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Descrição arquivística
PT PSN ISSNC/A/A/02/009 · Unidade de instalação · 1984-11-27 - 2009-06-15
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Contém seis livros de capa dura, com as atas da Comissão Administrativa e do Conselho Assessor e um livro de matrícula dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O livro de capa preta e vermelha não foi utilizado. O livro de capa castanha escura e com tecido bege na lombada e nas pontas, com a etiqueta "Conselho Assessor. Livro de atas", tem termo de abertura e de encerramento com data de 8 de novembro de 1994 e os seus cinquenta fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto, mas também não foi usado; o livro dos termos de entrada dos irmãos da irmandade tem termo de abertura com data de 24 de maio de 1994. O livro contém os números dos irmãos, nome, morada, data de nascimento, telefone, data de admissão e notas sobre a situação do mesmo ("desistiu", "faleceu", "foi para o Lar", "Tesoureiro", etc.). Vários nomes de irmãos estão rasurados indicando que já não pertencem à irmandade, outros têm um sinal de validação. Inclui um mapa da situação das cotas, o qual contém indicação do 'N.º'; 'Nome'; 'Importância'; e os anos respetivos, neste caso de 1999 a 2003; indicação das cotas que estão pagas (os irmãos falecidos ou os que desistiram foram riscados). O livro de atas das sessões e deliberações da Mesa Administrativa da irmandade tem termo de abertura e de encerramento com data de 13 de setembro de 1983. Os seus cinquenta fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto. Contém as atas de número 363, relativa à sessão de 27 de novembro de 1984, até à ata número 429, relativa à sessão de 11 de janeiro de 2001; o livro de atas da Direção tem termo de abertura e de encerramento com data de 14 de fevereiro de 2001. Os seus cem fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto. Está escrito até ao fólio doze. Contém a ata de número 430, relativa à sessão de 14 de fevereiro de 2001, até à ata número 440, respeitante à sessão de 15 de junho de 2009; o livro de atas do Conselho Assessor, comporta da ata número 1, relativa à sessão de seis de novembro de 1994, à ata número 4, relativa à sessão de 23 de março de 1995. Está escrito até ao fólio seis.

Patentes de irmãos falecidos
PT PSN ISSNC/A/A/06/007 · Unidade de instalação · [18--]-[19--]
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Patentes de admissão à Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau, com a insígnia da irmandade no topo do documento, assinadas pelo juiz, escrivão e procurador da Mesa e com o selo da irmandade. Acompanham alguns recibos do "livro da receita". Inclui patentes de outras irmandades e/ou confrarias, tais como a Confraria dos Escravos da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, Senhora das Dores; Irmandade do Arcanjo São Miguel e Almas, ereta na Paroquial Igreja de São Nicolau; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Conceição; Real Irmandade da Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, sita na Igreja da Nossa Senhora do Desterro da cidade de Lisboa; Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de Santa Madalena da cidade de Lisboa. As patentes apresentam anotações na frente e/ou no verso acerca de esmolas concedidas, data do óbito e casamentos. As patentes estão ordenadas alfabeticamente de 'A' a 'J', de Agostinho Rodolfo Sedrim a José Maria Lousada.

