Unidade de instalação 023 - Encargos da Mesa Administrativa da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São Nicolau. Proveniência da receita e despesa

PT PSN ISSNC/A/B/14/023

• 1870-12-24 - 1873 (Produção)

Unidade de instalação

1 liv. (32 x 21,5 x 0,5 cm); papel

Livro contendo os encargos (com as sessões da Mesa; apresentação das contas pelos tesoureiros pelo mês findo; apresentação da sinopse do movimento literário da escola; publicação dos trimestres das contas da caridade (cofre da caridade); apresentação da conta corrente do ano vigente para ser colocado em lugar público na igreja; apresentação dos orçamentos para serem remetidos à Assembleia Geral para serem enviados à Administração do Bairro; Festas da Purificação (facultativa); Festa da Semana Santa (facultativa); esmolas aos irmãos e viúvas de irmãos pobres por ambos os cofres; comunhão dos meninos; esmolas aos entrevados pobres (cofre da caridade) por ocasião do 'Viático aos entrevados'; aniversário da inauguração da aula de 1865 (facultativa); fechar as contas do ano económico; pagamento ao Hospital S. José pelo foro semestral da Horta de Arroios; Lausperene e Festa do 'Corpus Christi'; apresentação das contas e relatório relativos aos biénios (gerência da Mesa) e convocação da Assembleia Geral; ofício de nove lições pela alma de Gertrudes Bacarias Bastos (legado pio); posse da nova Mesa Administrativa; missa de requiem pela alma de el rei D. Pedro V (facultativa); festa de São Nicolau; festa do Oitavário de São Nicolau; pagamento dos juros à companhia "Auxiliadora" (dois semestres) e amortização de ações da mesma companhia; dizer missas de esmolas, e transferir do cofre da irmandade para o cofre da caridade (redução dos encargos pios); dizer missas às famílias pobres sendo esta despesa pelo cofre do Santíssimo. O livro contém informação sobre a proveniência das receitas e despesas: prémios de seguros; devedores à irmandade; mapa de foros que pertencem à irmandade e à caridade; mapa nominal dos inquilinos dos prédios urbanos (rua Nova do Carmo; rua do Ouro e na rua da Prata) pertencentes à irmandade; mapa nominal dos arrendatários dos prédios rústicos pertencentes à Irmandade (Horta da Feiticeira em Arroios; marinha de sal de Setúbal; Quinta de São Nicolau em Corroios); relação dos fundos capitalizados existentes no cofre da irmandade (inscrições da Junta do Crédito Público) e no cofre da caridade; orçamentos da irmandade para 1870-1871; orçamento do cofre da caridade para 1870-1871.

Notas ao Título: Tít. formal.

Notas ao Estado de Conservação: Bom. Alguns fólios apresentam encarquilhamento, foxing, lacunas no papel. Encadernação em papel marmoreado oitocentista encontra-se em bom estado de conservação, apresentando lacunas de papel nas pontas.

Notas à Cota: Cota antiga: APSN-SM1_Enc.Mes.Adm.Irm.SS.

AISSN/Liv.415