Documento composto 001 - Escolas. Exemplares da ata inaugural

PT/PSN/ISSNC/A/E/01/001

Escolas. Exemplares da ata inaugural

• 1865-02-01 - 1914-10-14 (Produção)

1 cap. (32 x 24 cm); papel

Exemplar do Jornal do Comércio de 1 de fevereiro de 1865, no qual encontra-se sublinhada uma notícia sobre a intenção da irmandade de "estabelecer uma escola de ensino primário, para os irmãos necessitados, e das famílias pobres da referida paróquia"; exemplar da "Ata da sessão inaugural" realizada a 19 de junho de 1865; exemplar do "Regulamento interno da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de São Nicolau da cidade de Lisboa"; conta e recibo de aquisição de manuais, mapas, catecismos, tabuadas, entre outros; conta da despesa com o comunicado sobre a escola; "Discurso feito no dia 23 de junho de 1872 pelo professor da escola de instrução primária da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau, o Pe. Alfredo Eduardo da Encarnação Delgado" e "Discurso feito em 23 de junho de 1872 pelo 2.º escrivão de Mesa Joaquim José da Encarnação Delgado"; "Projeto para educação da Infância desvalida dos irmãos pobres da Irmandade do Santíssimo e Nossa Senhora da Caridade da Paroquial Igreja de São Nicolau, e mais paroquianos da mesma freguesia em idênticas circunstâncias". Inclui minuta com texto justificativo para a criação das escolas e um rascunho do projeto de educação; "Ata da sessão inaugural" com a seguinte inscrição no cimo "A nova escola de ensino gratuito instituída em memória do senhor D. Pedro V pela Irmandade do Santíssimo e N. S. da Caridade de São Nicolau"; ata da sessão inaugural do novo edifício escolar a 14 de outubro de 1914; "Relação dos irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paroquial Igreja de São Nicolau, e mais pessoas que subscrevem mensalmente para a educação da infância de ambos os sexos (…)". Apresenta o nome do irmão e quantia subscrita. Acompanha um impresso para as referidas subscrições mensais com os seguintes campos de preenchimento: n.º de subscritor, quantia subscrita, nome, data, assinatura do tesoureiro e escrivão. Encontra-se juntamente uma "Relação de irmãos (…) e mais pessoas que desejam concorrer para a instituição de uma aula de instrução primária estabelecida em uma casa junta à mesma igreja (…)", contendo o nome, a morada e quantia mensal de julho a dezembro do ano de 1865. Acompanha um recibo da despesa realizada pela irmandade; relação nominal de Ministros do Reino, da Câmara Municipal, entre outros. Alguns nomes encontram-se com um "X". Presume-se que se trate uma lista de verificação de convidados para uma sessão solene.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Script do material

Notas ao Título: Tít. formal.

Nota a Dimensão e suporte: Dimensão do exemplar do Jornal do Comércio de 1 de fevereiro de 1865 planificado: 69 x 52,5 cm.

Notas ao Estado de Conservação: Bom.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados