Subsecção F - Fábrica da Igreja

Zona de identificação

Código de referência

PT/PSN/ISSNC/A/F

Título

Fábrica da Igreja

Data(s)

  • 1756-04-09 - 1873-06-30 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

6 cap.; papel.

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

A Fábrica da Igreja é a entidade responsável pela administração dos bens eclesiásticos e pelo exercício do culto em S. Nicolau.
Até então sob a administração da Junta de Paróquia, esta entidade é transferida para a administração da Irmandade do Santíssimo Sacramento no âmbito dos esforços de conclusão das obras de reedificação da igreja.
No decreto publicado em “Diário do Governo nr.º 35, de 10 de fevereiro de 1846”, lê-se que a irmandade é autorizada a tomar posse da “administração dos bens e rendimentos da fábrica da mesma freguesia” a fim de concluir as obras de reedificação da igreja, por não ser considerado “justo nem de razão” que recaiam sobre si todos os encargos do empréstimo no valor de dezasseis contos de réis, contraído pela irmandade à companhia “Auxiliadora”.
O contrato de cedência firmado a 23 de março de 1846 acrescenta que, “sendo impossível ultimar a reedificação da dita Igreja de São Nicolau com a brevidade que reclama o estado de ruína em que se acha a barraca que serve de corpo à dita igreja”, torna-se necessário “ceder à referida irmandade a gerência, autoridade e geral administração dos rendimentos bem chamados da Fábrica da Igreja, para gozar, como gozam as irmandades, das principais paróquias desta cidade”.
Os “Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de S. Nicolau” de 1912 elencam os seguintes fins da irmandade na qualidade de corporação fabriqueira: prover todas as necessidades da Fábrica da Igreja, prestar culto ao Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade e assegurar subsídio para a renda da casa do Ver.º Prior da freguesia, ou casa de habitação, no edifício da irmandade.
Nos Estatutos de 1934, a irmandade mantém o fim de “prover todas as necessidades da Fábrica da Igreja”, sendo esta a última referência a esta entidade encontrada nos estatutos da irmandade.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém legislação produzida no âmbito da cedência da administração da Fábrica da Igreja à irmandade e documentação resultante das transações financeiras efetuadas pela mesma entidade no período relativo à administração da irmandade.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Ordenação cronológica.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. A documentação avulsa apresenta vestígios da ação de bibliófagos, foxing, encarquilhamento, sinais de exposição ao fogo e rasgões, oxidação, rasgões e lacunas, entre outras.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

ISSNC - Alvará régio sobre empréstimo contraído pela irmandade à Companhia Auxiliadora (PT-PSN-ISSNC/A/D/04/001).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typographia Belenense, 1912. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/009).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1934. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/012).

Nota do arquivista

Optou-te por associar os documentos ao seu órgão produtor através das subsecções “Comissão Revisora de Contas”, “Companhia Auxiliadora”, “Escolas da Irmandade” e "Fábrica da Igreja".

Nota do arquivista

A análise realizada não permitiu subordinar alguns documentos aos subfundos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade. Optou-se, neste contexto, por associar alguns documentos anteriores à união das irmandades, em 1857, ao fundo da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados