Mostrar 69 resultados

Descrição arquivística
01. Paróquia de São Nicolau
PT PSN PSN · Fundo · 1591 - [19--]

Integra documentação produzida, recebida e acumulada pela Paróquia de São Nicolau da cidade de Lisboa gerada no âmbito da sua gestão institucional, patrimonial, financeira e religiosa. Inclui, designadamente, a documentação que fixa e explana a estrutura orgânica, o funcionamento e atividade dos órgãos e entidades subordinadas à paróquia; documentação resultante do exercício da celebração dos sacramentos do batismo, do crisma, casamento e do ensino da doutrina cristã católica através da catequese, entre outros registos; documentação resultante da administração dos bens temporais da paróquia, que constituem os ativos que possui, designadamente propriedades, dinheiros, créditos e outros bens intangíveis.

Paróquia de São Nicolau
PT PSN ISSNC · Fundo · 1621 - 2009-06-15

Engloba documentação produzida, recebida e acumulada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa no decurso da sua atividade. A documentação produzida reflete os fins gizados nos documentos normativos que regulam a estrutura orgânica e o funcionamento da irmandade, os quais se materializam através das funções delegadas em cada um dos seus órgãos gerentes. Cumpre-lhes a gestão administrativa e financeira dos bens móveis e imóveis e dos rendimentos da irmandade; a promoção do culto ao Santíssimo e à Nossa Senhora da Caridade e o provimento das demais solenidades e festividades religiosas consoante a força do respetivo cofre; envidar todas as diligências para assistir os irmãos e paroquianos pobres nas suas carências físicas, materiais e espirituais.
Comporta também documentação resultante do processo de empréstimo que a irmandade fez à companhia “Auxiliadora” e da cedência que a Junta da Paróquia fez à mesma irmandade para administrar os rendimentos da Fábrica da Igreja, convergindo ambos os expedientes para acorrer às despesas com as obras de reedificação da Igreja de S. Nicolau.
Inclui ainda documentação decorrente das atividades letivas relativas à ministração da instrução primária nas escolas para ambos os géneros fundadas pela irmandade a 19 de junho de 1865, em memória do rei D. Pedro V; e do apoio facultado pela Caixa Escolar aos alunos necessitados com refeições na cantina, vestuário, calçado e material escolar e didático.
Integram ainda este fundo a documentação produzida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Congregação da Nossa Senhora da Caridade antes da junção oficializada pela assinatura do alvará régio de 30 de março de 1857.

Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa
03. Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira
PT PSN INSO · Fundo · 1624-04-20 - 1982

Documentação produzida, recebida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira do Ofício dos Confeiteiros. Contém documentação gerada pelos orgãos gerentes consignados nos estatutos, aos quais compete a gestão administrativa e financeira dos bens e rendimentos da irmandade, bem como, prover o culto ao seu orago e ao Santíssimo Sacramento.
Comporta os referidos estatutos; atas e termos das sessões ordinárias e extraordinárias da Mesa da irmandade e Assembleia Geral; processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade; acham-se inventários e catálogos de bens e propriedades; várias escrituras de propriedades; processos de assistência e beneficência; correspondência recebida e expedida pela Mesa; requerimentos recebidos de natureza vária; sentenças cíveis e litígios; e processos de eleições.
Decorrente da gestão financeira, encontram-se documentos de despesa e receita, principalmente relativos à posse, construção e reparação de propriedades; despesas com festividades; acham-se avaliações de bens móveis e imóveis; várias contas e orçamentos gerais.

Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira
04. Irmandade de São Miguel e Almas
PT PSN IMA · Fundo · 1755 - 1866-10-25

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Irmandade de São Miguel e Almas.

Irmandade de São Miguel e Almas
Diversos
UCP/BUJPII RCVMG/11 · Série · 1757 - 1974
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Documentação diversificada, acumulada por Ruy Cinatti ou por outros elementos da sua família, mas cujo contexto de produção não é passível de identificação, por não se reconhecer qualquer relação com nenhum dos produtores ou pelo facto de encerrar um conteúdo atípico face aos restantes documentos.
Inclui uma autorização de permanência em Portugal concedida a Manuel de Pedro [...?] pela Real Aduana Capital de Badajoz; uma tradução da obra de Afonso Muzzarelli, intitulada "Origem dos Males..." ou "Aviso ao Povo Cristão", enviada a Álvaro José de Vasconcelos, fidalgo da Casa Real; minuta de carta de remetente não identificado, enviada provavelmente a uma autoridade eclesiástica, com informação sobre uma derrota no campo religioso; uma representação cartográfica da Ilha de Java; cartas de Pedro Hornaz para D. Cosme Damião Pereira, entre outros assuntos com um pedido de proteção para terceiro e respetiva família e referências a navios e deslocações; carta de nomeação de D. Alexandre Pereira para o cargo de capitão de Infantaria do Reino de Motael (1757); carta de perdão a favor de D. Cosme Damião Pereira, tenente coronel de Motael, seus filhos e aliados, qua haviam sido acusados pelo crime de desobediência (1789); uma apólice do Real Erário no valor de 2.400 reis; carta de Ramon de la Rocha para o engenheiro geral do Regimento Real de Zapadores [?], com um pedido de dispensa para celebração de matrimónio a favor de Manuel de Pedro; certidão de batismo de Manuel, nascido a 8 de junho de 1781, filho de Manuel Luís, soldado de infantaria da 5.ª Companhia da Praça de Faro, e de Maria da Conceição (possui uma nota a referir "Uma das certidões de batismo de que se servia meu avô cuja identidade não foi possível averiguar..."); recorte do "Diário de Notícias" (06-11-1974), com a transcrição de cartas inéditas de Bernardino Machado e Jaime Batalha Reis; exemplar do jornal "Novidades" (29-10-1885); exemplar da "Ilustração Portugueza" (18-05-1908); cartas do capitão José Esquível dirigidas ao tenente-coronel Francisco Pedro Curado, e um ofício do Chefe de Estado Maior Interino, major Rainaldo Vale de Andrade, dirigido também ao tenente-coronel Francisco Pedro Curado, com informação relativa à atribuição de um louvor militar a José Esquível.

Arquivo Guilherme Braga da Cruz
PT UCP/CEHR AGBC · Fundo · [post. 1789] - 1983-05-07

Conjunto heterogéneo de documentos produzidos, recebidos, recolhidos e acumulados por Guilherme Braga da Cruz no decurso das atividades em que se envolveu ao longo da vida, devidamente enquadrados nas funções que lhes deram origem. Produzidos essencialmente entre Tadim (Braga), terra natal onde residiu até ir frequentar a universidade e refúgio preferido para a composição dos seus trabalhos mais exigentes, e Coimbra, alma mater da Universidade que serviu profissionalmente. Em termos cronológicos, o período de maior produção está compreendido entre o início da década de 1930 e o final da década de 1970.
No que respeita às tipologias documentais, é de ressalvar a profusa correspondência (cartas, cartões, cartões-convite, aerogramas, telegramas, bilhetes-postais, postais, ofícios e fonopostal), os cadernos escolares, cadernos diários, memórias, diários, apontamentos, índices, glossários, listas bibliográficas, sebentas, pontos escritos, lições, sumários de lições, listas, curricula vitae e reproduções de obras.
Da produção intelectual de Guilherme Braga da Cruz existem teses, discursos, relatórios, artigos, exposições, prefácios, notícias e recensões bibliográficas, notícias necrológicas, exposições, anteprojetos, pareceres, estudos críticos, regulamentos e projetos legislativos.
Da documentação impressa publicada contém jornais, recortes de jornal, revistas, brochuras, boletins, panfletos, manifestos, folheto, folhetins, fascículos e pagelas.

Guilherme Braga da Cruz
José Vaz Monteiro (1820-1890)
UCP/BUJPII RCVMG/JVM · Subfundo · 1806 - 1887
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Conjunto documental referente à vida familiar e pessoal de José Vaz Monteiro, destacando-se a informação sobre o casamento da sua filha, Amélia Augusta Vaz Monteiro, sobre a herança do seu tio, Bernardino Vaz Monteiro, e sobre propriedades imobiliárias tomadas de arrendamento. Engloba, ainda, documentos relacionados com a transferência de direitos sobre bens imóveis, cujas transações não implicaram diretamente José Vaz Monteiro, mas que provavelmente foram por este reunidos no âmbito da aquisição de propriedades.

Sem título
Correspondência
UCP/BUJPII RCVMG/01 · Série · 1816-07-02 - 1986-09-30
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Inclui cartas, postais, telegramas, cartões, convites, entre outros documentos, recebidos e enviados por Ruy Cinatti ao longo de toda a sua vida, no âmbito das diversas esferas de ação - autor literário, indivíduo, investigador e profissional.
Integra, também, correspondência de terceiros acumulada por Ruy Cinatti.

