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Descrição arquivística
02. Santuário de Cristo Rei
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Comemorações do 25º aniversário do Monumento a Cristo Rei: Celebração de ação de graças no Monumento

Reportagem fotográfica das celebrações do 25º aniversário do Monumento a Cristo Rei. Contém imagens da celebração de ação de graças no Monumento, com a presença do bispo auxiliar de Lisboa, D. Albino Cleto, e do reitor do Santuário, o cónego Manuel Jesus Ferreira Pires de Campos. Inclui ainda fotografias da imagem de Nossa Senhora de Fátima na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, de onde partiu em procissão.

Legislação e regulamentos

Conjunto documental constituído por escritos, provisões, decretos, cartas e certidões, emanados da Santa Sé, do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal. Integra os decretos determinando a Ereção Canónica do Santuário (26 de maio de 1957, cópia) concedendo autorização para a exposição do Santíssimo, a carta agradecendo a colaboração de padres que deixam as funções, decretos e provisões nomeando os reitores, a Comissão Administrativa, o Gabinete Técnico e o Conselho Económico. Inclui também o Decreto da Penitenciaria Apostólica (Roma, 18 de janeiro de 2013) concedendo indulgência plenária aos peregrinos do Santuário. Integra ainda o Manual administrativo e financeiro da diocese. Os diplomas por vezes têm junto anexos tais como estudos sobre a aplicação da Concordata de 2004, palavras pronunciadas pelo quarto reitor na cerimónia de tomada de posse e os curricula de membros dos órgãos consultivos e de apoio técnico.

Registos dos eclesiásticos que celebraram missa no Santuário

Registos dos sacerdotes, bispos e cardeais que celebram missas no Santuário. Discriminam as datas, nomes, diocese de origem, residência e função. As folhas do livro possuem para tal os campos: Dies celebrationis, nomen, diocesis incardinationis, domicilium actuale e munus. O livro está na sacristia em lugar visível e são os próprios eclesiásticos que elaboram o respetivo registo. Tem termo de abertura assinado pelo primeiro reitor em 25 de outubro de 1959. O livro é igual aos que eram usados no Santuário de Fátima e foi cedido pelo referido Santuário ao primeiro reitor em 9 de julho de 1959 (ver série PT-SCR/FSCR/BA/06).

Assuntos gerais do pessoal

Documentação relativa à regulamentação e gestão do pessoal, composta por cópias de legislação civil, instruções e ordens de serviço, avisos, mapas de horários de trabalho, listas de funcionários, relações de funcionários com os respetivos vencimentos e correspondência sobre o valor dos vencimentos.

Registos de propriedades

Processos relativos à aquisição de parcelas de terreno e ao registo do Santuário, nas repartições de finanças e nas conservatórias do Registo Predial. Incluem cartas geográficas, peças desenhadas, requerimentos, certidões e correspondência.

Documentos de despesa

Conjunto dos documentos relativos às despesas do Santuário com a aquisição de produtos de higiene e limpeza, material de escritório, produtos de consumo para o bar, artigos religiosos e livros para as lojas e materiais de construção para obras de construção, ampliação e manutenção. Inclui as faturas do empreiteiro Severo de Carvalho.

Processos de batismo

Processos relativos aos pedidos de autorização às paróquias de origem, para realizar batismos no Santuário. São instruídos com certificados de matrimónio religioso e civil dos pais, participações às paróquias, comprovativos do Registo Civil. Depois da extinção do Vicariato Paroquial de Cristo Rei, esta documentação passou a ser produzida pela Capela do Santuário (ver série PT-SCR/FSCR/AA/06).

Comemorações do 25º aniversário do Monumento a Cristo Rei: Procissão noturna da igreja do Sagrado Coração de Jesus para a basílica da Estrela

Reportagem fotográfica da procissão noturna da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, que partiu da igreja do Sagrado Coração de Jesus com destino à basílica da Estrela. Esta cerimónia foi presidida pelo cardeal-patriarca D. António Ribeiro.

Correspondência técnica

Correspondência trocada pelo Eng. Francisco de Mello e Castro no exercício das suas funções de apoio ao Santuário em questões técnicas, com o Gabinete da Ponte sobre o Tejo e com o respetivo diretor José do Canto Moniz; com os serviços da Câmara Municipal de Almada; com a Sotécnica Lda e com o Eng. Alexandre Bobone. A correspondência tem em anexo peças desenhadas e cópias de legislação, sendo remetida para o Secretariado do Monumento na R. dos Douradores, que a fazia chegar ao Eng. Mello e Castro. Os assuntos tratados incluem a realização de vistorias, arranjos e reparações no Monumento, negociações com a Câmara Municipal de Almada sobre os reservatórios de água; parecer sobre a urbanização de propriedades adjacentes aos terrenos do Santuário e negociações com o Gabinete da Ponte Sobre Tejo, sobre as expropriações e os arranjos urbanísticos decorrentes da construção da ponte.

Francisco de Mello e Castro

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