência; correspondência recebida e expedida pela Mesa; requerimentos recebidos de natureza vária; sentenças cíveis e litígios; e processos de eleições.
Decorrente da gestão financeira, encontram-se documentos de despesa e receita, principalmente relativos à posse, construção e reparação de propriedades; despesas com festividades; acham-se avaliações de bens móveis e imóveis; várias contas e orçamentos gerais.
Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de São Miguel e Almas.
Irmandade de São Miguel e AlmasDocumentação respeitante à participação de Ruy Cinatti em conferências.
Conjunto documental referente à vida familiar e pessoal de Hermínia Celeste Cinatti Monteiro Gomes, destacando-se essencialmente a correspondência trocada no âmbito das relações de amizade e familiares.
Sem títuloDocumentação respeitante ao desempenho das funções de Ruy Cinatti, como investigador do Investigador do Centro de Estudos de Antropologia Cultural.