Coleção CASU - Coleção do Centro de Ação Social Universitário

PT/UCP/CEHR/CASU

Coleção do Centro de Ação Social Universitário

• 1949-[?]-[?] - 1964-03-13 (Produção)

Coleção

1 dossiê; 1 livro; papel.

(1949-1964)

História administrativa

Documentação doada, com caráter definitivo, ao Centro de Estudos de História Religiosa, em 13 de março de 2012.

Conjunto de documentos produzidos pelo Centro de Acão Social Universitário, institucionalmente separado da Juventude Universitária Católica, mas ideologicamente enquadrado nesta. O conjunto documental revela-se incompleto, pois existe referência a documentação aqui inexistente. Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida, agrupada num dossiê com a indicação "Secretaria (diversos)" e um livro de atas, onde algumas se encontram escritas em folhas avulsas. Esta documentação é o reflexo das atividades desenvolvidas pelo Centro de Ação Social Universitário, nomeadamente a assistência aos mais desfavorecidos (sendo inúmeras as referências aos serviços prestados aos habitantes desfavorecidos do bairro da Curraleira, em Lisboa, onde inclusivamente tiveram a sua sede), captação de apoios financeiros para a prossecução das suas funções e atividades do funcionamento normal, como sejam as reuniões da direção.

Cronológico.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

21 de junho de 2012

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas