Collection MPRF - Coleção de Maria Palmyra Roseta Fino

Identity area

Reference code

PT/UCP/CEHR/MPRF

Title

Coleção de Maria Palmyra Roseta Fino

Date(s)

  • 1947-01-[?] - 1972-12-[?] (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

63 docs., papel.

Context area

Name of creator

(( - ))

Biographical history

Repository

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação.

Content and structure area

Scope and content

Documentação homogénea produzida por Maria Palmyra Roseta Fino, na sequência da sua ligação à Ação Católica Portuguesa no seu ramo Independente. Contém uma coleção de 11 exemplares da revista "Alleluia", dos números 55 (março de 1957), 192 (julho de 1969) e 200-208 (de dezembro de 1970 a dezembro de 1972); coleção de 47 exempares da revista "Vita Nova", numa sequência descontínua do número 23 de janeiro-fevereiro de 1947, ao número 107 de maio-junho de 1962. Contém 3 brochuras: "Férias 1955", com programa e textos preparatórios; "Férias", relativo às férias do ano de 1959, com textos preparatórios e apontamentos manuscritos na contracapa e "Casamento Moderno", de Gérard Petit. Contém ainda o livro "Tesouro Escondido. A Missa", de C. Glorieux, de 1952. Acompanhava a doação um cartão de visita da produtora, onde registou: "desejando que tenha utilidade para a U. C., e para os jovens poderem comparar os temas e os ideais da minha geração".

Appraisal, destruction and scheduling

Não se verificaram ações intencionais de avaliação, seleção ou eliminação de documentos.

Accruals

O arquivo está aberto a novos ingressos documentais, desde que diretamente relacionados e produzidos por Maria Palmyra da Silveira Machado Pinto Vicente Roseta Fino. O seu ingresso será feito através de guia de remessa, com a devida contratação por escrito.

System of arrangement

Cronológico.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Este arquivo possui o estatuto legal de arquivo privado – arquivo reunido por uma entidade privada, com documentação de origem privada. A este tipo de arquivos aplicam-se as disposições que contrariem a expectativa do autor” (art.º 78º). Não são aplicáveis as restrições de comunicabilidade impostas no art.º 17º da Lei Geral de Arquivos - Decreto-Lei nº 16/93, de 23 de janeiro.

Conditions governing reproduction

A reprodução dos documentos, independentemente da técnica utilizada, está sujeita ao estado de conservação dos mesmos e à boa justificação dos fins a que se destina.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

A documentação encontra-se em estado razoável de conservação. De um modo geral a leitura dos documentos não está comprometida.

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adotada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo: Suécia, 19-22 Setembro de 1999. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2ª ed. Lisboa: IAN/TT, 2004. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf; DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO PARA A DESCRIÇÃO EM ARQUIVO. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007. [Em linha]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

15 de maio de 2015

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places