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Descrição arquivística
Administração

Integra documentação concernente à estrutura orgânica, funcionamento e história da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau; à vida interna da própria instituição; aos acontecimentos, termos e deliberações relevantes; à proveniência e gestão financeira dos seus bens móveis e imóveis; à administração dos legados pios e capelas; ao controlo patrimonial pela elaboração de inventários; ao sufrágio das almas dos irmãos e devotos; à sua relação com os membros dos corpos gerentes, com os irmãos, inquilinos e foreiros, paroquianos e entidades administrativas, bancárias e congéneres; à representação da irmandade nos litígios e ações judiciais; aos atos e festividades relacionados ao culto ao Santíssimo e a Nossa Senhora da Caridade; à assistência e beneficência aos irmãos e paroquianos pobres; à alfabetização e preparação de alunos de ambos os géneros, filhos de irmãos e paroquianos pobres, para a admissão aos liceus, à assistência com vestuário, alimentação, cuidados de saúde e a distribuição de prémios pecuniários aos aprovados nos exames; às questões relativas aos processos de obras de beneficiação do templo ou das propriedades que a irmandade administra.

Gestão financeira
PT INSE ISSIE/GF · Secção · 1605 - 1995
Parte de Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Nesta secção reúnem-se todos os conjuntos documentais que testemunham a administração financeira da Irmandade: orçamentos e contas de gerência (1841-1985), registo de orçamentos (1931-1946); livros de receita e despesa dos tesoureiros (1752-1763), os subconjuntos de livros de receita do tesoureiro (1763-1804), de despesa do tesoureiro (1763-1805), de administração das capelas e outros legados pios (1720-1768) e de despesa de obras (c. 1775-1824); inclui-se ainda nesta secção as séries de receita e despesa da Fábrica da Igreja (1753-1802), dos documentos comprovativos das receitas e despesas (1724-1882 e 1934-1987), receita e despesa do andador (1775-1802) e a subsérie de registo de receita e despesa da Fábrica, quando o seu registo estava à responsabilidade do Procurador (1804-1827), a de demonstração das despesas anuais da Irmandade (1806), escrituração mensal da Irmandade (1806-1807), conta da receita e despesa do tesoureiro (1806-1822), tombo dos bens e rendimentos da Irmandade (1806-1820), conta corrente com os devedores e credores da Irmandade (1771-1822) e com o procurador da Mesa (1812-1817), de registo de conhecimentos (1814-1846), as séries de livros Diário (1822-1947), Cofre e Contas (1822-1843 e 1844-1945), Razão (1822-1864), receita por lembrança (1822-1828), Livro dos Padrões (1822-1834) e cartas de padrão (1605-1813), extractos de contas por verbas orçamentais (1890-1892), Legados Pios (1891-1946), de receita e despesa da imagem do Senhor Jesus dos Passos (1904-1910), Livro Caixa da Comissão Administrativa (1911-1912) e da Irmandade (1938-1986), a de balanço da despesa (1934-1938), a de livro de verbas (1978-1985), de movimento diário de receita e despesa (1993-1995), as séries de livros de guias de despesa (1901-1909) e de receita (1923-1924), das cadernetas de recibos de quotas pagas pelos irmãos (1894-1971), recibos de donativos e jóias (1922-1938), verbetes para a passagem de quotas (1936), lista de donativos para obras (1939) e a colecção de recibos de rendas de casas (1911-1979). Esta secção inclui ainda duas subsecções: Cofre dos Socorros (1893-1935) e Conta Particular do Tesoureiro Colffs (1790-1803).

Gestão institucional
PT PSN PSN/A · Secção · 1591 - [19--]
Parte de 01. Paróquia de São Nicolau

Compreende documentação produzida, recebida e acumulada pela Paróquia de São Nicolau da cidade de Lisboa no âmbito da sua gestão institucional. Inclui documentação que fixa e explana a sua estrutura orgânica, o seu funcionamento e atividade dos órgãos e demais entidades que lhe são subordinadas. Constam estatutos, atas, coleções de legislação, sentenças, relações de paroquianos, apresentações de benefícios eclesiásticos pertencentes à paróquia de São Nicolau, memórias, apontamentos, correspondência recebida de diferentes entidades, entre outros documentos.

Paróquia de São Nicolau
Comissão de obras
PT INSE ISSIE/CO · Secção · [Post. a 1819] - 1880
Parte de Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Esta secção é constituída pelos diversos conjuntos documentais relativos às obras realizadas na Igreja e noutros imóveis pertencentes ou a cargo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e aqueles que foram produzidos pela Comissão encarregue de terminar as obras de reedificação da Igreja e do Projecto Gratuito. Incluíram-se aqui as séries de registo das conferências da Comissão de Obras (1820-1824), projecto de Empréstimo Gratuito (1819), receitas e despesas do Cofre das Obras (1820-1825), empréstimo para a obra da Igreja (1820-1880), receita proveniente dos peditórios para as obras (1822) e os documentos referentes às rifas, cujo produto se destinava também a custear as obras (1822).

