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Descrição arquivística
Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/025 · Documento composto · 2002-12-31 - 2007-01-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

"Balancete Razão" e "Balancete Analítico" da Contabilidade Geral mensal. Apresentam o n.º de conta, descrição, movimentos do mês (débito e crédito) e acumulados (débito, crédito, saldo devedor, saldo credor) e referem-se às seguintes rubricas: depósitos à ordem, depósitos a prazo, títulos negociáveis, fundo de obras, resultado líquido do exercício; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Constam as seguintes despesas: festividades, missas, comparticipação para a paróquia, gratificação do Sacristão antigo, água, eletricidade, vigilância, seguros, taxa camarária, imposto ao Patriarcado de Lisboa, despesas bancárias, obras e reparações, donativos (legados, seminários, centro social). Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações.
Acompanham vários impressos dos movimentos mensais em cada conta bancária. Apresentam a descrição da rubrica de receita ou despesa, número, n.º de conta, valores parciais, totais e subtotais; extratos de contas bancárias e comprovativos de depósito; resumos de carteiras de títulos; ordens de pagamento e faturas de várias despesas.
Os documentos encontram-se organizados em processos correspondentes ao ano, de 2003 a 2006.

Contas da irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/073 · Documento composto · 1997-02-12 - 2002-12-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Contas da receita e despesa relativas aos exercícios de 1997, 2001 e de 2002. As contas de receita e despesa dos anos de 1997 e 2001 referem-se ao Fundo de Obras e à Administração Corrente, aprovadas em sessão de 20 de abril de 1998 (o despacho da aprovação tem data de 1998-06-08) e de 28 de março de 2001 (o despacho da aprovação tem data de 2001-08-28) respetivamente. As contas têm aposto o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa asseverando a conferência da documentação.
Incluem os seguintes documentos: extratos de contas da irmandade de 1 de janeiro a 31 de dezembro; saldos relativos à administração corrente e do fundo de obras de 2001; relatório e contas da gerência da direção, o qual inclui plano de atividades para 2002, orçamento para o exercício de 2002; documentos de contabilidade geral: balancetes mensais do razão saldo devedor/crédito; balancetes mensais analíticos; apuramento de resultados líquidos; diário de movimentos contabilísticos antes dos impostos; apuramento de resultados correntes; apuramento de resultados extraordinários; apuramento de resultados financeiros; apuramento de resultados operacionais; diário de movimentos contabilísticos; extratos bancários; folhas de operações bancárias diversas; folhas de bancos; folhas de caixa; folhas de recebimentos e pagamentos.
Integra ainda, extratos de contas (movimentos) e ordens de pagamento; faturas; faturas-recibo; recibos; talões de depósitos em numerário; notas correspondentes a verbas de despesas e de receita, ordens de pagamento; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de donativos/quotas de irmãos; talões de depósitos em numerário e respetivos recibos de rendas; avisos de liquidação de juros; avisos de crédito; avisos de débito; recibos do guarda-noturno; saídas de caixa e respetivos extratos de conta; avisos-recibos de seguros; recibos de taxas camarárias; faturas das taxas do Patriarcado; ordens de pagamento e extrato de conta relativo a donativos aos irmãos (legados e Centro Social e Paroquial); entre outros.

Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/023 · Documento composto · 1996-01-08 - 1996-12-30
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Impresso com "Plano de Contas do ano de 1996". Apresenta a contabilidade geral de despesa e receita. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguintes rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; recibo de quantia paga à Junta de Crédito Público por juros de um empréstimo; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acham-se várias ordens de pagamento e recibos de despesas várias; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias rubricas; folha com assinatura dos inquilinos da Rua da Prata e Douradores com o valor da renda pago por cada um; várias folhas mensais de "Recebimentos e Pagamentos" com o registo do n.º de cheque relativo às receitas e valor correspondente. Nas despesas consta a descrição das despesas e respetivo valor.

Contas de despesa e receita
PT PSN ISSNC/A/B/04/024 · Documento composto · 1994-11-15 - 1996-02-29
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

