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Descrição arquivística
02. Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa Subsérie
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Processos de obras

Inclui documentação relativa ao processo de diversas obras efetuadas no edifício da Igreja de São Nicolau para manutenção do edifício; para a ampliação do mesmo a fim de albergar duas escolas de instrução primária em cumprimento da alínea d) art.º 1.º dos seus estatutos aprovado por alvará de 11 de outubro de 1912; obras para a instalação do museu de alfaias da irmandade e adaptação de uma sala para as reuniões da Junta de Paróquia e da "Junção do Bem".
Comporta ainda um diploma de honra concedido à Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja de São Nicolau pela instituição de beneficência e assistência "A Junção do Bem".

Receituários

Inclui o receituário prescrito pelo "Serviço Clínico" da irmandade aos paroquianos e irmãos da irmandade, suas viúvas e filhos. Os documentos contêm, entre outros elementos, informação sobre a medicação, o modo de usar ou tomar e a posologia. Geralmente encontram-se assinados pelo irmão enfermeiro e pelo facultativo.
Inclui ainda contas mensais do receituário aviado nas farmácias com ligação à irmandade; e, correspondência acerca do envio de seges e criados para a Caridade de São Nicolau, para o transporte de doentes ou para a realização de funerais.

Contas do Cofre da Caridade

Compreende a escrituração descriminada das contas do cofre da caridade. Contém acórdãos referentes às contas dos vários anos económicos; contas mensais do cofre da caridade; registos diários da receita e despesa; balancetes do tesoureiro referentes às contas correntes mensais do cofre da caridade; acompanham vários documentos relacionados.

Despesas da cantina escolar

Contém recibos das refeições servidas na cantina escolar nos anos letivos de 1921-1922 e 1922-1923; registo da despesa mensal dos géneros consumidos na cantina escolar nos anos letivos de 1918-1919 a 1922-1923; quadros relativos às despesas com a cantina escolar nos anos letivos de 1915-1916 a 1917-1918.

Contas do Cofre do Culto

Compreende a escrituração das contas do cofre do culto. Contém recibos das transferências de fundos do cofre do culto para o cofre da caridade pela "quarta parte das joias de irmãos novos e saldo da redução dos encargos pios"; livros auxiliares do cofre do culto; balancetes dos tesoureiros; livro da conta da receita e despesa da irmandade; livro das contas do cofre do culto; livros de receita e despesa do cofre do culto (1943-1973); entre outros.

Despesas com a construção, reparação e manutenção do edifício da igreja

Ordens de pagamento, recibos, contas de despesa, orçamentos e outros documentos referentes a aquisições e obras realizadas na Igreja Paroquial de São Nicolau, Escolas da Irmandade, Museu de Alfaias Religiosas e outras dependências da igreja.