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Descrição arquivística
PT SCR FSCR/B/A/07 · Série · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Correspondência com a Câmara Municipal de Almada sobre aspetos técnicos e legais das obras nos terrenos do Santuário; correspondência com a Rádio Renascença e a Emissora Nacional solicitando a cobertura da inauguração e de outras cerimónias; correspondência com a Junta de Freguesia do Pragal, a PSP - Secção de Almada, a Cruz Vermelha Portuguesa e com a Rádio Voz de Almada (onde o Santuário teve uma participação financeira); convocatórias dos cooperantes e procuração credencial dos Serviços Administrativos do Patriarcado; correspondência com a Nova Almada Velha - Agência de Desenvolvimento Local (o Santuário foi sócio fundador) integrando projeto de estatutos, convocatórias para reuniões, a escritura de constituição da Associação, protocolo de colaboração e documentos relativos ao planeamento urbano; correspondência com a Biblioteca Nacional acerca do jornal O Monumento; com a TVI tratando de um projeto de novas instalações e com o Instituto da Comunicação Social. Inclui também um questionário da Direção Geral de Turismo e o contrato de utilização precária de 1500 m2 dos terrenos do Santuário para uso da firma DSD - Dilinger Stahlbau Gmbh concessionária da empreitada de instalação do caminho-de-ferro na ponte sobre o Tejo.

Legislação e regulamentos
PT SCR FSCR/B/A/01 · Série · 1957 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental constituído por escritos, provisões, decretos, cartas e certidões, emanados da Santa Sé, do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal. Integra os decretos determinando a Ereção Canónica do Santuário (26 de maio de 1957, cópia) concedendo autorização para a exposição do Santíssimo, a carta agradecendo a colaboração de padres que deixam as funções, decretos e provisões nomeando os reitores, a Comissão Administrativa, o Gabinete Técnico e o Conselho Económico. Inclui também o Decreto da Penitenciaria Apostólica (Roma, 18 de janeiro de 2013) concedendo indulgência plenária aos peregrinos do Santuário. Integra ainda o Manual administrativo e financeiro da diocese. Os diplomas por vezes têm junto anexos tais como estudos sobre a aplicação da Concordata de 2004, palavras pronunciadas pelo quarto reitor na cerimónia de tomada de posse e os curricula de membros dos órgãos consultivos e de apoio técnico.

Relatórios e contas
PT SCR FSCR/B/A/03 · Série · 1959 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto de relatórios e contas anuais, elaborados pelo funcionário responsável pelo sector financeiro e aprovados pelo reitor, para serem remetidos ao ordinário do lugar conforme o disposto no parágrafo nº 1 do Cânone 1523 do CIC 1917 e no nº 8, do parágrafo nº 2, do cânone 1284 do CIC 1983. A documentação inclui os relatórios e cópias de cartas enviadas ao Patriarcado e à diocese de Setúbal.

Registos de assiduidade
PT SCR FSCR/B/B/06 · Série · 1959 - 2002
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto documental destinado a controlar a assiduidade do pessoal que prestava serviço no Santuário. Inclui livros de ponto e maços de cartões de ponto.

Registos do caixa
PT SCR FSCR/B/D/03 · Série · 1959 - 1979
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjuntos de livros destinados a registar as receitas e despesas do Santuário e os respetivos saldos. A escrituração foi executada pelo administrador, P. Domingos Luís Morais.

PT SCR FSCR/A/01 · Série · 1959 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Registos dos sacerdotes, bispos e cardeais que celebram missas no Santuário. Discriminam as datas, nomes, diocese de origem, residência e função. As folhas do livro possuem para tal os campos: Dies celebrationis, nomen, diocesis incardinationis, domicilium actuale e munus. O livro está na sacristia em lugar visível e são os próprios eclesiásticos que elaboram o respetivo registo. Tem termo de abertura assinado pelo primeiro reitor em 25 de outubro de 1959. O livro é igual aos que eram usados no Santuário de Fátima e foi cedido pelo referido Santuário ao primeiro reitor em 9 de julho de 1959 (ver série PT-SCR/FSCR/BA/06).

Registos das peregrinações
PT SCR FSCR/A/02 · Série · 1959-1978, 2001
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Registos de 556 peregrinações, com a menção de serem cópias de um livro próprio, discriminam a origem dos peregrinos, as datas e o nome do assistente espiritual que as acompanha. Tem uma folha solta com relação das peregrinações em dias certos. Inclui ainda uma folha impressa que resume o número de peregrinações no ano de 2002, identificando a origem dos peregrinos estrangeiros por país e dos nacionais por paróquia e movimento.

Documentos de despesa
PT SCR FSCR/B/D/01 · Série · 1959 - 2004
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto dos documentos relativos às despesas do Santuário com a aquisição de produtos de higiene e limpeza, material de escritório, produtos de consumo para o bar, artigos religiosos e livros para as lojas e materiais de construção para obras de construção, ampliação e manutenção. Inclui as faturas do empreiteiro Severo de Carvalho.