"Orçamentos e plano de ação para o ano de 1996 = Parecer do Concelho Assessor"; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1996; "Orçamento para o Exercício de 1996" da administração corrente e fundo de obras; "Relatório da Direção"; Várias contas do Exercício de 1995; "Relatório e contas das Gerência do exercício económico de 1995 = Parecer do Conselho Assessor"; contas de receita e despesa do fundo de obras e administração corrente. Refere as seguintes rubricas de despesa ordinária e facultativa: festividades, missas, fábrica paroquial, ex-sacristão, água, eletricidade, expediente, transportes, vigilância, seguros, taxas camarárias, taxas do Patriarcado, obras e reparações, donativos a irmãos e a seminários, despesas bancárias. Por sua vez, constam as seguinte rubricas de receita: rendas das lojas, cotas, mealheiros, juros de depósitos e dividendos de ações. Acompanham vários impressos dos movimentos em "Caixa" de despesa e receita mensal. Apresentam a descrição da rubrica, n.º de documento, n.º de conta, valores dos recebimentos e pagamentos, somas, saldos e totais; várias ordens de receita lançadas no "livro Diário do cofre da caridade da irmandade"; relações das verbas do cofre da caridade. Consta o n.º de verba, descrição da despesa, n.º de ordem de pagamento, respetivas quantias e carimbo dos "Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa. Acompanham várias ordens de pagamento e recibos de várias despesas; extratos de contas bancárias; balancetes com registo dos movimentos e saldos mensais e anuais das várias verbas; "Plano de Ação" da Mesa Administrativa da irmandade para 1995; "Orçamento para o Exercício de 1995" da administração corrente e fundo de obras.

Cópia dos "Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa" de 1993, em conformidade com as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa de 1988. Contém oito capítulos que compreendem vinte e quatro artigos: Capítulo I – Da irmandade e seus fins; Capítulo II - Irmãos; Capítulo IV – Órgãos da irmandade; Capítulo V – Assembleia Geral; Capítulo VI – Direção; Capítulo VII – Conselho Assessor; Capítulo VIII – Disposições diversas.

Contas da Irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/01/032 · Documento composto · 1989-01-31 - 1995-02-22
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentação relativa às contas de receita e despesa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau relativas aos exercícios de 1989 e 1994: o relatório e contas (existem várias cópias) da Direção da irmandade relativo a 1994 é acompanhado pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas e extratos bancários). Os documentos dizem respeito ao cofre da caridade e encontram-se organizados por verbas de despesa: Verba 1 (Festa de São Nicolau); Verba 2 (Missas de sufrágios pelos irmãos); Verba 3 (Fábrica da Igreja de São Nicolau); Verba 4 (Donativo ao ex-sacristão); Verba 5 (Água); Verba 6 (Eletricidade); Verba 7 (Expediente); Verba 8 (Transportes e vigilância); Verba 9 (Seguros); Verba 10 (Impostos Municipais); Verba 11 (Taxas do Patriarcado); Verba 12 (Donativo aos Seminários); Verba 13 (Administração do Fundo de Obras - Obras e Reparações); Verba 14 (Administração do Fundo de Obras - Despesas bancárias); e de receita (ordens/talões de ordens de receita e recibos) com as rendas das lojas; pagamento das quotas pelos irmãos e ofertas recebidas (Mealheiros); juros de depósitos bancários; de subsídios do Patriarcado para o Fundo de Obras desta irmandade. Alguns anos têm apenas algumas das verbas de despesa (1990), outros apenas as de receita (1991-1993). Os documentos relativos aos anos de 1989 e 1990 têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.

PT PSN ISSNC/A/A/02/009 · Unidade de instalação · 1984-11-27 - 2009-06-15
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Contém seis livros de capa dura, com as atas da Comissão Administrativa e do Conselho Assessor e um livro de matrícula dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. O livro de capa preta e vermelha não foi utilizado. O livro de capa castanha escura e com tecido bege na lombada e nas pontas, com a etiqueta "Conselho Assessor. Livro de atas", tem termo de abertura e de encerramento com data de 8 de novembro de 1994 e os seus cinquenta fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto, mas também não foi usado; o livro dos termos de entrada dos irmãos da irmandade tem termo de abertura com data de 24 de maio de 1994. O livro contém os números dos irmãos, nome, morada, data de nascimento, telefone, data de admissão e notas sobre a situação do mesmo ("desistiu", "faleceu", "foi para o Lar", "Tesoureiro", etc.). Vários nomes de irmãos estão rasurados indicando que já não pertencem à irmandade, outros têm um sinal de validação. Inclui um mapa da situação das cotas, o qual contém indicação do 'N.º'; 'Nome'; 'Importância'; e os anos respetivos, neste caso de 1999 a 2003; indicação das cotas que estão pagas (os irmãos falecidos ou os que desistiram foram riscados). O livro de atas das sessões e deliberações da Mesa Administrativa da irmandade tem termo de abertura e de encerramento com data de 13 de setembro de 1983. Os seus cinquenta fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto. Contém as atas de número 363, relativa à sessão de 27 de novembro de 1984, até à ata número 429, relativa à sessão de 11 de janeiro de 2001; o livro de atas da Direção tem termo de abertura e de encerramento com data de 14 de fevereiro de 2001. Os seus cem fólios estão numerados e rubricados pelo vigário geral adjunto. Está escrito até ao fólio doze. Contém a ata de número 430, relativa à sessão de 14 de fevereiro de 2001, até à ata número 440, respeitante à sessão de 15 de junho de 2009; o livro de atas do Conselho Assessor, comporta da ata número 1, relativa à sessão de seis de novembro de 1994, à ata número 4, relativa à sessão de 23 de março de 1995. Está escrito até ao fólio seis.