Dossier com lista dos elementos que constituem a Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau; ordens de pagamento de renda perpétua da Junta do Crédito Público (apenas o primeiro se encontra preenchido); extratos de conta; talões de depósitos do banco Crédito Predial Português; memorial sobre os títulos de participação que foram subscritos no Crédito Predial Português; correspondência trocada entre a Mesa Administrativa e a Caixa Geral de Depósitos relativa a diversos assuntos, entre os quais, declaração de rendimentos, boletim de assinaturas dos mesários da irmandade autorizados a movimentar a conta de depósito à ordem; convocatórias da Mesa da Assembleia Geral da irmandade enviadas pelo 1.º secretário da Mesa, para discussão e aprovação das contas da gerência (relativas aos anos económicos de 1925-1926; triénio de 1926-1927-1928; biénio de 1924-1925 e 1925-1926; 1928-1929 e 1929-1930) e para eleição da Mesa da Assembleia Geral e corpos administrativos para o biénio seguinte. No verso das convocatórias encontra-se a conta de toda a receita e despesa dos cofres do culto e da caridade da irmandade, classificada pelas diferentes verbas do orçamento; relação elaborada pelo guarda-livros referente aos empréstimos contraídos para as obras na residência paroquial (1947), instalação da Galeria de Arte Sacra e Museu (1950), limpeza exterior do edifício (1950) e para as amortizações efetuadas; um dossier contendo correspondência trocada entre a irmandade e diversas empresas de prestação de serviços, bancos e irmãos, entre outros; pasta contendo documentos sobre legados pios (ofícios enviados pelos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa confirmando a aprovação dos orçamentos ordinários e suplementares e em anexo notas de débito relativas às contas prestadas na qualidade de responsável pelos encargos pios; relações relativas aos legados pios de António de Almeida e Silva, José Joaquim Vicente de S. Romão, Maria Guilhermina Dias dos Santos, Maria das Dores Vieira Gomes, e Angélica Rosa da Silveira Condeixa. Os documentos contêm informação sobre os encargos que a irmandade tem com cada um (missas por alma do testador e familiares; esmolas ao paroquianos pobres, limpeza e conservação dos jazigos); alvarás das contas dos legados pios; pasta contendo documentos concernentes à eleição dos corpos gerentes da irmandade (provisões do Patriarca de Lisboa, Dom António II, confirmando os nomes dos irmãos eleitos em sessão da Assembleia Geral da irmandade); documentos de despesa do cofre do culto e do cofre da caridade: relação onde consta o cofre (do culto ou da caridade), o número da verba e a que corresponde, os números das ordens de pagamento e montante despendido. No interior encontram-se as respetivas ordens de pagamento, segundo o número de ordem constante na relação acima mencionada e os respetivos recibos e faturas. Os documentos têm aposto o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa em como foram conferidos. Os documentos dizem respeito aos anos de 1985, 1986, 1987 e 1988; caderneta da "Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência" (rua Áurea); pasta contendo diversos orçamentos ordinários, extraordinário e suplementares da receita e despesa da irmandade relativos aos anos económicos de 1958 a 1964; mapa com o resumo da receita e despesa dos anos de 1961 e 1962; cópia da relação das despesas com a transformação da antiga residência paroquial em "Centro Cultural para Reuniões de Intelectuais Católicos" (1962-07-07); cópias de diversas relações dos números de ordens de pagamentos e montantes segundo os cofres e as verbas; conjunto de diversos documentos de despesa, talões de algumas ordens de receita do cofre do culto e também da Caridade (relativos aos mealheiros); pasta contendo correspondência trocada entre a irmandade e entidades bancárias (boletins de subscrição de ações - pagamento das prestações com o Banco de Portugal; prova documental do ato de designação das pessoas signatárias dos recibos e de dividendos das ações); documentos relativos a companhias de seguros (inclui apólice do ramo incêndio com a "Commercial Union Assurance Company Limited").

Contas da irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/046 · Unidade de instalação · 1915-04-10 - 1990-12-01
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Caderneta da Caixa Económica de Lisboa com registo de movimentos da conta de depósito da irmandade; contas e recibos da receita com cotas e joias de irmãos, arrendamento de propriedades e mealheiros; contas e recibos de despesa com diferentes celebrações, reparações realizadas no edifício da igreja, várias aquisições e gastos de expediente; vários extratos de conta da Caixa Geral de Depósitos.

Maço contendo oito pastas com documentação diversa pertencente ao arquivo geral da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau: pasta com a inscrição na capa "Arquivo Geral" (1943 a 1969), comporta documentação (ofícios, provisões, avisos, listas de presenças de irmãos, ata da Assembleia Geral, cartas, requerimento, apontamentos, entre outros) referente a diversos assuntos entre os quais referimos: excerto do texto sobre a história da Igreja de São Nicolau para a história das freguesias de Lisboa, da autoria do engenheiro Augusto Vieira da Silva, em anexo ao ofício remetido pelo diretor dos Serviços Centrais, Jaime Lopes Dias, da 4.ª Repartição dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, solicitando ao prior da freguesia de São Nicolau que revisse e complementasse com o necessário para que os dados fossem o mais exatos possível; seis conjuntos de documentos concernentes às eleições dos corpos gerentes da irmandade (Mesa Administrativa) relativas aos anos de 1957, 1959, 1961, 1963 e 1965; correspondência trocada com inquilinos (lojas), bancos, empregados, Patriarcado de Lisboa (obras para a instalação de um Centro para Reuniões de Intelectuais Católicos; envio das contas da irmandade e respetiva documentação para aprovação); pasta com o título "Obras diversas" (1964-1978), contendo sobretudo ofícios, cartas, aviso, intimidação e contrafé de intimação relativos ao processo colocado pela Câmara Municipal de Lisboa à irmandade para a realização das obras de colocação de azulejos nas fachadas da igreja; capilha com documentos relativos às "Obras da Nova Residência Paroquial, 2.º andar, rua dos Douradores, 57" (1960-1962): ofícios, projeto e memória descritiva, plantas, licença e prorrogação da licença de obras (emanada pela Câmara Municipal de Lisboa, Direção dos Serviços de Salubridade e de Edificações Urbanas, Secção de Expediente); capilha contendo caderno de encargos e documentação relativa às obras de limpeza do edifício da igreja em maio de 1958; entre outros; capilha contendo documentação (1962-1965) relativa ao projeto da adaptação da atual residência paroquial da Igreja de São Nicolau a "Centro Cultural de Reuniões de Intelectuais Católicos"; documentação relativa a projetos de obras que alguns inquilinos de lojas da irmandade pretendem efetuar; conjunto de documentos avulsos (1924-1986) contendo, entre outros, ofícios trocados com diversas entidades sobre diversos assuntos; minutas de requerimento para prestação de contas dos legados pios ao Hospital de São José; conjunto de notas extraídas de legislação (portarias, leis, etc.) no que toca aos deveres das instituições de assistência; lista contendo os diversos seguros que a irmandade possui; documentação relativa às escolas da irmandade; pasta (1931-1965) contendo ofícios, circular, minutas, avisos, concernentes a diversos assuntos entre os quais: envio dos orçamentos ordinários, das contas e respetiva documentação para aprovação ao Patriarcado; limpeza de jazigos relativos a legados; cópias de ofícios da Comissão Revisora de Contas à Mesa Administrativa dando conta do teor das suas reuniões ordinárias; pasta (1944-1960) contendo ofícios, cartas e propostas referentes ao projeto de construção de uma residência paroquial no último piso do lado da rua da Prata dos anexos da Igreja de São Nicolau, com entrada pela rua dos Douradores, n.º 57; cartas do inquilino "Rodrigues Oculista" requerendo autorização para fazer obras de beneficiação; pasta (1922-1989) contendo documentação relativa às apólices de seguros que a irmandade tinha de proteção contra incêndios para o edifício da igreja e recheio, mobiliário escolar e utensílios próprios do ensino escolar, roupas, louças da cantina e roupa da mesma cantina e contra acidentes de trabalho; pasta (1948-1949) contendo documentação relativa à consulta feita aos advogados Acácio Furtado e Mário Furtado pela Comissão Administrativa da irmandade sobre a questão de saber se o contrato de arrendamento estabelecido com Guilhermina e Elvira Angulo e Barryo da loja do seu prédio sita na rua da prata 148, e António Pinto Gomes, envolve ou não um trespasse ou uma sublocação, para o efeito de uma possível ação de cessação de arrendamento.

