Coleção CASU - Coleção do Centro de Ação Social Universitário

Zona de identificação

Código de referência

PT UCP/CEHR CASU

Título

Coleção do Centro de Ação Social Universitário

Data(s)

  • 1949-[?]-[?] - 1964-03-13 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

1 dossiê; 1 livro; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1949-1964)

História administrativa

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação doada, com caráter definitivo, ao Centro de Estudos de História Religiosa, em 13 de março de 2012.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Conjunto de documentos produzidos pelo Centro de Acão Social Universitário, institucionalmente separado da Juventude Universitária Católica, mas ideologicamente enquadrado nesta. O conjunto documental revela-se incompleto, pois existe referência a documentação aqui inexistente. Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida, agrupada num dossiê com a indicação "Secretaria (diversos)" e um livro de atas, onde algumas se encontram escritas em folhas avulsas. Esta documentação é o reflexo das atividades desenvolvidas pelo Centro de Ação Social Universitário, nomeadamente a assistência aos mais desfavorecidos (sendo inúmeras as referências aos serviços prestados aos habitantes desfavorecidos do bairro da Curraleira, em Lisboa, onde inclusivamente tiveram a sua sede), captação de apoios financeiros para a prossecução das suas funções e atividades do funcionamento normal, como sejam as reuniões da direção.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Cronológico.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Zona de documentação associada

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Zona das notas

      Identificador(es) alternativo(s)

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso - Assuntos

      Pontos de acesso - Locais

      Pontos de acesso - Nomes

      Pontos de acesso de género

      Zona do controlo da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da instituição

      Regras ou convenções utilizadas

      CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

      Estatuto

      Nível de detalhe

      Datas de criação, revisão, eliminação

      21 de junho de 2012

      Línguas e escritas

        Script(s)

          Fontes

          Nota do arquivista

          Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.

          Área de ingresso