Mostrar 627 resultados

Descrição arquivística
Santuário de Cristo Rei Português
Previsualizar a impressão Ver:

"Inauguração do Monumento de Cristo Rei em 17 de Maio de 1959"

Álbum com imagens dos vários atos que integraram as cerimónias da inauguração do Monumento a Cristo Rei, assim como imagens do cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira a presidir às cerimónias de comemoração do aniversário da inauguração, provavelmente nos anos de 1960 a 1963. Relativamente às cerimónias do dia 17 de maio de 1959 o álbum inclui imagens da procissão de Nossa Senhora de Fátima de Cacilhas para o Monumento; da missa campal celebrada, de manhã, por D. Francisco Maria da Silva, bispo auxiliar de Braga; vistas da assistência, com destaque para imagem que mostra António de Oliveira Salazar, presidente do Conselho de Ministros; chegada do presidente da República, almirante Américo Thomaz; imagens da alocução do cardeal-patriarca, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, e do discurso do presidente da República; bênção do Monumento e, por fim, uma imagem da custódia usada na inauguração. Neste álbum as imagens das tribunas e das filas de prelados mostram aspetos diferentes dos captados por outras reportagens. As fotografias relativas a cerimónias dos anos sessenta mostram o cardeal Cerejeira sentado, com báculo e mitra, a proferir uma alocução ou a celebrar a eucaristia tendo junto ao altar o P. Sebastião Pinto da Rocha. Ver PT-SCR/SNMCR/B/11/28.

Fotoalmada

"Monumento a Cristo Rei. Diversos. Fotografias"

Álbum que regista as várias fases de construção do Monumento a Cristo Rei, desde a abertura das fundações até aos acabamentos finais. Inclui também representações da maqueta do Monumento. As provas fotográficas estavam agrafadas em folhas de cartolina e os negativos colocados dentro de bolsas de papel vegetal também agrafadas a folhas de cartolina, por isso foi necessário retirar as fotografias e películas do álbum para garantir a respetiva preservação. A pasta tem o código original K-8 inscrito numa etiqueta colada na lombada

Horácio Novais

01. Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei

  • PT SCR SNMCR
  • Fundo
  • 1937 - 1975

A documentação é composta por correspondência relativa ao exercício das funções de direção pelo P. Sebastião Pinto, ao recebimento de ofertas para a subscrição, à publicação do jornal O Monumento e à realização de trabalhos técnicos. Inclui material de propaganda, circulares, recibos, documentos de controlo da contabilidade, mapas, relações, recortes de jornais, fotografias, assim como peças escritas e desenhadas de projetos de arquitetura e engenharia.

Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei

02. Santuário de Cristo Rei

  • PT SCR FSCR
  • Fundo
  • 1957 -

A documentação, relativa aos atos de culto de adoração e louvor ao Coração de Jesus Cristo Rei do Universo e à administração patrimonial e financeira do Santuário, é composta por registos dos sacerdotes que celebraram missa, registos de atos de culto, assentos de batismo e de casamento. A documentação relativa à administração do santuário integra: decretos; provisões; certidões; legislação civil; correspondência; folhas de vencimentos; registos de assiduidade; o processo do concurso para a escolha do Plano Geral de Desenvolvimento dos terrenos do Santuário; peças escritas e desenhadas de projetos de construção de edifícios; bilhetes do elevador; registos de controlo da venda de bilhetes; documentos de despesa; registos de despesas e receitas; contas e relatórios anuais.

Santuário de Cristo Rei

03. Padre Sebastião Pinto da Rocha

  • PT SCR PSPR
  • Fundo
  • 1935-1964

A documentação é constituída por fotografias em suporte de vidro relativas ao Apostolado da Oração e por um conjunto de postais e pagelas de santos e beatos.

Sebastião Pinto da Rocha

04. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

  • PT SCR MGVS
  • Fundo
  • 1899-1961

A documentação é constituída por documentos relativos à vida religiosa e espiritual de D. Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa, a saber: pagelas, programas, folhetos e correspondência recebida.

Maria Guilhermina de Vasconcelos e Sousa

05. Condes de Caria

  • PT SCR CC
  • Fundo
  • 1937-1950

A documentação é constituída por listas de subscrição e registos com a Oração pelo Monumento aprovada pelo cardeal-patriarca em 25 de agosto de 1937, assim como postais a cores editados no âmbito das ações de propaganda do Plano Trienal.

Condes de Caria

06. Cruzada Eucarística das Crianças

  • PT SCR CEC
  • Fundo
  • 1944-1972

A documentação é constituída por registos de receita e despesa e por fotografias.

Cruzada Eucarística das Crianças

07. Maria de Jesus Atalaya

  • PT SCR MJA
  • Fundo
  • 1936-1998

A documentação é constituída por pagelas e folhetos.

Maria de Jesus Salema Manuel Atalaya

08. Centro do Apostolado da Oração no Santuário de Cristo Rei

  • PT SCR CAOSCR
  • Fundo
  • 1960-1978

A documentação é constituída por fichas relativas aos associados do Centro do Apostolado da Oração no Santuário, pelo documento de nomeação para diretor do P. Norberto Martins, por patentes de inscrição, pagelas e postais comunicando o calendário e horários das devoções do mês do Coração de Jesus.

Centro do Apostolado da Oração do Santuário de Cristo Rei

Resultados 1 a 10 de 627