PT PSN PSN/B/A/02/005 · Unidade de instalação · 1893 - 1987
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Processos de divórcio. Constam petições de nulidade do matrimónio, certidão de nulidade e respetivo acórdão (1929); processos que antecedem o matrimónio e que provam a inexistência de impedimentos civis ou canónicos à sua realização. São constituídos por licenças de recebimento do sacramento do matrimónio, certidões de batismo, certidões de proclamas dos nubentes, licenças parentais, procurações para representação dos padrinhos no casamento, petições e certidões de legitimação, certificados para efeito de casamento católico passadas pelas conservatórias do Registo Civil, entre outros (1893-1987); certidão de missa em cumprimento de legado pio, petição ao patriarcado para realização de festividade em honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, entre outros (1922-1943).

Paróquia de São Nicolau
Processos de batismo da Paróquia de São Nicolau
PT PSN PSN/B/A/02/002 · Unidade de instalação · 1870-05-23 - 1987-12-13
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Processos que antecedem a administração do sacramento do batismo e de posterior legitimação. São constituídos por certidões de batismo; procurações para apadrinhamento do batismo; permissões passadas pelo patriarcado de Lisboa para administração do sacramento do batismo; "Índice Alfabético dos Batismos da Paróquia de São Nicolau e São Julião" do ano de 1911 a 1939. Apresenta o nº do assento, nome dos batizados, nome dos pais, nº da folha; entre outros; assentos de batismo de 12 de abril de 1987 a 13 de dezembro 1987.

Paróquia de São Nicolau
PT PSN ISSNC/A/B/04/078 · Unidade de instalação · 1980-05-19 - 1987-09-30
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro de contas de receita (rendas; donativos; peditórios; cotas; juros da renda perpétua, entre outras) e despesa (vencimentos do guarda noturno; eletricidade; água; gastos de expediente; seguros; sufrágios; esmolas relativas a legados, entre outras)
da irmandade entre 1980 e 1987. No interior da capa e na folha preliminar foram anotados nomes de padres e nomes, moradas e contactos telefónicos de diversas pessoas.

[Francisco José de Sousa Gomes]
PT UCP/CEHR AGBC/C/U/012 · Unidade de instalação · 1906-[?]-[?] - 1985-09-15
Parte de Arquivo Guilherme Braga da Cruz

Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz acerca do seu avô materno, Francisco José de Sousa Gomes, provavelmente por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento. Brochura "Exposição elementar da Theoria da valência dos elementos e dos Radicaes", da autoria de Francisco José de Sousa Gomes, publicado em separata da "Revista chimica pura e aplicada", em 1906. Folha manuscrita com a referência de todos os proprietários da referida "pasta rica" ou "pasta de luxo", pasta académica usada inicialmente por José Ribeiro Perry e que posteriormente Guilherme Braga da Cruz usou (na 4ª geração). Este documento é póstumo, uma vez que contém referências à utilização da pasta até à 6ª geração (1989-1990). Fotocópia de dados biográficos e artigo de José Subtil intitulado “O ‘Diário da Manhã’ e a Sociedade das Nações (1931/34)”.