Fundo CEC - 06. Cruzada Eucarística das Crianças

Zona de identificação

Código de referência

PT/SCR/CEC

Título

06. Cruzada Eucarística das Crianças

Data(s)

  • 1944-1972 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

1 liv., 15 fotografias, 2 mç., acondicionados em 2 caixas, 0,50 ml. Papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1916 -)

História administrativa

A Cruzada Eucarística das Crianças foi criada em 1916, no pontificado de Bento XV, como secção autónoma do Apostolado da Oração, sendo uma das primeiras organizações católicas vocacionadas para esta faixa etária. A partir de 1930 teve início a publicação periódica Cruzada Eucarística. Os seus estatutos foram renovados por Pio XII em 1958. Na diocese de Lisboa, o P. Sebastião Pinto foi seu diretor até 1974. No exercício dessas funções preparou festas anuais que decorriam no Castelo de S. Jorge, ou no Jardim Botânico da Ajuda, normalmente com a presença do cardeal Cerejeira. A experiência do P. Sebastião obtida na direção da CEC diocesana esteve na base da ideia da Campanha das Pedras Pequeninas (ver PT-SCR/SNMCR/B/09 e PT-SCR/SNMCR/B/10) e também na destacada presença das crianças nas festas de inauguração do Santuário. Depois da inauguração organizou peregrinações de crianças ao Monumento, tendo a última de que temos registo ocorrido em 1972.

Entidade detentora

História do arquivo

Não se conhece ao certo o modo como a documentação deste fundo chegou ao Santuário, mas a hipótese mais provável é que tenha vindo misturada com a documentação proveniente da Igreja de S. Nicolau, devido à acumulação de funções do P. Sebastião Pinto.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação é constituída por registos de receita e despesa e por fotografias.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O fundo integra quatro séries arquivísticas: PT-SCR/CEC/01 – Registos de receita e despesa; PT-SCR/CEC/02 – Elementos didáticos de espiritualidade; PT-SCR-CEC/03 – Documentos das peregrinações; PT-SCR/CEC/04 – Reportagem fotográfica da peregrinação de 1972.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Relação Genérica: PT-SCR-SNMCR - Secretariado Nacional do Monumento a Cristo Rei; PT-SCR/FSCR – Fundo do Santuário de Cristo Rei.

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

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