Mapas de receitas
PT SCR FSCR/B/D/05 · Série · 1959 - 1969
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto de mapas, discriminando as receitas mensais e os totais anuais obtidos pela exploração do elevador, das lojas e do bar.

Balanços e estatísticas
PT SCR FSCR/B/D/15 · Série · 1959 - 1970
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Mapas e gráficos das receitas, despesas e existências, elaborados pelo administrador P. Domingos Luís Morais.

Domingos Luís Morais
Correspondência com instituições bancárias
PT SCR FSCR/B/D/12 · Série · 1959 - 2000
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Coleção de extratos e cartas dirigidas a instituições bancárias, como o Montepio Geral e o Banco Português do Atlântico, visando tratar de diversas questões financeiras, controlar os montantes depositados e os respetivos saldos.

PT SCR FSCR/B/A/14 · Série · 1960 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Documentação composta por estudos, planos de classificação, Instrumentos de descrição arquivística, listas e catálogos bibliográficos, assim como por inventários de bens móveis. Integra nomeadamente a lista de 42 livros oferecidos por D. Maria dos Prazeres Alcobia, o catálogo dos livros de D. Maria de Jesus Atalaya, lista de controlo de unidades de instalação, guias de remessa de documentos de arquivo e livros.

Correspondência com a diocese
PT SCR FSCR/B/A/02 · Série · 1960 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Correspondência dos reitores com os bispos e com os órgãos do Patriarcado de Lisboa e da diocese de Setúbal, tratando dos assuntos da administração económica e patrimonial e das questões relativas ao culto religioso. Patriarcas e bispos: os reitores dirigem cartas ao ordinário do lugar solicitando autorização para celebrar missa diária vespertina (inclui cópia da carta e o original devolvido com despacho do arcebispo de Mitilene de 28 de abril de 1960); pedindo que seja solicitado a Roma autorização para que se conserve habitualmente na Capela a Santíssima Eucaristia (25 de maio de 1960); requerem a emissão de declarações credenciais para aceitar doações, assinar escrituras, fazer registos, reconhecer assinaturas bem como efetuar compras e vendas de património; enviam requerimentos solicitando a nomeação de membros dos órgãos consultivos do reitor; cópias de cartas a remeterem orçamentos, relatórios e contas, pontos de situação e memorandos; cartas a comunicar os programas de comemorações dos aniversários da inauguração e de festas litúrgicas; cartas solicitando a aprovação de orações, atos de consagração e outras publicações; carta dirigida ao segundo bispo de Setúbal pedindo que os serviços da diocese façam seguir através da Nunciatura uma missiva para o Papa Bento XVI solicitando a oferta de um objeto pessoal deste Pontífice para integrar um futuro núcleo museológico. Os bispos enviam cartas determinando as condições em que serão exercidos os ofícios de capelão e reitor ou circulares com determinações sobre as orações e o destino dos peditórios como por exemplo a que pede orações pelas pessoas que faleceram em consequência dos incêndios de 2003 e determina a participação do Santuário na Campanha da Cáritas para ajudar as vítimas dos referidos incêndios. A Vigararia Geral envia circulares acerca de campanhas de recolha de donativos tal como a que remete uma nota para ser lida nas missas de 26 de junho de 1966 pedindo a contribuição dos fiéis para a construção da Universidade Católica. A Secretaria-geral remete circulares esclarecendo dúvidas relativas ao alcance e aplicação de diplomas legais por vezes tendo junto os textos de alguns deles tal como o articulado do protocolo adicional à concordata de 1940, datado de 15 de fevereiro de 1975; envia inquéritos, nomeadamente aos horários das missas e pedidos de preenchimento e entrega dos questionários estatísticos gerais anuais da Secretaria de Estado do Vaticano; remete avisos alertando para casos de usurpação das funções e estatuto dos eclesiásticos e envia circulares com os calendários dos peditórios diocesanos. O Conselho Presbiteral envia convocatórias para as reuniões e as respetivas agendas de trabalho, assim como resumos e súmulas dos assuntos tratados nas referidas reuniões.

Apólices de seguros
PT SCR FSCR/B/B/11 · Série · 1960 - 2003
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

Conjunto de apólices de seguros de acidentes de trabalho da "Companhia de Seguros O Trabalho". Inclui também propostas de seguros, cotações e coberturas de um seguro de responsabilidade civil, recortes de jornais com notícias sobre a lotação do elevador, recibo de indemnização por roubo na cafetaria, impressos para participação de acidentes e minuta de carta dirigida à Philips.

Pedidos de autorização para visitar o Santuário
PT SCR FSCR/B/A/08 · Série · 1960 - ?
Parte de 02. Santuário de Cristo Rei

As visitas ao Santuário são livres e não carecem de autorização prévia, assim as solicitações para visitar o Santuário que constituem este conjunto documental referem-se aos casos de visitas de grupos, nomeadamente escolas, alunos de catequese, membros de associações, que têm direito a descontos e que precisam de comprovativos dos valores pagos, ou casos específicos de marcação de salas para reuniões e retiros no Edifício de Acolhimento. A documentação inclui cartas, pedidos enviados por fax e impressões de correio eletrónico com notas manuscritas dando despacho aos pedidos.