Coleção CASU - Coleção do Centro de Ação Social Universitário

Zona de identificação

Código de referência

PT/UCP/CEHR/CASU

Título

Coleção do Centro de Ação Social Universitário

Data(s)

  • 1949-[?]-[?] - 1964-03-13 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

1 dossiê; 1 livro; papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1949-1964)

História administrativa

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentação doada, com caráter definitivo, ao Centro de Estudos de História Religiosa, em 13 de março de 2012.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Conjunto de documentos produzidos pelo Centro de Acão Social Universitário, institucionalmente separado da Juventude Universitária Católica, mas ideologicamente enquadrado nesta. O conjunto documental revela-se incompleto, pois existe referência a documentação aqui inexistente. Correspondência recebida e cópia de correspondência expedida, agrupada num dossiê com a indicação "Secretaria (diversos)" e um livro de atas, onde algumas se encontram escritas em folhas avulsas. Esta documentação é o reflexo das atividades desenvolvidas pelo Centro de Ação Social Universitário, nomeadamente a assistência aos mais desfavorecidos (sendo inúmeras as referências aos serviços prestados aos habitantes desfavorecidos do bairro da Curraleira, em Lisboa, onde inclusivamente tiveram a sua sede), captação de apoios financeiros para a prossecução das suas funções e atividades do funcionamento normal, como sejam as reuniões da direção.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Cronológico.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

21 de junho de 2012

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Patrícia Matias Pereira.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados