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Descrição arquivística
Gestão da qualidade
PT/CP AHCP/B/L · Subsecção · 2005 - 2018
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à gestão da qualidade por parte da Cáritas Portuguesa. Para dar cumprimento à exigência de standards internacionais, a certificação da qualidade teve início na Cáritas em 2016. Os standards mínimos de gestão foram introduzidos, em 2015, com o objetivo de capacitar e melhorar a gestão dos membros da Confederação Caritas, incentivando a aprendizagem mútua.

Cáritas Portuguesa
Cooperação Internacional
PT/CP AHCP/B/I · Subsecção · 1990 - 2022
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

A criação do departamento de Cooperação Internacional da Cáritas Portuguesa iniciou-se nos finais da década de 1990, decorrente da crescente participação de elementos da instituição em diversos congressos internacionais e em campanhas de financiamento internacional, na maioria das vezes com fundos da União Europeia. Até então, as funções de acompanhamento de projetos internacionais estavam a cargo do Presidente da Cáritas ou alguém nomeado pela instituição. Com o aumento e diversificação de eventos – quer de promoção de financiamento, quer de colóquios cujo tema fosse a Cooperação Internacional – levou à necessidade de criação deste departamento, que coordena e representa a instituição em diversos projetos. A subsecção contém documentação relativa a: congressos nacionais e internacionais; visitas ou delegações de entidades congéneres (Secours Catholique, Caritas Alemã, ONG's); participação em reuniões de Caritas Espanha, Caritas Europa e Internacionalis, Caritas Brasil; gestão de pedidos de ajuda.

Cáritas Portuguesa
Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa
PT/CP AHCP · Fundo · 1946 - 2023

Fundo documental produzido pela Cáritas Portuguesa, desde 1946, ainda como União de Caridade Portuguesa. Contém documentação produzida e com tramitação por: órgãos de direção, com distintas configurações e competências ao longo do tempo, e, no geral, relacionada com as deliberações de fundo, os objetivos estratégicos, a planificação de atividades, os modelos de organização interna, os membros (Cáritas Diocesanas) e as funções de representação institucional; serviços e departamentos internos, estruturados de modos muito distintos ao longo do tempo (com escasso grau de autonomia nos anos 1940 e 1960 e reduzidos ao mínimo em boa parte da década de 1990), e direcionados para a implementação das decisões fixadas pelos órgãos de direção; no curso dos programas de ação, em alguns casos com estruturas de funcionamento próprio e que concentraram grande parte das atividades da Cáritas Portuguesa, em outros casos marcados por projetos pontuais ou de curta duração e que requereram menor densidade de recursos na sua execução.

Cáritas Portuguesa