Boletins, monografias, opúsculos e revistas
UCP/BUJPII RCVMG/03 · Série · 1874-10-03 - 1996-03-31
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Inclui diversas publicações, algumas das quais contendo dedicatórias dirigidas a Jaime Batalha Reis e marcas de posse de Ruy Cinatti. Abordam várias áreas do conhecimento, tais como: Antropologia, Biografias, Botânica, Etnografia, Fotografia, Literatura, Política e Religião. Os temas relacionados com Timor assumem particular destaque nestas publicações.
Integra números das seguintes revistas e boletins: “Cassiopeia” (1955); “Contemporânea” (1924); “Geographica” (1971); “Lisbon Courier” (1948); “Permanência” (1970); “Presença” (1938, 1939 e 1940); “Seara Nova” (1937 e 1949); “Raiz” (1973); “Revista de Cultura do Pará” (1975); “Revista da Imprensa Portuguesa” (1943); “Boletim da Associação dos Pupilos do Exército” (1980 e 1983); “Boletim da Província de Macau e Timor” (1874, 1875, 1877, 1878, 1879, 1881, 1882, 1883 e 1884); “Boletim da Sociedade Portuguesa de Autores” (1982 e 1984); “Boletim Salesiano” (1959); “Revista da AEPA - Associação de Estudo e Protecção do Ambiente” (sem data).

Propriedades
PT INSE ISSIE/GP/PR/06/002 · Documento composto · 1887-03-04 - 1895-04-13
Parte de Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Diversos documentos refentes às propriedades de casas da Irmandade do Santíssimo Sacramento: 1) Certidão do auto de arrematação em hasta pública do prédio que foi da Real Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação pela firma Mariano Irmãos em 1886-10-21, referindo-se à propriedade contígua à Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, ficando o arrematante obrigado a manter a serventia para a Sacristia e oficinas da Igreja pela porta do prédio arrematado (1887-02-04 - 1887-03-17). 2) Certidão da Sentença dos Autos Cíveis em que são autores António Mariano Goulart, sua mulher e outro sócio da firma Mariano & Irmãos e ré a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação (1892-06-21). 3) Cópia do Acórdão proferido nos Autos Cíveis em que foram partes, António Mariano Goulart & Irmãos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Freguesia da Encarnação (1893-08-23). 4) dois rascunhos de uma escritura pública amigável entre a Irmandade e a firma Mariano & Irmãos (sem data). 5) Certidão do recurso dos Autos Cíveis em que são autores António Mariano Goulart e outros e ré a Irmandade do Santíssimo Sacramento (1895-04-13).

Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes (1859-1951)
UCP/BUJPII RCVMG/AAVMG · Subfundo · 1892 - 1952
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Conjunto documental referente à vida familiar e pessoal de Amélia Augusta Vaz Monteiro Gomes, destacando-se a informação relativa à transferência e alienação de direitos sobre bens imobiliários, nomeadamente contratos de arrendamento, anotações sobre a alienação de imóveis, documentos respeitantes à justa composição de conflitos de interesses no âmbito da delimitação de propriedades, certidões de testamentos e outros documentos respeitantes à partilhas de bens.
Integra também documentação contabilística, como registos de controlo de despesas e comprovativos de pagamentos efetuados.
Compreende ainda correspondência com informação, entre outros dados, sobre o quotidiano familiar e sobre a administração de propriedades familiares, destacando-se o prédio rústico denominado Vale da Vaca.

Sem título
04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
PT SCR MGVS · Fundo · 1899-1961

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
05. Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus
PT PSN AOCJ · Fundo · 1900 - 1999

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da associação do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus.

Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus
Recortes de imprensa
UCP/BUJPII RCVMG/02 · Série · 1901-05-17 - 1982-03-09
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Inclui recortes de imprensa sobre os mais variados assuntos, destacando-se a informação sobre Timor e acerca dos trabalhos literários de Ruy Cinatti, bem como os obituários de familiares do autor.
Integra também diversos números dos seguintes periódicos: "A Voz de Timor" (1959, 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1969, 1970, 1971, 1972, 1974 e 1975); "Jornal da Mocidade Portuguesa" (1939); "Acção" (1941); "Ala" (1943 e 1944); "Itinerário" (1943, 1944 e 1945); "Le Journal des Poètes" (1952); "O Debate" (1954 e 1955); "Diário de Coimbra" (1956); "Távola Redonda (1962); "Diário Popular" (1971); "O Templário" (1975); "O Retornado" (1976); "Jornal Novo" (1976 e 1977); "Diário de Notícias" (1977 e 1982); "A Luta" (1977); "Jornal de Notícias" (1977); "O Gaiato" (1981, 1982 e 1984); "O Ponto" (1982); "Gazeta de Felgueiras" (1985); "Letras e Artes" (1981); "Notícias da Huila" (1935, 1036).
Engloba, ainda, suplementos de diversos números das seguintes publicações periódicas: "Boletim Eclesiástico da Diocese de Díli" (1963); "Minas Gerais" (1967, 1976, 1977, 1980, 1981 e 1982).