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Descrição arquivística
Fundo
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Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado

  • PT ADST SNIP
  • Fundo
  • [1945?] - 2003

Documentação produzida e organizada pelo Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado no âmbito das suas atribuições, que incidiram em diversas obras e projetos arquitetónicos, através de serviços de consultadoria, elaboração de pareceres, planeamento, projeção de igrejas novas e intervenção em antigas. Entre a tipologia de documentos destacam-se desenhos, fotografias e documentos textuais. Contém apenas a documentação relativa a projetos e obras relativos a paróquias da circunscrição geográfica da atual diocese de Santarém que, antes da sua criação, pertenciam ao Patriarcado de Santarém.

Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado

Irmandade dos Clérigos do Porto

  • PT ICPRT IC
  • Fundo
  • 1707-00-00 a 1975-01-27

Este fundo é composto por quatro secções: Mesa, Igreja e Sacristia, Hospital e Coro da Irmandade dos Clérigos do Porto. A documentação reflecte competências de cada secção no funcionamento da Irmandade, enquanto instituição dedicada à assistência aos clérigos pobres da cidade.

Irmandade dos Clérigos do Porto

Irmandade dos Clérigos Pobres

  • PT INSE ICP
  • Fundo
  • 1843 - 1877

Este fundo documental integra documentação relativa à gestão administrativa financeira e aos irmãos da Irmandade dos Clérigos Pobres. Destacam-se deste pequeno conjunto a colecção de cartas patente pertencentes aos irmãos da Irmandade, admitidos entre 1793 e 1877.

Irmandade dos Clérigos Pobres

Irmandade de São Miguel e Almas da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

  • PT INSE ISMA
  • Fundo
  • 1756 - 1892

Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pela Irmandade de São Miguel e Almas, erecta na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, abarcando o período de 1826 a 1892, ou seja, desde a sua renovação à incorporação na Irmandade do Santíssimo Sacramento. Este fundo documental integra documentação relativa à organização e regulamentação, aos órgãos administrativos, à gestão administrativa, financeira e patrimonial da Irmandade e ainda a referente aos irmãos de São Miguel e Almas. Mais pequeno do que o fundo documental da Irmandade do Santíssimo Sacramento apresenta igualmente séries bastante completas relativas à actividade económica, documentos referentes aos irmãos, de que se destacam a colecção de cartas patente e os livros de presidências ou anuais e a documentação produzida pelos órgãos administrativos, a Mesa e Assembleia-geral, da Irmandade, que permitem reconstituir a actividade da instituição.

Irmandade de São Miguel e Almas da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

  • PT INSE ISSIE
  • Fundo
  • 1605 - 2000

Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa, abarcando o período de 1698 a 2000, tendo-se perdido a maior parte dos documentos devido ao Terramoto de 1755 e sequente incêndio, que destruiu o templo e todas as suas dependências, incluindo o arquivo da Irmandade. Este fundo documental integra documentação relativa à constituição e regulamentação, aos órgãos de governo e administração, à gestão administrativa, financeira e patrimonial e aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Destacam-se, pela sua importância para o conhecimento da história da instituição, os vários compromissos e estatutos aprovados entre 1817 e 1935, a documentação produzida pelos órgãos da administração, Mesa e Assembleia-geral, entre 1698 e 2000, a documentação financeira, constituída por séries de livros bastante completa e a documentação relativa aos irmãos da Irmandade. Digna de destaque é também a documentação relativa às obras de reconstrução da Igreja, que descreve em vários conjuntos documentais todos os passos dados, desde o desentulho iniciado logo em 1756, as soluções encontradas para angariar dinheiro para as obras, a escolha dos arquitectos, pintores e dos próprios projectos, até ao esforço de reedificação que, por falta de recursos, só terminou em 1867, com o acabamento da fachada, deixando até hoje por construir as torres projectadas da Igreja. Podem ainda ser encontrados na secção do Cartório, documentos relacionados com a gestão financeira destacando-se os documentos relativos à actividade creditícia da Irmandade, que emprestava dinheiro a juro a irmãos, religiosos e até a alguns titulares e à gestão das contas correntes dos legados pios e administração dos bens dos testadores.

Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Montepio Eclesiástico do Reino

  • PT INSE ME
  • Fundo
  • 1845 - 1861

Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pelo Montepio Eclesiástico do Reino quando funcionou na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, abarcando o período de 1845 a 1860, ou seja, desde a sua criação à sua extinção. Este fundo documental integra documentação relativa aos órgãos administrativos, à gestão administrativa e financeira e à assistência prestada aos sócios do Montepio. Salienta-se a colecção de documentos comprovativos da receita e despesa do Montepio que, embora não esteja completa, abarca todo o período de actividade do Montepio, incluindo inclusivamente a distribuição pelos sócios restantes do remanescente do capital existente aquando da extinção do Montepio.

Montepio Eclesiástico do Reino

Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado

  • PT PL SNIP
  • Fundo
  • 1961 - 2014

Documentação produzida e organizada pelo Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado no âmbito das suas atribuições, que incidiram em mais de 200 obras e projetos arquitetónicos, através de serviços de consultadoria, elaboração de pareceres, planeamento, projeção de igrejas novas e intervenção em antigas. Entre a tipologia de documentos destacam-se desenhos, fotografias e documentos textuais. O arquivo conserva ainda várias pastas com projetos anteriores à criação do SNIP, bem como material bibliográfico nacional e estrangeiro.

Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado

11. Associação dos Cruzados de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • PT PSN ACSR
  • Fundo
  • 1935 - 1945

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa da Associação dos Cruzados de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Associação dos Cruzados de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

06. Associadas Filhas de Maria

  • PT PSN AFM
  • Fundo
  • 1911 - 1913

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas Filhas de Maria.

Associadas Filhas de Maria

07. Associadas de Nossa Senhora das Dores

  • PT PSN ANSD
  • Fundo
  • 1929 - 1955

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa das Associadas de Nossa Senhora das Dores.

Associadas de Nossa Senhora das Dores

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