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Descrição arquivística
Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado
PT ADST SNIP · Fundo · [1945?] - 2003

Documentação produzida e organizada pelo Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado no âmbito das suas atribuições, que incidiram em diversas obras e projetos arquitetónicos, através de serviços de consultadoria, elaboração de pareceres, planeamento, projeção de igrejas novas e intervenção em antigas. Entre a tipologia de documentos destacam-se desenhos, fotografias e documentos textuais. Contém apenas a documentação relativa a projetos e obras relativos a paróquias da circunscrição geográfica da atual diocese de Santarém que, antes da sua criação, pertenciam ao Patriarcado de Santarém.

Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado
Montepio Eclesiástico do Reino
PT INSE ME · Fundo · 1845 - 1861

Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pelo Montepio Eclesiástico do Reino quando funcionou na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, abarcando o período de 1845 a 1860, ou seja, desde a sua criação à sua extinção. Este fundo documental integra documentação relativa aos órgãos administrativos, à gestão administrativa e financeira e à assistência prestada aos sócios do Montepio. Salienta-se a colecção de documentos comprovativos da receita e despesa do Montepio que, embora não esteja completa, abarca todo o período de actividade do Montepio, incluindo inclusivamente a distribuição pelos sócios restantes do remanescente do capital existente aquando da extinção do Montepio.

Montepio Eclesiástico do Reino
10. Associados de Santo António de Lisboa
PT PSN AOJ · Fundo · 1936 - 1947

Documentação produzida e acumulada no âmbito da atividade administrativa e religiosa dos Associados de Santo António de Lisboa.

Associados de Santo António de Lisboa
Irmandade dos Clérigos Pobres
PT INSE ICP · Fundo · 1843 - 1877

Este fundo documental integra documentação relativa à gestão administrativa financeira e aos irmãos da Irmandade dos Clérigos Pobres. Destacam-se deste pequeno conjunto a colecção de cartas patente pertencentes aos irmãos da Irmandade, admitidos entre 1793 e 1877.

Irmandade dos Clérigos Pobres
PT INSE ISSIE · Fundo · 1605 - 2000

Conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Lisboa, abarcando o período de 1698 a 2000, tendo-se perdido a maior parte dos documentos devido ao Terramoto de 1755 e sequente incêndio, que destruiu o templo e todas as suas dependências, incluindo o arquivo da Irmandade. Este fundo documental integra documentação relativa à constituição e regulamentação, aos órgãos de governo e administração, à gestão administrativa, financeira e patrimonial e aos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Destacam-se, pela sua importância para o conhecimento da história da instituição, os vários compromissos e estatutos aprovados entre 1817 e 1935, a documentação produzida pelos órgãos da administração, Mesa e Assembleia-geral, entre 1698 e 2000, a documentação financeira, constituída por séries de livros bastante completa e a documentação relativa aos irmãos da Irmandade. Digna de destaque é também a documentação relativa às obras de reconstrução da Igreja, que descreve em vários conjuntos documentais todos os passos dados, desde o desentulho iniciado logo em 1756, as soluções encontradas para angariar dinheiro para as obras, a escolha dos arquitectos, pintores e dos próprios projectos, até ao esforço de reedificação que, por falta de recursos, só terminou em 1867, com o acabamento da fachada, deixando até hoje por construir as torres projectadas da Igreja. Podem ainda ser encontrados na secção do Cartório, documentos relacionados com a gestão financeira destacando-se os documentos relativos à actividade creditícia da Irmandade, que emprestava dinheiro a juro a irmãos, religiosos e até a alguns titulares e à gestão das contas correntes dos legados pios e administração dos bens dos testadores.

Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação
Coleção de Ana Vicente
PT UCP/CEHR AV · Coleção · 1943-04-[?] - 1971-01-13

Documentação heterogénea reunida por Ana Vicente. Brochura "Católicos de Portugal!" a alertar para os perigos do comunismo e a exaltar a Alemanha e Hitler, de abril de 1943. Recortes de jornal. Programa da sessão pública sobre problemas da emigração organizada pela PRAGMA em 21 de fevereiro de 1967. Resumo "Problema da Relação Igreja-Estado em Portugal" da reunião do GEDOC. Folhetim "Última hora" acerca do padre José da Felicidade Alves. Cópia manuscrita de um artigo do "Le Monde". "Carta entregue na Presidência do Conselho em 13/01/1971 e assinada pelos membros da CNSPP". Boletim "Direito à Informação". "Exposição feita ao Conselho Paroquial de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier, em 19 de abril de 1968, pelo pároco padre José da Felicidade Alves". Guião da "Para-liturgia em memória do significado da vida e obra do pastor Dr. Martin Luther King". Carta dirigida pela PRAGMA ao presidente da República Portuguesa. Cópia datilografada da "Carta enviada pelo pároco [padre José Felicidade Alves] aos paroquianos e lida na celebração dominical na Igreja dos Jerónimos", de 5 de março de 1968. Folheto do "Comunicado aos pais" da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, de 20 de janeiro de 1970. Folheto com a "Carta do Dr. Rodrigo de Abreu ao venerando Bispo do Porto", de 8 de novembro de 1958. Folheto com a "Carta do Senhor Bispo do Porto, D. António" dirigida ao presidente do Conselho de Ministros, de 13 de julho de 1958.

Ana Vicente
Coleção de Margarida Abreu
PT UCP/CEHR MA · Coleção · 1952-05-12 - 1975-[?]-[?]

