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Atividades de lazer

Documentação reunida por Guilherme Braga da Cruz no contexto das suas atividades de lazer, nomeadamente eventos de música, viagens e filatelia, pela qual nutria uma especial paixão.

Atividades jurídicas

Conjunto documental produzido por Guilherme Braga da Cruz no decurso da sua atividade de jurista, dada a sua preparação em história do direito e em assuntos relacionados com a evolução do instituto familiar, essencialmente. Inclui documentação relativa à sua colaboração como membro da Comissão Redatora do Novo Código Civil, à qual deu o seu contributo na parte respeitante aos direitos de família, à participação gratuita como advogado de Portugal no litígio entre Portugal e a União Indiana, acerca do território de Damão e dos enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli, e à sua filiação à Associação Jurídica de Braga. Além disso, inclui correspondência e peças jurídicas redigidas por Guilherme Braga da Cruz.

Vida profissional

Conjunto documental relativo à vida profissional de António Lino Neto, contemplando as actividades exercidas de modo regular e que proporcionaram compensações remuneratórias. Integra maioritariamente correspondência, recortes de imprensa e escritos diversos, produzidos e recebidos no âmbito das funções de docência, das actividades/cargos académicos e do exercício da profissão de advogado. Compreende também os vários documentos relacionados com a actividade científica de António Lino Neto, os quais, embora não conferissem uma remuneração constante, são indissociáveis dos cargos e funções académicos e de docência.

Atividades políticas

Conjunto documental que enquadra as atividades e funções de caráter político desenvolvidas por José Maria Braga da Cruz, tais como presidente da Comissão Arquidiocesana de Braga do Centro Católico Português e deputado na Assembleia Nacional pela União Nacional, bem como documentação de diversas tipologias de temática política ou conexa.

Atividades jurídicas e notariais

Conjunto documental que enquadra as atividades e funções jurídicas e notariais de José Maria Braga da Cruz, nomeadamente a de advogado e notário da Arquidiocese de Braga, advogado e notário de assuntos gerais e colaborador na redação do Estatuto da Saúde e Assistência.

Tesouraria

A tesouraria, referida na carta circular de 26 de maio de 1937, integra documentação relativa ao registo e contabilização dos valores entregues pelos subscritores e das despesas com o funcionamento e a aquisição de bens e serviços, assim como aquela tratando da elaboração da prestação de contas anual e do respetivo fecho. Assim, a documentação é constituída por cópias de recibos (por vezes acompanhados por relações de ofertas e cartões dos coletores), documentos de despesa, registos de receitas e despesas, fichas para registos das ofertas, processos que tratam do pagamento das missas por alma dos subscritores, mapas de receitas e mapas de encerramento de contas.

Assembleia Geral

Contém documentação produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral. Inclui atas das sessões e documentação referente às eleições para o corpo gerente da irmandade.

Assembleia Geral

Contém documentação apreciada e produzida no âmbito das sessões ordinárias e extraordinárias da Assembleia Geral da irmandade. Inclui atas das sessões, documentação referente à eleição dos corpos gerentes, correspondência expedida e recebida e ainda registos de presença dos irmãos nas sessões realizadas.

Irmandade

Esta secção integra a documentação referente aos irmãos da Irmandade dos Clérigos Pobres, constituída por uma série de cartas patente de irmãos (1843-1877).

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