Documento composto 006 - Estudos sobre profissão

Zona de identificação

Código de referência

PT/UCP/CRCW/CDMA/B/003/006

Título

Estudos sobre profissão

Data(s)

  • 1958 - 1972 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte

papel

Zona do contexto

Nome do produtor

(1931-01-16-)

História biográfica

Maria Margarida Abreu Teixeira da Costa nasceu em 1931-01-16. Ingressou no Instituto Superior de Serviço Social (ISSS-L) de Lisboa em 1950, onde se formou como assistente social. tendo complementado a sua formação com diversos cursos nesta área. Em 1954 integrou o corpo docente do ISSS-L, A partir de 1963 (até 1970) integrou a direção do Instituto, tendo ainda exercido o cargo de subdiretora para os Assuntos Pedagógicos (1968-1970). Posteriormente desempenhou funções no Ministério da Educação Nacional, participando no Grupo de Estudo para a Reforma do Ensino (1970/71). Na Universidade Católica Portuguesa desempenhou funções diversas donde se destacam as de diretora adjunta dos Serviços Sociais (1981-1997), docente com regência na Licenciatura em Serviço Social (entre 2001/02 e 2005/06) e coordenadora adjunta do Curso de Serviço Social (2002/03).

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Dossier referente a estudos sobre a profissão: conceitos de assistente social e auxiliar social; parecer sobre o texto da classificação nacional das profissões (relativa aos profissionais do grupo social); papel, formação e estatuto das assistentes sociais; história do curso de auxiliares sociais (até 1970); relatório sobre o curso de auxiliar social (1970); papel, formação e estatuto das assistentes sociais - resolução (67) 16 do Conselho da Europa (1967); trabalho de Adelina Odete Marques, Maria de Lourdes F. de Medeiros e Maria Madalena G. de Almeida - Análise da prática profissional; parecer so Sindicato Nacional dos Profissionais de Serviço Social sobre o problema do uso dos títulos profissionais (c. 1972); análise comparativa dos planos de estudo dos cursos superiores em Serviço Social dos bacharelatos em Economia e Ciências do Trabalho e da licenciatura em Ciências Sociais (1973); inquéritos e respostas de instituições acerca do enquadramento de serviço social na instituição (c. 1970); relatório sobre as normas para o trabalho de assistente social e de enfermagem de saúde pública (1971); regulamentação de escolas de seviço social (Espanha, 1964); legislação referente ao exercício da profissão de serviço social (1963); estudo de Maria Graciete Ferreira e Maria Teresa Perdigão - Contributos para uma política de formação: caracterização da actuação dos assistentes sociais, em diversos sectores de intervenção do Serviço Social na sociedade portuguesa (1971-1972); questionários e grelha universal para análise de funções (1958-1968).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Cota

CDMA/cx. 99

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2022

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados