Subsecção E - Escolas da Irmandade

Zona de identificação

Código de referência

PT/PSN/ISSNC/A/E

Título

Escolas da Irmandade

Data(s)

  • 1832-05-01 - 1971-06-19 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

147 cap.; 53 liv.; 24 mç.; papel.

Zona do contexto

Entidade detentora

História do arquivo

As escolas de instrução primária da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade de São Nicolau, instituídas em memória de D. Pedro V, são inauguradas a 19 de junho de 1865 nas dependências da Igreja de São Nicolau. Compreende uma escola do sexo masculino e outra do sexo feminino e tem como objetivo “ensinar gratuitamente as disciplinas que constituem a instrução primária aos filhos dos irmãos e paroquianos pobres”. (1)
O “Regulamento interno da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa”, de 1871, vem regular as condições para a nomeação de professores através de requerimento apresentado ao juiz da irmandade, acompanhado do “título de capacidade para ensino”, bem como a admissão de alunos através de requerimento à “Mesa Administrativa” pelo tutor do menor, sendo que não “podem ser admitidas crianças cuja idade seja inferior a 6 anos ou superior a 12”.
O capítulo XI do compromisso da irmandade de 1888 antevê um regulamento especial que determinará o número de alunos que podem ser admitidos, as épocas das matrículas e ainda tudo o que é considerado necessário para a “boa disciplina das aulas”. Prevê também que, após aprovação no “exame de instrução primária para admissão aos liceus, cessará para todos os efeitos a sua matrícula” e encarrega os professores de “enviar mensalmente à “Mesa Administrativa” um mapa do movimento da escola a seu cargo”.
Os Estatutos de 1912 mencionam a construção destas escolas num “novo andar no prédio da irmandade”, que seria inaugurado no dia 11 de outubro de 1914. Esta obra viria a conferir à instituição o Estatuto de “escolas modelo”, dotando-as de “instalações acessórias para cantinas, ginástica, banhos e recreios para os alunos”.
Em 1918, realizou-se uma nova intervenção, tendo por objeto a cantina escolar, que passaria a estar instalada no terraço do edifício da irmandade.
Com as obras concretizadas, os Estatutos de 1934 referem que, no prédio da “Irmandade, anexo à igreja paroquial, em instalações apropriadas, continuarão a funcionar duas escolas de instrução primária, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino, que preparem os alunos para admissão aos liceus, ministrando-lhe também uma conveniente instrução religiosa e cívica, e nas quais serão admitidas os filhos dos irmãos e os dos paroquianos pobres”.
Face ao compromisso anterior, o mesmo documento introduz a possibilidade de os professores poderem contar com ajudantes e altera, ainda, a idade mínima de admissão às escolas para os 7 anos de idade.
A 28 de agosto de 1958, de acordo com a ata n.º 285, do “Livro de atas das sessões da Mesa Administrativa”, o irmão Dr. Gustavo de Almeida comunica o encerramento das escolas da irmandade, dizendo que se "deveria assentar na criação do Centro de Escritores nos Salões da Irmandade".

(1) Art.º 2 do “Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa” de 1870.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação gerada no âmbito da sua fundação e resultante da sua atividade letiva. Compreende as atas lavradas nas sessões solenes de inauguração das escolas; documentação acerca da cantina escolar da irmandade; correspondência entre funcionários e outras entidades e registos de frequência, aproveitamento e comportamento dos alunos. Inclui ainda registos dos exames de acesso aos liceus; registos de matrículas; processos de docentes e funcionários; processos de festividades e sessões solenes; processos de obras; receitas e despesas das escolas em geral, nomeadamente expediente e várias aquisições de material didático e mobiliário, e receitas e despesas da cantina escolar em particular (fornecimentos).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Ordenação cronológica, alfabética, género e numérica.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

No geral a documentação encontra-se em bom estado de conservação. Os livros apresentam encadernações em couro e seda crua, papel ágata, cartão, madeira e papel. Algumas encadernações acham-se deterioradas, com foxing, sujidade, dobras nas pontas, sinais da ação de bibliófagos e borrões de tinta, forte exposição à humidade, com focos de agentes biológicos (fungos), descolamento do tecido que cobre a zona da lombada, deformação e manchas; a documentação avulsa apresenta desvanecimento da mancha gráfica, com diminuição da legibilidade, lacunas, rasgões, encarquilhamento, manchas, entre outras.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Nota

Não foi possível apurar a data precisa do encerramento das escolas.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA PAROQUIAL IGREJA DE S. NICOLAU - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da Igreja Paroquial de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typ. da Sociedade Typographica Franco-Portugueza, 1865. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/011).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Regulamento interno da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1871. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/010).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Compromisso da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau da cidade de Lisboa. Lisboa : Typographia Universal, 1889. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/007).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatuto da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : Typographia Belenense, 1912. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/009).
IRMANDADE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E NOSSA SENHORA DA CARIDADE DA IGREJA PAROQUIAL DE S. NICOLAU DE LISBOA - Estatutos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Caridade da freguesia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 1934. (PT-PSN-ISSNC/A/A/01/012).

Nota do arquivista

Optou-te por associar os documentos ao seu órgão produtor através das subsecções “Comissão Revisora de Contas”, “Companhia Auxiliadora”, “Escolas da Irmandade” e "Fábrica da Igreja".

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados