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Descrição arquivística
Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa Cáritas Portuguesa Português
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Arquivo Histórico da Cáritas Portuguesa

  • PT/CP AHCP
  • Fundo
  • 1946 - 2014

Fundo documental produzido pela Cáritas Portuguesa, desde 1946, ainda como União de Caridade Portuguesa. Contém documentação produzida e com tramitação por: órgãos de direção, com distintas configurações e competências ao longo do tempo, e, no geral, relacionada com as deliberações de fundo, os objetivos estratégicos, a planificação de atividades, os modelos de organização interna, os membros (Cáritas Diocesanas) e as funções de representação institucional; serviços e departamentos internos, estruturados de modos muito distintos ao longo do tempo (com escasso grau de autonomia nos anos 1940 e 1960 e reduzidos ao mínimo em boa parte da década de 1990), e direcionados para a implementação das decisões fixadas pelos órgãos de direção; no curso dos programas de ação, em alguns casos com estruturas de funcionamento próprio e que concentraram grande parte das atividades da Cáritas Portuguesa, em outros casos marcados por projetos pontuais ou de curta duração e que requereram menor densidade de recursos na sua execução.

Cáritas Portuguesa

Correspondência

Subsérie composta por correspondência entre a Cáritas Portuguesa e outras entidades sobre atividades e procedimentos de gestão financeira e organização contabilística.

Cáritas Portuguesa

Gestão

Subsérie composta por documentação referente à gestão e administração da Revista Cáritas.

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Moçambique

Série composta por documentação referente a programas e projetos de cooperação da Cáritas Portuguesa em Moçambique. Contém documentação de apoio para elaboração de projetos de desenvolvimento, apresentação dos projetos, correspondência.

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Projeto Dar e receber

Série composta por documentação referente a projeto Dar e receber, parceria entre a Cáritas Portuguesa e a ENTREAJUDA com a finalidade de criar uma plataforma digital para disponibilizar a doação de produtos com utilidade social e em bom estado. Às instituições sociais cabia o contacto com os doadores e o encaminhamento dos bens para quem deles necessita. As famílias apoiadas foram acompanhadas por uma instituição, procurando que a ajuda fizesse parte de um projecto de autonomização. O projecto-piloto teve início em 2014 e abrangeu cinco dioceses (Braga, Vila Real, Viseu, Setúbal e Évora).

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