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Descrição arquivística
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/10/003 · Unidade de instalação · 1825-05-04 - 1851-12-31
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro da conta da despesa e receita do vínculo de Corroios instituído por Manuel Borges de Brito em 1727, concedido e administrado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e freguesia de São Nicolau de Lisboa, por decreto de 11 de abril de 1825. Refere-se aos anos de 1825 a 1851.

PT PSN ISSNC/ISS/A/B/08/030 · Unidade de instalação · 1795-04-25 - 1834-08-23
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro de registo dos recibos dos capelães cantores providos nas capelas instituídas pelo prior João Antunes Monteiro, administradas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.

PT PSN ISSNC/ISS/A/B/08/029 · Unidade de instalação · 1757 - 1821
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro de registo dos recibos do capelão António da Silva Delgado, provido na Capela instituída por Mariana Ferreira por alma do seu cônjuge, António Gomes de Azevedo, administrada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau de Lisboa.

PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/032 · Unidade de instalação · 1756-02-12 - 1764-09-09
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Livro da receita da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau de Lisboa efetuadas entre 1756 e 1764. O livro contém termo de abertura com a seguinte inscrição: "Livro q'serve da receita e Despesa desta Irmand.e do Santissimo Sacram.to da Pr.al Igreja de São Nicolau de Lx.ª feito em 12 de fever.o deste anno de 1756 post Terramotum." Na contracapa consta uma etiqueta com as datas extremas a que respeita a receita da Irmandade: "principiado em 1756 e findo em 1764".

PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/028 · Unidade de instalação · 1789-09-20 - 1834-01-22
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Trata-se do primeiro livro onde se lançaram os conhecimentos que se extraíram do Livro de Receitas da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau para a cobrança de rendimentos relativos ao Juros reais; juros vencidos de dívidas, juros de apólices; foros e rendas de prédios rústicos e urbanos. Os conhecimentos estão assinados pelo tesoureiro e pelo escrivão ao serviço da Mesa Administrativa. Todos os itens das relações estão numeradas. A numeração recomeça sempre que se muda de tesoureiro ou este é reeleito.

Despesas da irmandade
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/021 · Unidade de instalação · 1844 - 1846
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentos de despesas relativas, sobretudo, às visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições dos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, atendendo aos requerimentos dos mesmos, os quais contêm, em termos gerais, a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, após ter atestado o estado de pobreza e que vive na paróquia, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da consulta, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. A documentação está organizada por ano e em pequenos conjuntos de documentos reunidos por mês, os quais que têm no início, regra geral, uma ordem de pagamento com recibo integrado relativa à importância expressa na relação dos enfermos socorridos pela Irmandade. Nessa relação consta os nomes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos e a importância gasta no fornecimento dos medicamentos e o recibo dos valores apresentados pelo tesoureiro da Irmandade ao enfermeiro, assinado pelo enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes contendo os elementos já descritos acima, podendo apresentar pequenas variações; informações do médico ao enfermeiro do mês com a data em que deverá o doente ter alta, nome do doente, morada e motivo da alta, data do documento e assinatura; ordens de pagamento com recibos integrados assinados pelo provedor, pelo secretário e fiscais da Irmandade ou pelo beneficiário, relativos às despesas com os enfermos socorridos. Inclui ainda, ordens de despesa relativas a vencimentos (andador, cirurgião, escriturário, enfermeiro, procurador, etc.) e a causas judiciais da Irmandade (autuação, certidão de execução, termo de protesto, requerimentos, etc.). Os maços estão numerados (82, 83 e 84), correspondendo cada maço a um ano (1844, 1845 e 1846). Os documentos estão numerados sequencialmente.

