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Descrição arquivística
Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa Subsecção
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Estrutura orgânica e funcional

Subsecção composta por documentação sobre a estrutura da Cáritas Portuguesa, as suas competências e diretrizes de organização interna: estatutos, regulamento e circulares.

Cáritas Portuguesa

Corpos sociais

Subsecção composta por documentação referente à composição e à atuação dos corpos sociais da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Os sucessivos estatutos configuraram distintos órgãos sociais, dotados de competências distintas entre si: Conselho Geral (estatutos de 1956), Assembleia Geral (1976), Conselho Geral (2000), Comissão Permanente da Assembleia Geral (1976), Comissão Permanente (2000), Comissão Central (1956), Direção Nacional (1976). Na conjuntura pós-1974, foram formados órgãos temporários: Direção Interina e Comissão Instaladora. Não existe documentação emanada dos órgãos sociais previstos nos estatutos de 1946.

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Atividade dirigente

Subsecção composta por documentação relativa à atividade desenvolvida pelos sucessivos presidentes da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Contém correspondência geral com órgãos de soberania, organismos da Administração do Estado e entidades eclesiásticas, assim como documentação típica do gabinete dos sucessivos presidentes, como pastas de trabalho sobre matérias muitos específicas e/ou sensíveis, espólios pessoais de figuras marcantes da organização, enquanto assistente, dirigente e colaborador com funções de chefia dos serviços (Pe. José Mendes Serrazina e Delfina Ruivo).

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Cáritas Diocesanas

Subsecção composta por documentação referente às Cáritas Diocesanas, enquanto membros da Cáritas Portuguesa e com assento na Assembleia Geral (desde 1976) e no Conselho Geral (desde 2000). Contém nomeações, correspondência, relatórios de atividades e iniciativas promovidas.

Cáritas Portuguesa

Representação e cooperação institucional

Subsecção composta por documentação referente à representação da Cáritas Portuguesa em diferentes entidades e à cooperação com organizações com objetivos convergentes. Responsabilidade dos órgãos de direção, a representação e a cooperação justificaram protocolos, a formação de outras organizações, a participação em projetos, iniciativas, seminários ou colóquios.

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Recursos humanos

Subsecção composta por documentação relativa à gestão de recursos humanos da Cáritas Portuguesa. A documentação está relacionada com a admissão de novos funcionários, a gestão dos funcionários efectivos e eventuais, distribuídos pelos vários serviços da Cáritas, internos (como sejam, os escritório, o armazém, ou a contabilidade) ou externos, no caso programas pontuais, e o processamento e pagamento de salários e contribuições para a Segurança Social, assim como à receção dos curricula de candidatos a colaboradores.

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Expediente

Subsecção composta por copiadores de correspondência expedida e pela correspondência recebida pela Cáritas Portuguesa, desde o início da década de 1990.

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Gestão financeira

Subsecção composta por documentação referente às operações financeiras realizadas pela Cáritas Portuguesa. Organizada por anos, contém: contas e orçamentos, balancetes, diários, extratos, faturação, controlo de movimentos bancários e registos contabilísticos.

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Património

Subsecção composta por documentação relativa à gestão do património da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo, incluindo legados e heranças.

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