Atas da Mesa Administrativa
PT PSN ISSNC/A/A/02/022 · Unidade de instalação · 1984-05-20 - 1984-06-23
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro de atas (da n.º 284 à n.º 362) das sessões da Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau. Na ata n.º 285, de 28 de agosto de 1958, o irmão Dr. Gustavo de Almeida comunicou o encerramento das escolas da Irmandade e que se "deveria assentar na creação do Centro de Escritores nos Salões da Irmandade".
O livro tem termo de abertura e de encerramento datados de 25 de julho de 1958.

Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1982, 1983 e 1984. A documentação está organizada por ano e por verba: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos e alguns ainda o carimbo da Secção de Legados Pios do Patriarcado de Lisboa.

PT PSN ISSNC/A/B/04/078 · Unidade de instalação · 1980-05-19 - 1987-09-30
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro de contas de receita (rendas; donativos; peditórios; cotas; juros da renda perpétua, entre outras) e despesa (vencimentos do guarda noturno; eletricidade; água; gastos de expediente; seguros; sufrágios; esmolas relativas a legados, entre outras)
da irmandade entre 1980 e 1987. No interior da capa e na folha preliminar foram anotados nomes de padres e nomes, moradas e contactos telefónicos de diversas pessoas.

Despesa e receita da irmandade
PT PSN ISSNC/A/B/04/041 · Unidade de instalação · 1979-02-01 - 1984-12-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Despesa do cofre do culto e cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa. Os documentos encontram-se em processos mensais de 1979 a 1984. Apresentam contas mensais de receita e despesa. Designadamente, receitas com rendas, mealheiros, donativos, juros, entre outras. Na despesa, acham-se despesas com fornecimentos, vencimentos, impostos, expediente, seguros, esmolas e assistência, entre outras. Constam contas mensais das quantias obtidas dos mealheiros do Santíssimo, Nossa Senhora da Caridade e São Nicolau. Acham-se vários talões de ordens de receita do cofre do culto e do cofre da caridade referentes às diferentes verbas mencionadas.
Acompanham vários extratos de conta de depósitos à ordem em conta na Caixa Geral de Depósitos.

Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1978, 1979, 1980 e 1981. A documentação está organizada por ano e dentro deste por cofre e por verba, as quais estão ordenadas por ordem numérica sequencial: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado, em alguns anos e para algumas verbas, folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento (muitas encontram-se seladas e assinadas) e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.

Receita e despesa do cofre da caridade
PT PSN ISSNC/A/B/04/01/034 · Unidade de instalação · 1978-01-01 - 1983-12-20
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro da receita (proveniente de títulos de renda perpétua; juros de obrigações; e despesa (com legados pios - esmolas aos pobres das freguesias de São Nicolau e Sé de Lisboa; esmolas às viúvas de irmãos pela Páscoa, festa da Nossa Senhora da Caridade e Natal; subsídios - entrega ao prior para distribuir para medicamentos aos pobres) do cofre da caridade da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau.

Contém documentação relativa às contas de despesa da Irmandade de São Nicolau relativas aos exercícios de 1974, 1975, 1976 e 1977. A documentação está organizada por ano e dentro deste por cofre e por verba, as quais estão ordenadas por ordem numérica sequencial: contém relações contendo indicação do ano, do cofre a que dizem respeito as despesas (cofre do culto e cofre da caridade, no caso presente, ainda que surjam algumas imprecisões em virtude de se terem usado, em alguns anos e para algumas verbas, folhas do cofre da caridade para as despesas do cofre do culto ou vice-versa em que a designação inadequada foi invalidada, mas não em todos os casos), Número da Verba e a que corresponde; número sequencial das ordens de pagamento e montantes. Essas relações são acompanhadas pelos respetivos documentos de despesa (ordens de pagamento (muitas encontram-se seladas e assinadas) e respetivos faturas/recibo, avisos/recibos, recibos, notas, extratos bancários, entre outros). Todos os documentos têm o carimbo dos Serviços Administrativos do Patriarcado de Lisboa a confirmar que foram conferidos.