Contém documentação apreciada e produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral da irmandade. Inclui atas das sessões, documentação referente à eleição dos corpos gerentes, correspondência expedida e recebida e ainda registos de presença dos irmãos nas sessões realizadas.
Contém documentação gerada pelo orgão gerente encarregue da administração dos bens e rendimentos da irmandade, conhecido nos estatutos de 1911 com a denominação de "Mesa". Compreende a documentação do expediente administrativo, da qual destacamos os estatutos, as atas e termos das sessões da Mesa da Irmandade, correspondência recebida e expedida, processos de aprendizagem e ingresso de irmãos na irmandade, inventários e catálogos de bens, processos de assistência e beneficência, e sentenças cíveis; da documentação referente à gestão financeira, destacamos os documentos de despesa e receita com posse, manutenção, construção e reparação de propriedades, nomeadamente com obras realizadas na ermida de Nossa Senhora da Oliveira, várias despesas com festividades, avaliações de bens móveis e imóveis, várias contas e orçamentos gerais.
Série constituída por dois livros “especiais” pertencentes à Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação: o livro de Memórias Úteis e o da Genealogia da Condessa de Pontével, fundadora da Igreja e Freguesia de Nossa Senhora da Encarnação.
Esta secção é constituída pelos conjuntos documentais que certificam a actividade financeira do Montepio Eclesiástico do Reino, a saber: os documentos comprovativos da receita e despesa do Montepio (1846-1860), as contas da receita e despesa e relatório da Junta Administrativa do Montepio (1855-1856) e os recibos do pagamento de quotas dos sócios do Montepio (1857-1860).
Integra esta secção o conjunto documental referente aos sócios do Montepio Eclesiástico do Reino, constituído por uma relação dos sócios (1845).
Os bens temporais da Igreja Católica, em conformidade com o Código de Direito Canónico, constituem os ativos que a Igreja católica possui, designadamente propriedades, dinheiros, créditos e outros bens intangíveis. Este define que a Igreja Católica, por “direito originário, independentemente do poder civil, pode adquirir, conservar, administrar e alienar bens temporais para prosseguir os fins que lhe são próprios”. Neste contexto, o pároco, sob a autoridade do Bispo diocesano, atua como administrador destes bens na sua paróquia. A Paróquia de São Nicolau, como subdivisão territorial dentro da Igreja Católica Romana, no cumprimento das suas obrigações estabelecidas no direito canónico, produziu e acumulou documentação administrativa patrimonial e financeira.
Paróquia de São NicolauDocumentação produzida e acumulada por Ruy Cinatti no âmbito da sua vida pessoal, concretamente: curricula vitae; notas curriculares; documentos de identificação; certificados de vacinação; exames complementares de diagnóstico, registos de admissão a consultas e registos pessoais de temperatura e medicação; receitas médicas e farmacêuticas; bilhetes, programas e folhas de sala de espetáculos; programas de reuniões artísticas e culturais; recordações de jantares sociais; propostas de adesão a sociedades; certidões; convocatórias; certificados e diplomas; bilhetes de viagens; autorizações de saída de território nacional; folhetos e prospetos de divulgação turística; ementas de refeições; recordações de viagens; memórias e diários; entrevistas e testemunhos de Ruy Cinatti; cartões de visita e ex-libris; listas e fichas bibliográficas; pagelas; notas e apontamentos.
Documentação referente à vida escolar e académica de Ruy Cinatti. Inclui apontamentos, diplomas, registos de avaliações, entre outros documentos de Ruy Cinatti enquanto aluno do Colégio Arriaga; do Colégio de Nuno Álvares; do Liceu Passos Manuel; da Summer School da University College of the South West of England; da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa; da University College London; da University of Oxford.
Contém documentação produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral. Inclui atas das sessões e documentação referente às eleições para o corpo gerente da irmandade.
Esta secção integra a documentação referente aos irmãos da Irmandade dos Clérigos Pobres, constituída por uma série de cartas patente de irmãos (1843-1877).