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Descrição arquivística
Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/025 · Documento composto · 2002-12-31 - 2007-01-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

"Balancete Razão" e "Balancete Analítico" da Contabilidade Geral mensal. Apresentam o n.º de conta, descrição, movimentos do mês (débito e crédito) e acumulados (débito, crédito, saldo devedor, saldo credor) e referem-se às seguintes rubricas: depósitos à ordem, depósitos a prazo, títulos negociáveis, fundo de obras, resultado líquido do exercício; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Constam as seguintes despesas: festividades, missas, comparticipação para a paróquia, gratificação do Sacristão antigo, água, eletricidade, vigilância, seguros, taxa camarária, imposto ao Patriarcado de Lisboa, despesas bancárias, obras e reparações, donativos (legados, seminários, centro social). Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações.
Acompanham vários impressos dos movimentos mensais em cada conta bancária. Apresentam a descrição da rubrica de receita ou despesa, número, n.º de conta, valores parciais, totais e subtotais; extratos de contas bancárias e comprovativos de depósito; resumos de carteiras de títulos; ordens de pagamento e faturas de várias despesas.
Os documentos encontram-se organizados em processos correspondentes ao ano, de 2003 a 2006.

Contas da irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/073 · Documento composto · 1997-02-12 - 2002-12-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Contas da receita e despesa relativas aos exercícios de 1997, 2001 e de 2002. As contas de receita e despesa dos anos de 1997 e 2001 referem-se ao Fundo de Obras e à Administração Corrente, aprovadas em sessão de 20 de abril de 1998 (o despacho da aprovação tem data de 1998-06-08) e de 28 de março de 2001 (o despacho da aprovação tem data de 2001-08-28) respetivamente. As contas têm aposto o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa asseverando a conferência da documentação.
Incluem os seguintes documentos: extratos de contas da irmandade de 1 de janeiro a 31 de dezembro; saldos relativos à administração corrente e do fundo de obras de 2001; relatório e contas da gerência da direção, o qual inclui plano de atividades para 2002, orçamento para o exercício de 2002; documentos de contabilidade geral: balancetes mensais do razão saldo devedor/crédito; balancetes mensais analíticos; apuramento de resultados líquidos; diário de movimentos contabilísticos antes dos impostos; apuramento de resultados correntes; apuramento de resultados extraordinários; apuramento de resultados financeiros; apuramento de resultados operacionais; diário de movimentos contabilísticos; extratos bancários; folhas de operações bancárias diversas; folhas de bancos; folhas de caixa; folhas de recebimentos e pagamentos.
Integra ainda, extratos de contas (movimentos) e ordens de pagamento; faturas; faturas-recibo; recibos; talões de depósitos em numerário; notas correspondentes a verbas de despesas e de receita, ordens de pagamento; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de donativos/quotas de irmãos; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de rendas; avisos de liquidação de juros; avisos de crédito; avisos de débito; recibos do guarda-noturno; saídas de caixa e respetivos extratos de conta; avisos-recibos de seguros; recibos de taxas camarárias; faturas das taxas do Patriarcado; ordens de pagamento e extrato de conta relativo a donativos aos irmãos (legados e Centro Social e Paroquial); entre outros.

Plantas das escolas. Aprovadas pelo governador civil

Desenho de uma porta; desenho de grade para escada (escala de 0.05 metro); dois planos da fachada sobre a Rua da Prata do edifício da Igreja (escala 1:200); desenho de janela; orçamento para tinteiros para a escola de São Nicolau.

Plantas das escolas rejeitadas

Projeto de ampliação de um andar proposta pela Irmandade de São Nicolau com as seguintes vistas: "Planta da linha a.b.", "Planta da escada", "Corte da linha .C D.", "Fachada sobre a Rua da Prata", "Planta dos telhados". O projeto apresenta um carimbo com a inscrição "Luís Caetano P. do Carvalho. Construtor Civil n.º 2 Mestre das Obras da Casa do Bragança e das Companhias de Seguros Fénix e Segurança do Porto"; "Planta do 1.º e 2.º andares - a parte ponteada corresponde ao piso das lojas e caves de arrecadação"; planos da "Fachada a ampliar sobre a Rua da Prata e Rua dos Douradores" e "Fachada sobre a Rua da Prata", "Planta dos Telhados"; plano do edifício da igreja com as seguintes vistas: "Corte da Linha A.B.", "Corte E.F.", "Linha J. H.", "Planta da escada", "Linha K.L.".

