Zona de identificação
Código de referência
PT/SCR/CEC
Título
Data(s)
- 1944-1972 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
1 liv., 15 fotografias, 2 mç., acondicionados em 2 caixas, 0,50 ml. Papel.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A Cruzada Eucarística das Crianças foi criada em 1916, no pontificado de Bento XV, como secção autónoma do Apostolado da Oração, sendo uma das primeiras organizações católicas vocacionadas para esta faixa etária. A partir de 1930 teve início a publicação periódica Cruzada Eucarística. Os seus estatutos foram renovados por Pio XII em 1958. Na diocese de Lisboa, o P. Sebastião Pinto foi seu diretor até 1974. No exercício dessas funções preparou festas anuais que decorriam no Castelo de S. Jorge, ou no Jardim Botânico da Ajuda, normalmente com a presença do cardeal Cerejeira. A experiência do P. Sebastião obtida na direção da CEC diocesana esteve na base da ideia da Campanha das Pedras Pequeninas (ver PT-SCR/SNMCR/B/09 e PT-SCR/SNMCR/B/10) e também na destacada presença das crianças nas festas de inauguração do Santuário. Depois da inauguração organizou peregrinações de crianças ao Monumento, tendo a última de que temos registo ocorrido em 1972.
Entidade detentora
História do arquivo
Não se conhece ao certo o modo como a documentação deste fundo chegou ao Santuário, mas a hipótese mais provável é que tenha vindo misturada com a documentação proveniente da Igreja de S. Nicolau, devido à acumulação de funções do P. Sebastião Pinto.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A documentação é constituída por registos de receita e despesa e por fotografias.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
O fundo integra quatro séries arquivísticas: PT-SCR/CEC/01 – Registos de receita e despesa; PT-SCR/CEC/02 – Elementos didáticos de espiritualidade; PT-SCR-CEC/03 – Documentos das peregrinações; PT-SCR/CEC/04 – Reportagem fotográfica da peregrinação de 1972.