Despesas da irmandade
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/020 · Unidade de instalação · 1832 - 1840
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentos de despesas elaborados e/ou organizados pelos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, entre os quais, António Montez Garcia e Peregrino José Montez durante o tempo em que serviram na Mesa Administrativa. Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da irmandade, atendendo aos requerimentos dos mesmos (no ano de 1833, em virtude da epidemia de cólera, muitas das petições diziam "… que a suplicante, achando-se gravemente acometida da moléstia, que atualmente grassa nesta cidade…") as quais incluem, em termos gerais, a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, após ter atestado o seu estado de pobreza e que vive na paróquia, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da consulta, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data. A documentação está organizada em pequenos conjuntos de documentos reunidos por mês que, na maior parte dos casos, está dentro de uma relação dos enfermos socorridos pela irmandade, na qual consta os nomes, os montantes despendidos com as esmolas dadas aos doentes assistidos, a importância gasta no avio das receitas e recibo dos valores pagos pelo tesoureiro da irmandade ao enfermeiro; seguem-se as respetivas petições dos doentes contendo os elementos já descritos acima, com pequenas variações; e, anexadas, em alguns casos, as receitas contendo no cimo a designação da irmandade, o nome do doente, a medicação, indicação do modo de aplicar ou tomar (posologia), preço, rubrica do enfermeiro que atendeu o paciente e outra rubrica de algum responsável da Irmandade e data; recibos de despesas com medicamentos nas boticas. Inclui ainda, extratos das folhas do livro de lançamento da décima e/ou impostos que os inquilinos dos prédios da irmandade efetuaram; conta e recibos das despesas com diversas festividades (Nossa Senhora da Caridade, Nossa Senhora da Conceição, entre outras); recibos de despesas com material de expediente (papel e impressão de avisos); recibos de vencimentos (médico, andador, cirurgião, escriturário, enfermeiro, procurador, etc.); recibos de foros vencidos pagos pela irmandade, relativamente a uma casa na rua da Oliveirinha, n.º 9, à Comissão de Prestações, criada por decreto de 2 de novembro de 1836. Os recibos estão assinados pelo tesoureiro e por outro vogal da dita Comissão; relações de despesas e recibos referentes a consertos efetuados nas casas e prédios da irmandade (Beco da Cardosa); despesas com causas judiciais da irmandade (autuação, certidão de execução, termo de protesto, requerimentos, etc.); certidão de avaliação de casas da irmandade no Beco da Cardosa; recibo de despesa com a limpeza de chaminés nos prédios da irmandade.
Os maços estão numerados do número [71] ao 77, correspondendo cada maço a um ano (1832-1833; 1833-1834; 1834-1836; 1836; 1837; 1838; 1839-1840). Os documentos estão numerados sequencialmente no canto inferior esquerdo.

Despesas da irmandade
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/019 · Unidade de instalação · 1826 - 1832
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentos de despesas elaborados e/ou organizados pelo tesoureiro da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, André Montez Garcia (dezembro 1825-fevereiro 1827; dezembro 1826-janeiro 1828; dezembro 1828-janeiro 1830; fevereiro 1828-janeiro 1829; agosto 1828-dezembro 1830; dezembro 1830-janeiro 1832; dezembro 1831-novembro 1832) durante o tempo em que serviu na Mesa Administrativa.
Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais incluem a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação do enfermeiro em como aceita o doente e a duração da assistência a prestar, em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola concedida, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data; recibos de despesas com medicamentos das boticas; petições de irmãos e paroquianos pobres de esmolas para o restabelecimento das suas enfermidades; petições para que a Irmandade faça o funeral dos familiares em virtude da situação de extrema carência; relações mensais dos doentes assistidos com indicação dos nomes e das respetivas despesas; petição de irmão para usufruir de cuidados médicos que foi indeferida por se tratar de doença crónica e atribuição de esmola.
Inclui ainda, recibos de vencimentos (andador, escriturário, enfermeiro, cirurgião, procurador, etc.); conta da despesa com madeira para armação e campas das sepulturas; extratos das folhas do livro de lançamento da Décima e/ou impostos que os inquilinos dos prédios da Irmandade efetuaram; relações de despesas com consertos efetuados nas casas e prédios da Irmandade e com causas judiciais (sentenças, citação, autuação, etc.). Os maços estão numerados do número 56 ao 63, correspondendo cada maço a um ano (de 1826 a 1832). Os documentos estão numerados sequencialmente no canto inferior esquerdo.