Paroquianos pobres da freguesia de S. Nicolau
PT PSN PSN/A/05/001 · Documento composto · [19--]
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Índice alfabético dos paroquianos pobres da freguesia de São Nicolau organizada por nome, das letras A a T. Consta o nome do paroquiano, morada, nº do fólio do livro. Inclui um requerimento para esmola e respetivo atestado passado pela Comissão Administrativa da Junta de freguesia de São Nicolau; um atestado de pobreza dactilografado passado pela Comissão Administrativa da Junta de freguesia de São Nicolau; uma relação de pobres com as seguintes informações: nº de ordem, nome do subsidiário, morada e condição (doença, velho/a, viúva e nº de filhos).

Paróquia de São Nicolau
Legados extintos

Legados extintos pelos artigos n.º 157 e 158 da lei de 20 de abril de 1911 (lei de separação da Igreja do Estado). Contém um "mapa dos encargos pios que a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa tem a cumprir anualmente", no qual constam as seguintes informações: prazo para o cumprimento dos legados (mês e dia), "Especificação dos sufrágios", esmola recebida em cada missa, "Suplicação dos sufrágios", cofre a que pertence o legado. Juntamente, encontram-se os legados extintos, respetivos encargos e certificados de cumprimento pelos capelães.

Plantas arquitetónicas

Desenho do projeto para a marquise e janelas; planta baixa do "Projeto de ampliação de um andar que a Irmandade de São Nicolau deseja mandar fazer no seu edifício, situado entre a Rua da Prata e Rua dos Douradores com frente para a Rua de São Nicolau". Apresenta a vista da fachada sobre a Rua da Prata e Douradores, a "Planta do pavimento das aulas" e vista de "Corte da linha AB e CD". Juntamente encontram-se algumas cópias sobre fundo azul; vista da fachada sobre a Rua da Prata e Douradores; duas plantas da escada das escolas sobre fundo azul. Apresenta a vista do "Corte da linha a.b", "Planta da escada", "Corte da linda C.D", planta dos telhados e vista da fachada sobre a Rua da Prata. Apresenta um carimbo com a inscrição "Luís Caetano P. do Carvalho. Construtor Civil n.º 2 Mestre das Obras da Casa do Bragança e das Companhias de Seguros Fénix e Segurança do Porto".

Vários apontamentos
PT PSN PSN/A/07/014 · Documento composto · [19--]
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Manuscrito acerca de São Bonifácio, santo e mártir cognominado «Apóstolo dos Germanos». Acompanha um outro manuscrito acerca de Santa Vitória, mártir.

Paróquia de São Nicolau
Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/023 · Documento composto · 1996-01-08 - 1996-12-30
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Impresso com "Plano de Contas do ano de 1996". Apresenta a contabilidade geral de despesa e receita. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; recibo de quantia paga à Junta de Crédito Público por juros de um empréstimo; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acham-se várias ordens de pagamento e recibos de despesas várias; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias rubricas; folha com assinatura dos inquilinos da Rua da Prata e Douradores com o valor da renda pago por cada um; várias folhas mensais de "Recebimentos e Pagamentos" com o registo do n.º de cheque relativo às receitas e valor correspondente. Nas despesas consta a descrição das despesas e respetivo valor.

PT PSN ISSNC/A/A/10/007 · Documento composto · 1889-03-31 - 1996-05-29
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Correspondência trocada entre o juiz da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau e o cónego Orlando Andrade Martins Leitão, juiz dos Encargos Pios do Patriarcado de Lisboa, sobre as esmolas aos pobres, impostas pelo legado pio de António de Almeida e Silva. Acompanham os testamentos, aprovados em Lisboa em 31 de março de 1889 e 21 de abril de 1892; participação da testamenteira Antónia Bárbara da Cunha; relação dos legados, respetivas importâncias e encargos.

Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/024 · Documento composto · 1994-11-15 - 1996-02-29
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

"Orçamentos e plano de ação para o ano de 1996 = Parecer do Concelho Assessor"; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1996; "Orçamento para o Exercício de 1996" da administração corrente e fundo de obras; "Relatório da Direção"; Várias contas do Exercício de 1995; "Relatório e contas das Gerência do exercício económico de 1995 = Parecer do Conselho Assessor"; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguinte rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acompanham várias ordens de pagamento e recibos de várias despesas; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias verbas; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1995; "Orçamento para o Exercício de 1995" da administração corrente e fundo de obras.

Contas da Irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/01/032 · Documento composto · 1989-01-31 - 1995-02-22
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentação relativa às contas de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativas aos exercícios de 1989 e 1994: o relatório e contas (existem várias cópias) da Direção da irmandade relativo a 1994 é acompanhado pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas e extratos bancários). Os documentos dizem respeito ao cofre da caridade e encontram-se organizados por verbas de despesa: Verba 1 (Festa de São Nicolau); Verba 2 (Missas de sufrágios pelos irmãos); Verba 3 (Fábrica da Igreja de São Nicolau); Verba 4 (Donativo ao ex-sacristão); Verba 5 (Água); Verba 6 (Eletricidade); Verba 7 (Expediente); Verba 8 (Transportes e vigilância); Verba 9 (Seguros); Verba 10 (Impostos Municipais); Verba 11 (Taxas do Patriarcado); Verba 12 (Donativo aos Seminários); Verba 13 (Administração do Fundo de Obras - Obras e Reparações); Verba 14 (Administração do Fundo de Obras - Despesas bancárias); e de receita (ordens/talões de ordens de receita e recibos) com as rendas das lojas; pagamento das quotas pelos irmãos e ofertas recebidas (Mealheiros); juros de depósitos bancários; de subsídios do Patriarcado para o Fundo de Obras desta irmandade. Alguns anos têm apenas algumas das verbas de despesa (1990), outros apenas as de receita (1991-1993). Os documentos relativos aos anos de 1989 e 1990 têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.

Cópia dos "Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa" de 1993, em conformidade com as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa de 1988. Contém oito capítulos que compreendem vinte e quatro artigos: Capítulo I – Da irmandade e seus fins; Capítulo II - Irmãos; Capítulo IV – Órgãos da irmandade; Capítulo V – Assembleia Geral; Capítulo VI – Direção; Capítulo VII – Conselho Assessor; Capítulo VIII – Disposições diversas.

PT PSN PSN/C/B/01/018 · Documento composto · 1982 - 1985
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

"Mapa anual da Receita e Despesa da Paróquia de S. Nicolau e São Julião". Constam as várias rubricas de receita (ofertório das missas; atos paroquiais; caixas das ofertas; depósitos funerários; receita consignada; receitas diversas) e despesa (pessoal; guisamentos; secretarias; manutenção da igreja; aquisição de móveis; obras e reparações; tributos e seguros; pagamentos por consignação de receitas; despesas extraordinárias), respetivas quantias e totais referente ao ano de 1985. "Mapa anual da Receita e Despesa da Fábrica da Igreja Paroquial de São Nicolau e São Julião". Constam as várias rubricas de receita (saldo do ano anterior; atos paroquiais; ofertório das missas; caixas das esmolas; receitas diversas; receitas extraordinárias) e despesa (ordenados; encargos sociais; livros e revistas; correio, telégrafo e telefones; águas, gás e eletricidade; obras e reparações; contribuições e impostos; seguros; móveis e utensílios; subsídios; diversos; despesas extraordinárias; pagamentos por consignação de receitas; legados pios), respetivas quantias e totais referentes ao ano de 1982, 1983 e 1984.

Paróquia de São Nicolau