Gestão de património
UCP/BUJPII RCVMG/B · Secção · 1942-05-16 - 1984-07-18
Parte de Ruy Cinatti Vaz Monteiro Gomes

Documentação referente à gestão do património de Ruy Cinatti, nomeadamente cadernetas prediais, escrituras de compra e venda, inventários de bens, procurações, orçamentos e cadernos de encargos, títulos de registos de propriedades, projetos, plantas e desenhos de arquitetura.

Formação
PT UCP/CEHR AALN/B · Secção · 1894 - 1944
Parte de Arquivo Professor António Lino Neto

Conjunto documental referente à vida de António Lino Neto como estudante. Integra correspondência com informação referente à sua passagem pelo Liceu Mouzinho da Silveira, em Portalegre, e pela Universidade de Coimbra, entre 1894 e 1899, onde se licenciou em Direito.

Vida social e religiosa
PT UCP/CEHR AALN/D · Secção · 1875 - 1961
Parte de Arquivo Professor António Lino Neto

Conjunto documental que reflecte a intervenção e as interacções de António Lino Neto em diversos espaços, organismos e instituições. Integra correspondência, artigos de imprensa, discursos, entrevistas, escritos diversos, comprovativos de nomeações, inscrições e de pagamentos efectuados, entre outros documentos, que expõem os seus contactos, a sua acção e a sua influência em diversos contextos da sociedade portuguesa. Destaca-se a cooperação com associações de socorros, instituições de assistência à saúde, de assistência infantil e de apoio à pobreza; a colaboração com associações católicas de leigos; os contactos estabelecidos com diversos membros da hierarquia eclesiástica e a actuação a favor das ordens e congregações católicas; a participação em congressos e encontros católicos (excepto os congressos promovidos pelo Centro Católico Português); a colaboração em diversos periódicos. Para além das relações enquadradas institucionalmente, importa salientar o considerável número de documentos, sobretudo correspondência recebida e expedida (cópias), respeitante às interacções sociais, de carácter deal, estabelecidas entre António Lino Neto e diversas entidades singulares (indivíduos). Estes documentos evidenciam a sua actuação em diferenciadas redes sociais, revelando também detalhes ao nível das suas sensibilidades, preocupações, motivações e vivências no campo cívico e religioso.

Práticas Profissionais
PT UCP/CRCW CDMA/B · Secção · 1936 - 2014
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção está dividida em três séries - a primeira contém a documentação produzida por antigas alunas do Curso Superior de Serviço Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - quer enquanto alunas, quer posteriormente nas diversas actividades e locais de trabalho da sua carreira profissional. A segunda série é constituida pelo projecto Ao encontro da memória, organizado e desenvolvido por Margarida Abreu nos anos de 2005-2007. Por fim uma terceira série relativa à Carreira Profissional que engloba toda a documentação relativa a evolução da carreira profissional de assistente social.

Margarida Abreu
Entidades de Assistência Social
PT UCP/CRCW CDMA/D · Secção · 1950 - 2013
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém documentos relativos a entidades que prestam Assistência Social, como os Centros Regionais de Segurança Social, a Comissão de Assistentes Sociais e Assistentes Familiares, o Centro de Observação e Orientação Médico-Pedagógico, a Casa Pia de Lisboa, entre outras.

Margarida Abreu
Legislação
PT UCP/CRCW CDMA/F · Secção · 1930 - 1999
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção contém impressões de legislação publicada no Diário do Governo e no Diário da República, acerca da regulamentação da carreira (acesso, atribuições funcionais), de quadros de pessoal (assistente social) em organismos do estado.

Margarida Abreu
Formação
PT UCP/CRCW CDMA/A · Secção · 1935 - 2013
Parte de Coleção documental Margarida Abreu

A secção está dividida em cinco séries: a primeira contém a documentação relativa às escolas de Serviço Social portuguesas representadas no acervo: cada uma delas contém a documentação reunida por Margarida Abreu, fruto do seu próprio espólio ou de doações. Na segunda série foi reunida a documentação relativa às escolas estrangeiras que ministraram cursos de Serviço Social, na terceira sebentas e trabalhos académicos, na quarta documentação relativa a outras formações, na quinta seminários e congressos.

Publicações impressas
PT/FAV CDAV/D · Secção · 1930 - 1953
Parte de Coleção documental Abel Varzim

Secção composta por cópias e transcrições dos textos impressos de Abel Varzim, em colunas regulares de jornais noticiosos, em diferentes órgãos da imprensa especializada do catolicismo português e em monografias. As temáticas abrangidas são múltiplas, da religião à economia, passando pelo trabalho e pelo sindicalismo.

Abel Varzim
Departamentos e serviços
PT/CP AHCP/B · Secção · 1947 - 2023
Parte de Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

Secção composta por documentação referente às funções de gestão corrente da Cáritas Portuguesa, exercidas por quadros próprios, colaboradores ou voluntários, na execução das diretrizes fixadas pelos corpos sociais para a prossecução dos objetivos gerais: recursos humanos, expediente, gestão financeira, património, contencioso, comunicação e imagem, arquivo e núcleo de observação social. Em alguns casos, estas funções, sobretudo internas, abrangeram alguns programas, mas não se autonomizaram de forma a garantir em exclusivo a sua gestão.

Cáritas Portuguesa