Despesas da irmandade
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/018 · Unidade de instalação · 1818 - 1825
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentos de despesas elaborados e/ou organizados pelos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, José Gomes Alves (novembro 1817-dezembro 1818; dezembro1818-novembro 1819; dezembro 1819-outubro 1820; novembro 1820-dezembro 1821; novembro 1821-novembro 1822; dezembro 1822-dezembro 1823; fevereiro 1824-dezembro 1824) e André Montez Garcia (março 1825-janeiro 1826) durante o tempo em que serviram na Mesa Administrativa.
Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais incluem a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês informe a Mesa depois de ouvir o parecer do médico e por vezes também do cirurgião, informação de que o enfermeiro aceita o doente e a duração da assistência, em conformidade com a informação do médico; declaração do enfermeiro e/ou do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola concedida, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data; recibos de despesas com medicamentos das boticas; petições de irmãos e paroquianos pobres de esmolas para o restabelecimento das suas enfermidades; relações mensais dos doentes assistidos com indicação dos nomes e das respetivas despesas. Inclui ainda, extratos das folhas do livro de lançamento da Décima e/ou impostos que os inquilinos dos prédios da Irmandade efetuaram e relações de despesas com consertos efetuados nas casas e prédios da Irmandade e recibos de vencimentos (escriturário, enfermeiro, etc.). Os maços estão numerados do número 56 ao 63, correspondendo cada maço a um ano (de 1818 a 1825). Os documentos estão numerados sequencialmente no canto inferior esquerdo.

Despesas da irmandade
PT PSN ISSNC/ISS/A/B/02/017 · Unidade de instalação · 1792 - 1799
Parte de 02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa

Documentos de despesas elaborados e/ou organizados pelos tesoureiros da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, entre os quais, Manuel Álvares da Silva Guimarães (janeiro a agosto de 1793; outubro 1793-outubro 1794; outubro 1794-novembro 1795; outubro 1795-dezembro 1796; novembro 1796-novembro 1797; dezembro 1797-novembro 1798) e José Luís Monteiro (dezembro 1798-agosto 1799), durante o tempo em que serviram na Mesa Administrativa.
Os documentos versam, sobretudo, sobre as visitas que os enfermeiros do mês e médicos fazem aos irmãos pobres, viúvas de irmãos pobres e seus familiares e paroquianos pobres, em conformidade com as disposições do Compromisso da Irmandade, atendendo às petições/requerimentos dos mesmos, os quais incluem a desobriga das duas próximas quaresmas concedidas pelo padre-cura/prior, o pedido do provedor da Mesa para que o enfermeiro do mês seja informado do conteúdo da petição, a aprovação da Mesa, a declaração do enfermeiro e do médico em como visitaram o doente, o diagnóstico, enumeração das várias visitas, com data e valor da esmola concedida, e o recibo assinado pelo enfermeiro, indicando o nome do tesoureiro que efetuou o pagamento e a data; petições de irmãos e paroquianos pobres de esmolas para o restabelecimento da sua enfermidade (curativos, medicamentos, socorro monetário).
Inclui ainda, a conta geral das despesas da Irmandade em 22 de maio de 1722; recibos de vencimentos (escriturário, procurador, etc.); relações de despesas com consertos efetuados nas casas e prédios da Irmandade; recibos das despesas com causas judiciais (citações, certidões, quitações, etc.); recibos de despesas com material de expediente (resmas de papel, livro de presidência, impressão da Receita e Despesa); extrato da folha do livro de lançamento da Décima dos prédios da Irmandade.
Os maços estão numerados do número 30 ao 37, correspondendo cada maço a um ano (de 1792 a 1799). Em alguns dos conjuntos os documentos estão numerados sequencialmente no verso.