Conjunto documental heterogéneo produzido por Margarida Abreu, de caráter religioso. Documentação produzida por Margarida Abreu na sequência da sua participação no I Congresso da Juventude Universitária Católica decorrido entre 16 e 19 de abril de 1953. Folhetos e brochuras com os programas das sessões, brochura com o "Guia Litúrgico" ficha de inscrição, 4 números do "Boletim de Informação" do Congresso, resumos das sessões de estudo dos encontros no Porto e em Coimbra, documentação de apoio às teses debatidas, esquemas das reuniões parciais, "Resultados do apuramento dos Inquéritos" (Maço 1). Documentação relacionada com os incidentes na Capela do Rato, ocorridos entre 30 de dezembro de 1972 e 1 de janeiro de 1973, na sequência da mensagem do papa Paulo VI para o Dia Mundial da Paz: coletânea de frases acerca da paz, cópia de correspondência, relato dos acontecimentos ocorridos, carta aberta ao bispo de Lisboa, recortes de jornal, cópia do pedido de renúncia ao mandato de deputado da Assembleia Nacional de João Pedro Miller Guerra, de 6 de fevereiro de 1973 e cópia de carta de Francisco Sá Carneiro ao presidente da Assembleia Nacional, de 25 de janeiro de 1973 (Maço 2). Documentação relacionada com a Universidade Católica Portuguesa: brochura "Da universidade laica à universidade com Deus" da autoria de José de Oliveira Ascensão, de 1964. Documentação de suporte ao Congresso dos Delegados das Universidades Católicas, realizado em Roma de 20 a 29 de novembro de 1972. Folheto "La universidad catolica en el mundo moderno". Comunicados, apontamentos de reuniões, atas de reuniões, propostas de constituição e organização de cursos, relatórios, deliberações e textos de reflexão produzidos pelos diversos órgãos académicos, de professores e de alunos, inseridos no debate havido entre os anos 1974-1975 acerca da constituição e organização da Universidade Católica Portuguesa (Maço 3).

Margarida Abreu
Arquivo Professor António Lino Neto
PT UCP/CEHR AALN · Fundo · 1873 - 1961

Conjunto heterogéneo de documentos produzidos, recebidos e acumulados por António Lino Neto no decurso da sua vida familiar, formação, actividade profissional, vida política e religiosa, funções e actividades públicas, intervenção cultural e cívica, bem como no âmbito das relações sociais estabelecidas. Destaca-se a correspondência recebida (cartas, cartões, ofícios, bilhetes-postais, telegramas, circulares, etc.); os apontamentos e rascunhos; os artigos e recortes de imprensa; as brochuras, folhetos, opúsculos, panfletos e outros materiais impressos; os regulamentos, estatutos, relatórios, programas, actas e outra documentação de carácter institucional; os estudos, consultas e pareceres de âmbito jurídico; as versões preparatórias e finais de conferências, discursos, entrevistas e artigos.

António Lino Neto
Arquivo Susan Lowndes
PT UCP/CEHR ASL · Fundo · 1903-12-18 - 1992-12-19

Conjunto homogéneo de documentos produzidos por Susan Lowndes, a grande maioria de sua própria autoria, reunidos e produzidos no decurso da sua atividade profissional de correspondente de imprensa com entidades editoriais católicas e outros documentos reunidos no âmbito dos seus interesses pessoais. A larga maioria dos documentos são textos e artigos enviados para as entidades editoriais, mas também contém panfletos, brochuras, pagelas, fotografias e até elementos vegetais (folhas de loureiro).

Susan Lowndes
José Mendes Serrazina
PT/CP JMS · Fundo · 1943 - 1988

Espólio pessoal de José Mendes Serrazina referente, sobretudo, a período anterior às suas funções como assistente eclesiástico da Cáritas Portuguesa. Contém apontamentos para retiros, pregações, conferências e peças de teatro, elaboradas ainda quando aluno e professor de Seminário e assistente de organismos da Acção Católica Portuguesa. Integra, ainda, a sua dissertação de licenciatura, já como assistente da Cáritas Portuguesa.

José Mendes Serrazina
Acácio Ferreira Catarino
PT/CP AFC · Fundo · 1961 - 2006

Espólio pessoal de Acácio Catarino referente a funções exercidas para além do cargo de presidente da Cáritas Portuguesa (1982-1999). Para além de papéis de cariz pessoal, contém documentação relativa à sua formação e às suas atividades eclesiais (para além do exercício de funções na Cáritas Portuguesa), cívicas, políticas e de ensino. Inclui ainda documentos referentes à publicação de textos em obras coletivas e em colunas periódicas na imprensa, para além de esquemas e resumos preparatórios para intervenções em conferências e seminários, com destaque para as áreas das políticas de emprego, da formação profissional e da Doutrina Social da Igreja.

Acácio Ferreira Catarino
07. Maria de Jesus Atalaya
PT SCR MJA · Fundo · 1936-1998

A documentação é constituída por pagelas e folhetos.

Maria de Jesus Salema Manuel Atalaya
06. Cruzada Eucarística das Crianças
PT SCR CEC · Fundo · 1944-1972

A documentação é constituída por registos de receita e despesa e por fotografias.

Cruzada Eucarística das Crianças
04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
PT SCR MGVS · Fundo · 1899-1961

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa
03. Padre Sebastião Pinto da Rocha
PT SCR PSPR · Fundo · 1935-1964

A documentação é constituída por fotografias em suporte de vidro relativas ao Apostolado da Oração e por um conjunto de postais e pagelas de santos e beatos.

Sebastião Pinto da Rocha