File 006 - Estudos sobre profissão

Identity area

Reference code

PT/UCP/CRCW/CDMA/B/003/006

Title

Estudos sobre profissão

Date(s)

  • 1958 - 1972 (Creation)

Level of description

File

Extent and medium

papel

Context area

Name of creator

(1931-01-16-)

Biographical history

Maria Margarida Abreu Teixeira da Costa nasceu em 1931-01-16. Ingressou no Instituto Superior de Serviço Social (ISSS-L) de Lisboa em 1950, onde se formou como assistente social. tendo complementado a sua formação com diversos cursos nesta área. Em 1954 integrou o corpo docente do ISSS-L, A partir de 1963 (até 1970) integrou a direção do Instituto, tendo ainda exercido o cargo de subdiretora para os Assuntos Pedagógicos (1968-1970). Posteriormente desempenhou funções no Ministério da Educação Nacional, participando no Grupo de Estudo para a Reforma do Ensino (1970/71). Na Universidade Católica Portuguesa desempenhou funções diversas donde se destacam as de diretora adjunta dos Serviços Sociais (1981-1997), docente com regência na Licenciatura em Serviço Social (entre 2001/02 e 2005/06) e coordenadora adjunta do Curso de Serviço Social (2002/03).

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Dossier referente a estudos sobre a profissão: conceitos de assistente social e auxiliar social; parecer sobre o texto da classificação nacional das profissões (relativa aos profissionais do grupo social); papel, formação e estatuto das assistentes sociais; história do curso de auxiliares sociais (até 1970); relatório sobre o curso de auxiliar social (1970); papel, formação e estatuto das assistentes sociais - resolução (67) 16 do Conselho da Europa (1967); trabalho de Adelina Odete Marques, Maria de Lourdes F. de Medeiros e Maria Madalena G. de Almeida - Análise da prática profissional; parecer so Sindicato Nacional dos Profissionais de Serviço Social sobre o problema do uso dos títulos profissionais (c. 1972); análise comparativa dos planos de estudo dos cursos superiores em Serviço Social dos bacharelatos em Economia e Ciências do Trabalho e da licenciatura em Ciências Sociais (1973); inquéritos e respostas de instituições acerca do enquadramento de serviço social na instituição (c. 1970); relatório sobre as normas para o trabalho de assistente social e de enfermagem de saúde pública (1971); regulamentação de escolas de seviço social (Espanha, 1964); legislação referente ao exercício da profissão de serviço social (1963); estudo de Maria Graciete Ferreira e Maria Teresa Perdigão - Contributos para uma política de formação: caracterização da actuação dos assistentes sociais, em diversos sectores de intervenção do Serviço Social na sociedade portuguesa (1971-1972); questionários e grelha universal para análise de funções (1958-1968).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Cota

CDMA/cx. 99

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2022

Language(s)

  • Portuguese

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places