Showing 29 results

Archival description
Corpos sociais
PT/CP AHCP/A/B · Sub-section · 1956 - 2018
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à composição e à atuação dos corpos sociais da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Os sucessivos estatutos configuraram distintos órgãos sociais, dotados de competências distintas entre si: Conselho Geral (estatutos de 1956), Assembleia Geral (1976), Conselho Geral (2000), Comissão Permanente da Assembleia Geral (1976), Comissão Permanente (2000), Comissão Central (1956), Direção Nacional (1976). Na conjuntura pós-1974, foram formados órgãos temporários: Direção Interina e Comissão Instaladora. Não existe documentação emanada dos órgãos sociais previstos nos estatutos de 1946.

Untitled
Atividade dirigente
PT/CP AHCP/A/C · Sub-section · 1946 - 2016
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à atividade desenvolvida pelos sucessivos presidentes da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo. Contém correspondência geral com órgãos de soberania, organismos da Administração do Estado e entidades eclesiásticas, assim como documentação típica do gabinete dos sucessivos presidentes, como pastas de trabalho sobre matérias muitos específicas e/ou sensíveis, espólios pessoais de figuras marcantes da organização, enquanto assistente, dirigente e colaborador com funções de chefia dos serviços (Pe. José Mendes Serrazina e Delfina Ruivo).

Untitled
Cáritas Diocesanas
PT/CP AHCP/A/E · Sub-section · 1948 - 2013
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente às Cáritas Diocesanas, enquanto membros da Cáritas Portuguesa e com assento na Assembleia Geral (desde 1976) e no Conselho Geral (desde 2000). Contém nomeações, correspondência, relatórios de atividades e iniciativas promovidas.

Untitled
PT/CP AHCP/A/F · Sub-section · 1946 - 2019
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à representação da Cáritas Portuguesa em diferentes entidades e à cooperação com organizações com objetivos convergentes. Responsabilidade dos órgãos de direção, a representação e a cooperação justificaram protocolos, a formação de outras organizações, a participação em projetos, iniciativas, seminários ou colóquios.

Untitled
Recursos humanos
PT/CP AHCP/B/A · Sub-section · 1952 - 2021
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à gestão de recursos humanos da Cáritas Portuguesa. A documentação está relacionada com a admissão de novos funcionários, a gestão dos funcionários efectivos e eventuais, distribuídos pelos vários serviços da Cáritas, internos (como sejam, os escritório, o armazém, ou a contabilidade) ou externos, no caso programas pontuais, e o processamento e pagamento de salários e contribuições para a Segurança Social, assim como à receção dos curricula de candidatos a colaboradores.

Untitled
Expediente
PT/CP AHCP/B/B · Sub-section · 1978 - 2020
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por copiadores de correspondência expedida e pela correspondência recebida pela Cáritas Portuguesa, desde o início da década de 1990.

Untitled
Gestão financeira
PT/CP AHCP/B/C · Sub-section · 1947 - 2017
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente às operações financeiras realizadas pela Cáritas Portuguesa. Organizada por anos, contém: contas e orçamentos, balancetes, diários, extratos, faturação, controlo de movimentos bancários e registos contabilísticos.

Untitled
Património
PT/CP AHCP/B/D · Sub-section · 1956 - 2013
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação relativa à gestão do património da Cáritas Portuguesa ao longo do tempo, incluindo legados e heranças.

Untitled
Contencioso
PT/CP AHCP/B/E · Sub-section · 1962 - 1994
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente a questões de conflito jurídico e passíveis de tramitação nas instâncias judiciais, abrangendo as áreas laboral, cível e penal.

Untitled
Comunicação e imagem
PT/CP AHCP/B/F · Sub-section · 1948 - 2023
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação referente à área de comunicação e imagem da Cáritas Portuguesa. Abrange a conceção e a promoção da estratégia de comunicação, interna e externa, assumindo um cariz transversal aos diferentes departamentos e programas.

Untitled
Arquivo
PT/CP AHCP/B/G · Sub-section · 1966 - 2021
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subeccção composta por documentação de suporte e de apoio à decisão na área do arquivo, centro de documentação e índices de processos nas subsecções Acolhimento Temporário de Crianças, Postos de Trabalho e Ajuda Alimentar.

Untitled
PT/CP AHCP/B/H · Sub-section · 2003 - 2020
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Subsecção composta por documentação produzida pelo Núcleo de Observação Social, formado em 2008, para identificar problemas sociais registados nos serviços de atendimento social nas Cáritas Diocesanas e em outras instituições sociocaritativas da Igreja Católica, analisar as possibilidades de solução e formular recomendações.

Untitled
Cooperação Internacional
PT/CP AHCP/B/I · Sub-section · 1990 - 2022
Part of Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

A criação do departamento de Cooperação Internacional da Cáritas Portuguesa iniciou-se nos finais da década de 1990, decorrente da crescente participação de elementos da instituição em diversos congressos internacionais e em campanhas de financiamento internacional, na maioria das vezes com fundos da União Europeia. Até então, as funções de acompanhamento de projetos internacionais estavam a cargo do Presidente da Cáritas ou alguém nomeado pela instituição. Com o aumento e diversificação de eventos – quer de promoção de financiamento, quer de colóquios cujo tema fosse a Cooperação Internacional – levou à necessidade de criação deste departamento, que coordena e representa a instituição em diversos projetos. A subsecção contém documentação relativa a: congressos nacionais e internacionais; visitas ou delegações de entidades congéneres (Secours Catholique, Caritas Alemã, ONG's); participação em reuniões de Caritas Espanha, Caritas Europa e Internacionalis, Caritas Brasil; gestão de pedidos de ajuda.

Untitled